Skip to content

Vasectomia pelo SUS 2020: O que é? Como é feita a cirurgia? Quais são as Vantagens? Preço!

Tem bastantes dúvidas ao respeito da cirurgia de Vasectomia pelo SUS e não sabe onde pode ser feita gratuitamente, como funciona, quais as vantagens ou desvantagens entre outra infinidade de dúvidas sobre a cirurgia? Confira agora este artigo é veja tudo o que você tem saber sobre este método contraceptivo masculino!

vasectomia pelo SUS
Cirurgia de Vasectomia pelo SUS 2020: O que é, como funciona e como fazer!

O planejamento familiar é um assunto que vem ganhando popularidade no Brasil. E com isso, um número cada vez maior de pessoas está pesquisando sobre cirurgias que podem ser feitas para evitar uma gravidez indesejada, como a vasectomia.

Por isso, nos parágrafos a seguir, vamos conhecer mais sobre o procedimento, como consegui-lo e algumas das dúvidas mais frequentes. Vamos tentar resolver suas dúvidas?

O que é Vasectomia?

A Vasectomia é um método contraceptivo masculino cirúrgico semi-permanente de esterilização que consiste na ligadura dos canais para garantir que o sêmen que transportam até o canal chamado uretra não contenha esperma. A cirurgia é 99,86% eficaz.

cirurgia de vasectomia pelo SUS
Cirurgia de Vasectomia

A vasectomia é uma cirurgia muito consolidada, bastante simples e rápida, necessita apenas de anestesia local e dura cerca de meia hora para esterilizar um homem.

Esta cirurgia é procurada por homens que não desejam mais ter filhos, e é muito mais segura e menos invasiva do que a versão feminina, a Laqueadura.

Quem pode fazer a Vasectomia?

Segundo a Lei nº 9.263/96, todo homem com mais de 25 anos de idade ou que já tenha dois filhos  pode fazer a vasectomia. Caso o paciente seja casado, também é exigido um documento assinado pela esposa dando o consentimento para fazer a cirurgia.

critérios para a laqueadura

Cirurgia de Vasectomia no SUS: É possivel?

A cirurgia é obrigatória a todos os planos de saúde, mas o que poucas pessoas sabem é que é possível conseguir esta pequena cirurgia completamente de graça através do SUS (Sistema Único de Saúde).

Mesmo sendo uma cirurgia simples e normalmente de baixo custo, é possível fazer esta operação de forma totalmente gratuita utilizando o SUS.

O Sistema Único de Saúde é um programa do Governo Federal e mantido pelo Ministério da Saúde criado para oferecer cuidados médicos para toda a população brasileira. Isso significa que você tem direito constitucional a um atendimento médico de qualidade.

Como fazer Vasectomia pelo SUS?

O SUS oferece diversos tipos de cirurgias gratuitas, e a vasectomia é uma delas. Para conseguir a cirurgia, basta seguir os passos abaixo:

  • Primeiro você deve estar com o seu Cartão SUS, pois ele é necessário para agendar qualquer consulta. Se você ainda não o tem o seu, fique calmo, basta se dirigir a qualquer posto de saúde para solicitar o CNS.
  • O próximo passo é agendar uma consulta com o urologista no posto de saúde. Lá você irá informar seu desejo de realizar a operação.
  • Por lei no Brasil a cirurgia de esterilização voluntária só pode ser feita por homens com 25 anos de idade ou superior ou que já tenha dois filhos. Caso o paciente seja casado, também é exigido um documento assinado pela esposa dando o consentimento.
  • Se você preenche todos os requisitos, o médico ainda vai lhe pedir que você aguarde 60 dias antes de realizar a operação. Este tempo serve para que você e sua família pensem bastante nesse assunto para poder ter certeza de que quer prosseguir.
  • Passado este período, o médico irá solicitar os exames pré-operatórios para analisar suas condições físicas para realizar a cirurgia de vasectomia.

Não havendo nenhum tipo de impedimento, o paciente será colocado na lista de espera. O tempo pode variar muito e não é possível ter muita certeza de quanto tempo vai demorar até que você possa agendar sua operação. Isso depende bastante do tamanho da fila do seu município e da infraestrutura que ele oferece. Entretanto, por se tratar de uma cirurgia simples, é provável que você não tenha que esperar tanto.

Como é feito procedimento da cirurgia de vasectomia?

O procedimento é bastante simples, feito apenas com anestesia local, além de dispensar a internação. O procedimento pode ser feito em qualquer hospital ou posto ambulatório que esteja equipado para isso por um urologista. Para executar esta operação são necessários apenas dois pequenos cortes.

Vasectomia pelo SUS

O procedimento dura no máximo trinta minutos e o paciente pode voltar para sua casa no mesmo dia para o repouso pós-operatório. A cirurgia é indolor e a recuperação após a operação costuma ser completamente indolor e sem grandes dificuldades. É recomendado apenas o uso de uma bolsa de gelo na região e um suspensório para o saco escrotal.

