Skip to content

Mastopexia pelo SUS: Como fazer a cirurgia de redução de mama

O que é? Como funciona? Dá pra fazer Mastopexia pelo SUS? Essas são algumas das perguntas que as mulheres do Brasil se fazem ao pensar no lifting mamário. Quer saber mais? Então continue lendo!

Cirurgias corretivas ou reconstrutoras pelos SUS

Poucas pessoas sabem, mas o SUS (Sistema Único de Saúde) oferece uma série de cirurgias plásticas totalmente de graça. O SUS foi criado para oferecer atendimento médico gratuito a toda população brasileira, independentemente de sua renda. Mas, é claro, ela é muito mais benéfica para a população carente, que normalmente não tem condições de pagar um plano de saúde ou consultas particulares.

o que é mastopexia
Como fazer Mastopexia gratuita pelo SUS

Como qualquer cuidado médico, pode ser que uma pessoa precise de uma cirurgia plástica de correção, ou em alguns casos, até mesmo por questões de saúde. É aí que o SUS entra.

Embora não seja possível fazer uma operação plástica no SUS por questões puramente estéticas, ainda é possível conseguir uma cirurgia plástica sem custo algum se for comprovada uma necessidade médica. Dentre as diversas opções de cirurgia plástica oferecidas pelo SUS está a Mastopexia.

Os principais procedimentos cirúrgicos corretivos que o SUS oferece além da Mastopexia são:

O Que é Mastopexia

Com o passar do tempo e o avanço da idade, é natural que os seios das mulheres percam um pouco da firmeza e fiquem com uma aparência um pouco mais flácida, parecendo caídos. É uma ocorrência natural e é acontece com todas as mulheres, invariavelmente.

A mastopexia, ou lifting mamário, é uma cirurgia plástica que conserta este problema. Trata-se de uma incisão feita na parte inferior da auréola, que vai extrair esta parte e reposicioná-la. Por fim, o excesso de pele é removido e a nova posição da auréola é marcada, e as suturas finais são feitas para concluir a operação.

É possível fazer Mastopexia pelo SUS?

O SUS oferece aos pacientes cirurgias plásticas reconstrutoras, ou seja, a mastopexia se enquadra perfeitamente na descrição acima. Mas como mencionado anteriormente é necessário comprovar a necessidade médica.

Os seios muito caídos podem acarretar uma série de problemas nas mulheres. Abaixo citamos apenas alguns exemplos:

  • Problemas de mobilidade
  • Dores nas costas e pescoço
  • Desvios na coluna
  • Problemas na autoestima

Sendo constatado qualquer um destes problemas, qualquer mulher pode solicitar a operação plástica através do SUS.

Consultas e agendamento para a cirurgia: Como solicitar em 2024

Existe um procedimento correto para poder conseguir realizar a cirurgia plástica gratuita através do SUS. Confira a seguir quais são!

O primeiro passo é obter o Cartão do SUS, caso você ainda não o tenha. Para isso basta se dirigir ao posto de saúde mais próximo e solicitar o documento. Vale lembrar que ele é obrigatório para conseguir esta ou qualquer outra cirurgia no SUS.

Em seguida, o paciente deve se consultar com um médico da rede pública. Nesta consulta você irá explicar o seu problema e solicitar uma avaliação para a mastopexia. O médico poderá ainda solicitar que você se consulte com outros médicos, como ortopedista ou até mesmo um psicólogo.

Caso a necessidade da cirurgia plástica seja confirmada, a paciente será colocada em uma fila para poder agendar a operação. Não é possível prever com exatidão quanto tempo você deverá esperar nesta fila, pois existem muitos fatores. Tudo depende do tamanho da fila para o seu município e da infraestrutura dele (ou seja, se no seu município existe algum hospital que seja capaz de realizar esta operação). Por estes e muitos outros fatores, o tempo de espera é bastante variado.

Como é feito o processo cirúrgico

Passado o tempo de espera da lista, antes de agendar a cirurgia o médico irá pedir uma série de exames para averiguar se você está apto a fazer a operação, como por exemplo exames de sangue, exames de risco, avaliação psicológica, entre outros. Com todos os exames prontos e sem nenhum problema que impeça a cirurgia, você poderá agendar a operação sem custo algum.Cirurgias plásticas cobertas pelo SUS

A mastopexia é uma operação muito simples. Uma incisão é feita na parte inferior da auréola, que vai extrair esta parte e reposicioná-la inserindo ou não uma prótese de silicone dependendo o caso. Por fim, o excesso de pele é removido e a nova posição da auréola é marcada, e as suturas finais são feitas para concluir a cirurgia nas mamas.

A Mastopexia deixa cicatriz?

A cirurgia deixa cicatrizes embaixo do peito em forma de um “T” invertido, ou “J” ou “L”, e também ao redor da aréola.

Você deve cuidar de todas essas áreas para que sua cura seja a melhor possível. Entre os cuidados está não molhar a área das cicatrizes até que o curativo compressivo seja removido. Então você deve prestar atenção para que aconteça uma boa cicatrização, em princípio fique de olho, que não escorra ou apareça uma cor avermelhada na área. Se algum destes sintomas ocorrer, é importante consultar seu médico.

As cicatrizes da cirurgia mastopexia podem demorar até 12 meses para cicatrizar, embora geralmente costumam curar em menos tempo. Mas fique calma, as cicatrizes com o passar do tempo serão totalmente discretas.

Qual costuma ser o valor da Mastopexia 2024?

Cirurgias plásticas sempre são caras, e a mastopexia custa em torno de R$ 8 mil em clínicas particulares. Por isso é muito importante conhecer o funcionamento do SUS. Afinal, é um direito de todos os brasileiros.

Por isso, se você sente que precisa desta cirurgia, saiba que é perfeitamente possível consegui-la sem custo algum. É um direito seu, e é muito importante que você cuide da sua saúde. Por isso, se este é o seu caso, procure um posto de atendimento do SUS o mais rápido possível.

Gosto de nosso artigo? Tem dúvidas, críticas ou sugestões? Utilize o formulário abaixo e deixe um comentário em nossa página. Entraremos em contato o mais rápido possível.

Compartilhe nas redes sociais!