Skip to content

Cirurgia de Fimose: Veja o que é, como é feita a cirurgia, preço e como conseguir pelo SUS 2020

Você sabe o que é fimose? Como funciona a cirurgia de fimose, quanto custa na rede particular ou como solicitar ela pelo SUS ?

Se ainda não sabe, neste artigo passaremos todas essas informações para você! Vamos lá? 🙂

O que é fimose?

A fimose é um problema que ocorre nos homens, causado por um excesso de pele que recobre o pênis de forma que dificulta a exposição da glande, a cabeça do pênis.

cirurgia fimose sus
Como fazer uma cirurgia de fimose pelo SUS 2020

Ao nascer, o prepúcio esta unido ao glande e não pode ser retraído, ou seja, todos os meninos recém-nascidos têm fimose, mas desaparece durante a infância e a adolescência, porém, caso o problema continue na adolescência ou vida adulta, pode ser preciso algum tratamento ou uma intervenção cirurgia para remover esse excesso de pele.

Sintomas

Em crianças pode causar inflamação, dificuldade em urinar, irritação, sangramento, acúmulo de secreções, infecção urinária, infecções locais e dor.

Os sintomas que aparecem na juventude e na idade adulta são semelhantes aos das crianças, mas há também a manifestação de desconforto ou dor no pênis quando ele está ereto e especialmente quando se faz sexo. A fimose pode causar problemas no desempenho sexual ou até mesmo câncer de pênis em homens adultos.

Tipos de fimose

Existem 2 tipos de fimose, sendo estas a fimose congênita , que é que é diagnosticado em rescém nascidos e a fimose adquirida, que pode surgir na vida adulta após um quadro de infecção ou por causa de uma fimose infantil que não foi tratada a tempo e que, portanto, piorou na idade adulta. Ou seja que não ter fimose na infância não significa estar livre na vida adulta.

Como é seu diagnóstico e como é o tratamento?

O diagnóstico de fimose é feito por exame físico pelo médico urologista, que faz essa constatação, tentando retrair a pele que recobre a glande do pênis manualmente. Quando ele não consegue ver a glande por completo, o diagnóstico de fimose é dado.

A partir daí, são indicados alguns todos tipos de tratamento para fimose:

  • Pomadas a base de corticoides
  • Exercício da retração da fimose
  • Cirurgia de fimose

É muito importante realizar um tratamento específico para cada caso.

Todas as crianças com fimose devem ser operadas?

As crianças que têm dificuldade em expor sua glande e que não responderam aos tratamentos menos agressivos devem ser operadas. A cirurgia pode ser praticada a partir dos 11 ou 12 anos com anestesia local.

🤓 Você sabia que há registros de que a circuncisão é realizada há cerca de 5 mil anos, desde a civilização egípcia, passando por rituais religiosos de judeus e de muçulmanos? É uma das cirurgias mais antigas do mundo!

cirurgia de fimose pelo sus

Como é a cirurgia de fimose?

A cirurgia de fimose também conhecida como postectomia ou circuncisão  é um procedimento comum e é indicado quando os outros tipos de tratamento não deram certo.

Na circuncisão , o prepúcio (camada da pele que recobre a glande) pode ser retirado totalmente ou parcialmente, mas o importante é que seja retirado o anel prepucial que está estreito. A tendência é a retirada total, o que ocorre sem nenhum dano ao paciente.

Além dessa retirada de pele, o médico também pode fazer um corte que liberta o freio curto do pênis.

fimose pelo sus

A cirurgia é simples e geralmente leva de 30 a 40 minutos, em pacientes adultos, essa cirurgia pode ser feita com anestesia local através do bloqueio peniano e em crianças é usada uma anestesia geral.

É ideal que, quando há a necessidade da cirurgia de fimose, seja feita no período da adolescência, uma vez que a fimose pode interferir no desempenho sexual ou evoluir para outras doenças.

Também é importante ressaltar que essa cirurgia não é recomendada em situações que haja dificuldade na coagulação sanguínea, infecção local ou casos de anormalidades no pênis, como pênis embutido ou hipospadia, já que nestes casos pode ser necessário aproveitar esse excesso de pele para reconstruir tecidos da região genital.

Pós-operatório e recuperação

Durante o período pós-operatório, é indicado que o paciente fique em repouso durante 2 dias e também que se aplique compressas frias no local, pode retomar a rotina após 4 dias e as atividades sexuais somente depois de um mês.

Vale lembrar que o curativo não deve ser molhado, e que não é necessário retirar os pontos, pois eles saem sozinhos alguns dias após a cirurgia.

Caso houver dor, o médico poderá indicar medicamentos analgésicos.

Como solicitar a cirurgia de fimose pelo SUS?

A cirurgia de fimose pode ser solicitada pelo SUS, e o paciente pode fazê-la de forma totalmente gratuita através desse sistema.

fimose pelo sus

Para solicitar, você deve se dirigir a unidade de saúde mais próxima de sua casa com o Cartão Nacional de Saúde e agendar uma consulta com o médico urologista.

Este irá fazer uma avaliação e logo em seguida dará a orientação médica para o tratamento adequado.

Assim, ele fará o encaminhamento para que a cirurgia de fimose seja feita pelo SUS.

O SUS oferece diagnóstico de fimose em crianças até sete anos, como medida de prevenção ao câncer de pênis.

Agora você já sabe como fazer a cirurgia de fimose pelo SUS! Você fez cirurgia de fimose? É circuncidado? Isso afeta sua vida sexual de alguma forma? Conta pra gente!

O artigo foi de ajuda? Avalie 5⭐️!:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votos, média: 4,00 de 5)
Loading...
Compartilhe nas redes sociais!