Após a realização da operação, os testículos vão continuar produzindo os espermatozoides. Porém, eles não passarão pelos canais. Com o tempo, o seu corpo vai perceber o grande número acumulado de espermatozoides e vai parar de produzi-los. Com o tempo, aqueles que já estão em seu corpo irão morrer e ser reabsorvidos pelo seu sistema imunológico.

O paciente pode voltar a ter relações sexuais 7 dias depois da cirurgia, tempo suficiente para os dutos cicatrizarem e que não haja problemas de pressão. Entretanto, é recomendado que você espere cerca de 60 dias para ter relações sem o uso de camisinha.

Mesmo após a cirurgia seu corpo ainda vai ter uma quantidade residual de espermatozoides que não foram ejaculados, que podem ficar na próstata ou na própria uretra. Por isso, saiba que neste período ainda há o risco de causar gravidez.

🔔 IMPORTANTE: Vale lembrar que o uso da camisinha continua sendo importante, pois ela previne doenças e infecções transmitidas sexualmente. A vasectomia nunca irá oferecer este tipo de segurança.

A Vasectomia pode falhar?

É realmente muito difícil que a cirurgia de vasectomia falhe, também conhecida como “esterilização masculina” é um dos métodos mais eficazes de contracepção. É quase 100% eficaz na prevenção da gravidez. Apenas 1 de 1000 mulheres engravida em uma relação com um homem operado.

vasectomia pode falhar?

A vasectomia é quase 100% eficaz na prevenção da gravidez, mas não imediatamente. Somente depois de 2 a 3 meses é que o esperma desaparece do sêmen .

Reversão de Vasectomia é possível?

Sim a reversão da vasectomia é possível. A vasectomia pode ser revertida em caso de arrependimento, desde que a cirurgia de reversão seja feita até 4 anos após a vasectomia.

A cirurgia de reversão é um procedimento um pouco mais delicado que a vasectomia, necessitando de internação e uma cirurgia um pouco mais delicada, mas costuma ter uma taxa de sucesso de 90%. Além disso, vale ressaltar que o SUS não oferece a cirurgia de reversão.

Vasectomia: vantagens e desvantagens

Vantagens:

  • É um método contraceptivo completamente seguro e eficaz.
  • Maior controle sobre a natalidade.
  • É permanente.
  • É uma intervenção cirúrgica muito simples, dura cerca de 15-20 minutos e é realizada sob anestesia local, com poucos efeitos colaterais.
  • Não interfere no libido nem as relações sexuais.

Desvantagens:

  • Leva vários meses para ser totalmente eficaz.
  • Não protege contra doenças sexualmente transmissíveis. A utilização da camisinha não é só importante como método contraceptivo, mas também para evitar doenças.
  • É um método semi-permanente. Para voltar a ser fértil novamente, é necessário passar por uma intervenção cirúrgica complicada.

Dúvidas Frequentes sobre a Vasectomia

A vasectomia ainda causa muitas dúvidas nos homens, por isso, reunimos aqui algumas das perguntas mais frequentes e suas respostas.

O procedimento de esterilização é dolorido?

Não, a operação é feita com anestesia local, dura cerca de meia hora e não há internação. A recuperação também é bastante rápida e indolor.

A vasectomia causa impotência?

Não, a cirurgia não manipula os nervos ou músculos da região e não causa efeito algum na ereção masculina. Existem relatos de que a vasectomia pode até melhorar a libido por não existir mais a preocupação em engravidar.

O homem continua ejaculando?

Sim, entretanto, a ejaculação vai estar livre de espermatozoides.

É seguro fazer sexo sem camisinha?

A vasectomia alcança 99,86% de eficácia, sendo até mesmo mais eficaz do que a camisinha. Entretanto, ainda é recomendado o uso de preservativo, pois ela também evita a transmissão de doenças venéreas.

Qual é o valor de uma Vasectomia fora do SUS?

Uma Vasectomia feita em uma clínica ou hospital particular pode variar bastante de preço de clínica para clínica, tudo vai depender do médico e os equipamentos. O custo da cirurgia de forma particular pode ir de R$ 1 mil a R$ 3 mil.

Novamente reforçamos a informação de que o SUS não oferece a cirurgia de reversão. Caso você se arrependa e queira reverter o processo, este deverá ser feito em uma clínica particular. Existem alguns hospitais conveniados ao SUS ou hospitais universitários que podem oferecer a reversão com um valor mais em conta, por isso, procure se informar.

Gostou de nosso artigo? Tem dúvidas, críticas ou sugestões? Deixe seu comentário no formulário abaixo, entraremos em contato o mais rápido possível.

O artigo foi de ajuda? Avalie 5⭐️:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (54 votos, média: 4,91 de 5)
Loading...
Compartilhe nas redes sociais!

Voltar ao topo