Skip to content

Tratamento de varizes com espuma pelo SUS: Veja como conseguir!

Esta procurando informação sobre como conseguir o tratamento de varizes com espuma pelo SUS ou pelo menos saber se isso é possivel?

As varizes é algo que incomoda muitas pessoas, e atinge principalmente as mulheres em todo Brasil.

Muitas pessoas buscam cada vez mais formas de acabar ou diminuir com as varizes, não somente por questões de estética, mas também porque elas podem ser muito prejudiciais à saúde e se for sem cirurgia melhor, não é?

tratamento de varizes com espuma pelo sus
Como fazer tratamento de varizes pelo SUS sem cirurgia!

Você já ouviu falar da escleroterapia? Você sabia que há um tratamento gratuito para varizes pelo SUS? Se quer saber quem tem direito a esse tratamento, como solicitar, onde é feito, entre outras informações, leia esse artigo até o final. 🙂

O que é a Escleroterapia e como funciona?

A escleroterapia mas que uma cirurgia é um tratamento com espuma para varizes, um procedimento bem simples que elimina os pequenos vasinhos e também as varizes tanto em homens quanto em mulheres.

Essa técnica consiste em injetar uma substancia esclerosante em forma de espuma – o Polidocanol – diretamente nas varizes até elas desaparecerem por meio de algumas punções com agulhas nas veias doentes.

💉 O que é Polidocanol? É uma substancia liquida que tem formato de detergente, quando agitado se transforma em uma espuma, e quando agitado com uma técnica especifica chamada técnica de tessari, ele vira uma espuma bem densa e consistente.

Na medida que se injeta a espuma de Polidocanol na veia destrói o endotélio da veia e acaba formando una trombose química no local e essa veia acaba sendo fechada. Assim funciona a espuma do Polidocanol.

cirurgia de varizes pelo sus
Tratamento de varizes com espuma pelo SUS

O tratamento ao destruir o endotélio é extremamente eficaz em varizes de até 2mm, mas em varizes maiores, o tratamento pode não dar um resultado tão eficaz, mas pode diminuir o tamanho das varizes, e assim, sendo preciso mais de uma aplicação.

Por ser um procedimento simples sem cirurgia a escleroterapia vem ganhando muita popularidade nos últimos anos no Brasil.

Vale ressaltar que procedimento deve ser realizado com indicação do cirurgião vascular para assim evitar que ocorra complicações e efeitos negativos não esperados. Confira no video a seguir como funciona a aplicação de espuma em varizes.

Como é feito o tratamento de varizes com espuma pelo SUS?

Esse é um tratamento simples, que não precisa de anestesia ou internação, podendo ser feito em um consultório médico com os equipamentos e materiais necessários.

Ainda assim, é importante que seja realizado por um médico especialista, como o Angiologista.

Assim, o médico localiza a veia através de ultrassom e faz a injeção do medicamento em forma de espuma. Assim, a veia será fechada e o sangue redirecionado e a consequência é a melhora da circulação sanguínea.

cirurgia de varizes pelo sus
Tratamento de varizes pelo SUS sem cirurgia!

O tratamento causa um pouco de desconforto e dor, pela picada da agulha e principalmente pela entrada do medicamento na veia, mas geralmente as pessoas suportam bem a dor.

Pós tratamento: Cuidados importantes

Após a escleroterapia, é indicado que a pessoa use meias de compressão elástica e também eleve as pernas a noite, para a melhora do retorno venoso e evitar o aparecimento de novas varizes.

Também é recomendado que o paciente não se exponha a sol, evitando assim manchas na região. Caso seja inevitável essa exposição, deve-se usar um protetor solar na área tratada.

Os especialistas também afirmam que é ideal mesclar descanso e caminhada após o procedimento, que ajudarão a evitar trombose venosa, e também evite ficar muito tempo em pé e sentado. Nesse caso, o ideal é ter um equilíbrio para uma melhor recuperação.

O tratamento é considerado definitivo, pois o vaso tratado não apresentará novamente variz, porém outras varizes podem surgir.

O SUS oferece tratamento de varizes com espuma?

Para tornar accesivel uma técnica mais moderna e menos invasiva que uma cirurgia convencional no combate as varizes o Ministerio da Saúde disponibilizou o procedimento da Escleroterapia com espuma no Sistema Único de Saúde para certos casos.

Quem tem direito a fazer tratamento de varizes com espuma pelo SUS?

Todas as pessoas que têm vasinhos e varizes têm direito a fazer a escleroterapia pelo SUS, porém, é recomendado que este tratamento somente seja feito caso outros métodos menos invasivos não diminuíram as varizes.

Quem não pode fazer o tratamento?

Vae ressaltar que o tratamento de varizes com espuma não é indicado para:

  • Pessoas acima do peso, pois isso dificulta a cicatrização e aumenta a possibilidade de aparecimento de novos vasinhos ou varizes.
  • Pessoas com mobilidade reduzida.
  • Pessoas com alergia ao polidocanol.
  • Pessoas com alto risco de trombose venosa ou portadores de doença arterial periférica.
  • Portadores de Sopro cardíaco.
  • Grávidas e lactantes.

É de suma importancia consultar sempre um cirurgião vascular para avaliar quais são os riscos ou caso possa existir alguma contra-indicação em seu caso.

Qual o valor da Escleroterapia?

O valor desse tratamento pode variar, mas em clínicas particulares, o preço de cada sessão costuma estar entre R$ 200 e R$ 300, podendo variar de acordo com a região onde se encontram as varizes.

Vale ressaltar que o valor e quantidade de sessões podem pode variar de acordo com a quantidade de varizes que a pessoa quer tratar.

Também é possível realizar a escleroterapia pelo SUS, que passou a disponibilizar gratuitamente esse tratamento em 2017.

Porém, o tratamento gratuito no SUS tem sido mais priorizado por pessoas que possuem mais riscos de complicações relacionadas as varizes, como aquelas que há o comprometimento da veia de safena.

Como solicitar cirugia de varizes pelo SUS?

Para solicitar escleroterapia pelo SUS, é preciso antes agendar e realizar uma consulta na unidade de saúde pública e apresentar ao médico o desejo de fazer o tratamento.

Não se esqueça de levar o seu cartão SUS no dia do agendamento da consulta, bem como também no dia de sua realização.

O médico fará a avaliação e caso seja aprovado, é preciso realizar exames para analisar a saúde geral, e estando tudo bem, é só aguardar a fila de espera para ser chamado para o procedimento.

Agora você já sabe como acabar com as varizes e o melhor, de forma gratuita pelo SUS! Não espere mais, vá hoje mesmo a uma unidade de saúde e marque a sua consulta!

O artigo foi de ajuda? Avalie 5⭐️:1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (42 votos, média: 4,40 de 5)
Loading...

Compartilhe nas redes sociais!