Skip to content

Dermatologista SUS: Confira como conseguir marcar a sua consulta no 2020!

Dermatologista SUS. Você  está precisando passar consulta com um médico dermatologista? Quer saber quem tem direito ou como conseguir marcar uma consulta um dermatologista pelo SUS?

como ter direito a dermatologista pelo sus

Neste artigo explicaremos isso, e assim você saberá como marcar dermatologista pelo SUS!

O que é a dermatologia?

A dermatologia é uma especilaidade clínico cirurgica para tratar doenças que tem relação com a pele, o maior órgão do corpo humano além de unhas, pelos e cabelos.

Assim, o dermatologista é o profissional que diagnostica, previne e faz o tratamento de tudo relacionado a pele e outras áreas do corpo, como mucosas, cabelos, pelos, unhas e glândulas sudoríparas.

marcar consulta dermatologista sus

Para que o profissional trabalhe nessa especialidade, após os estudos de graduação e residência em Medicina, este deve fazer também uma especialização na área dermatológica.

Quais são as principais doenças que um dermatologista trata?

A consulta com o dermatologista serve tanto para prevenção, como para descobrir ou tratar qualquer doença relacionada a pele ou os órgãos acima citados.

Entre as doenças e situações que esse médico costuma diagnosticar e tratar, estão:

  • Acne
  • Alergias
  • Câncer de pele
  • Dermatite atópica
  • Melasma
  • Micoses
  • Pintas e manchas
  • Cicatrizes
  • Queda de cabelo
  • Vitiligo
  • DTS’S
  • Unha encravada
  • Verrugas
  • Entre outras que aparecem na tabela Sigtap

Esse profissional irá analisar a situação que você apresentar e fazer mais perguntas, a fim de saber que existe manifestação além do normal, sintomas, entre outras informações que auxiliem no diagnóstico.

Quem tem direito ao dermatologista pelo SUS?

Todas as pessoas desde rescém nascido até idosos que estão com algum problema relacionado a pele ou outros órgãos tratados pelo dermatologista tem direito a fazer essa consulta, porém, mesmo que não haja nenhum problema, é recomendado se realizar essa consulta com certa frequência para evitar problemas futuros.

Quando procurar um dermatologista?

ermatologista pelo sus

O dermatologista sempre deve ser procurado sempre que houver alguma lesão suspeita ou alguma coisa que incomode ao usuário do SUS, como por exemplo alteração dos cabelos, infecções da unha lesões suspeitas de malignidade como algumas verrugas ou pintas que possam ser algum tipo de câncer de pele, alterações de sensibilidade na pele, como no caso da hanaseníase, ou seja, qualquer tipo de suspeita ou de lessão procure um dermatogista para uma avaliação mais precisa.

🤓👨‍⚕️ Você sabia que o câncer de pele é o câncer mais frequente de todo a população Brasileira? Desde o melanoma até câncer não melanoma.

Como conseguir dermatologista pelo SUS e como marcar consulta?

Para marcar uma consulta com um dermatologista pelo SUS, você deve se dirigir a uma unidade de saúde com seu Cartão Nacional de Saúde e solicitar o agendamento da consulta.

Em alguns casos, pode ser necessário que se passe antes por um médico clínico geral no Posto de Saúde para que este avalie a necessidade e só então faça o encaminhamento para o médico dermatologista.

dermatologista gratuito SUS

Isso acontece porque como se trata de uma especialização, pode haver menos disponibilidade deste médico nos postos públicos de saúde.

Você ainda não tem seu Cartão do SUS e não sabe para que serve?

O Cartão SUS é um documento que é oferecido gratuitamente pelo Ministerio da Saúde que vincula aos usuários do Sistema Único de Saúde com todos os procedimentos, ações e serviços de saúde executados , ao profissional de saúde que os realizou e também aos serviços de saúde onde foram realizados no SUS.

Para tudo isso é necessário que seja feito o cadastro do cidadão no sistema de informatização dos serviços de assistência dos municípios (CadWeb), para isso procure uma Secretaria de Saúde ou um Posto de Saúde com o Registro Geral (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e um comprovante de residência e solicite o seu Cadastro no SUS.

Como ter direito ao Sistema Único de Saúde SUS no Brasil

Prontinho! Esperamos que este artigo tenha esclarecido todas as suas dúvidas sobre como comseguir dermatologista gratuito pelo SUS.

O artigo foi de ajuda? Avalie 5⭐️:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 4,00 de 5)
Loading...
Compartilhe nas redes sociais!

Voltar ao topo