Skip to content

Ouvidoria SUS: Sugestões, Reclamações, Informações, Elogios e muito mais!

Desde 2003 o cidadão pode contar com a ouvidoria geral do SUS, todo o funcionamento da ouvidoria acontece de acordo com as diretrizes previstas em lei.

O usuário do SUS pode utilizar dessa ferramenta para sugestões, reclamações, e denúncias tudo isso permite uma melhor avaliação e como consequência uma melhoria dos serviços prestados.

Em nosso artigo de hoje você vai saber com mais detalhes sobre o funcionamento dessa ferramenta tão importante. Confira.

Para que serve a Ouvidoria SUS?

o que é ouvidoria do sus

Como o próprio nome nos remete, a ferramenta serve para ouvir o cidadão e mais do que isso, para criar um diálogo entre o órgão de saúde e seus usuários.

A ouvidoria liga o cidadão com a administração pública, assim serve para casos de elogios, solicitações de serviços, reclamações de atendimento ruim ou insuficiente e denúncias que algo não está acontecendo como o previsto em lei.

Ou seja, há diversas utilidades para a ouvidoria, sempre com o mesmo objetivo citado, de ser um canal de comunicação. Lembrando que a ouvidoria do SUS funciona de forma totalmente gratuita.

Você pode manifestar suas reclamações, sugestões, solicitações, denúncias, elogios, bem como solicitar informações de uma forma anônima ou sigilosa.

Quando procurar?

Já vimos para que serve a ouvidoria SUS, agora vamos entender de forma prática como ela pode auxiliar no dia – a – dia, melhorando a qualidade de atendimento para o usuário.

  • Solicitar algum tipo de assistência;
  • Relatar alguma reclamação e / ou insatisfação com os serviços prestados; (Como falta de medicamentos, demora no atendimento, dificuldade de marcação de exames ou consultas)
  • Denunciar algum tipo de irregularidade;
  • Obter algum tipo de instrução, orientação ou tirar alguma dúvida em relação aos serviços;
  • Registrar algum elogio;
  • Registrar alguma sugestão para alguma melhoria nos serviços do SUS.

No que que pode ajudar?

Ou seja, a ouvidoria do SUS pode te ajudar a conseguir um atendimento, uma consulta ou um exame que por algum motivo não está disponível para ser marcado por outro meio e a situação se mostra urgente e / ou emergente.

para que serve a ouvidoria SUS

Quando acontece demora no atendimento ou mesmo algum profissional da saúde não atende o usuário da forma que ele deseja, é possível abrir uma reclamação sobre a situação na ouvidoria.

O mesmo acontece se falta material ou algum medicamento, nesses casos, é de extrema importância notificar para que a situação seja resolucionada. Muitas vezes os profissionais já fizeram a notificação, porém, o usuário também deixando registrado agiliza todo o processo.

As irregularidades podem e devem ser denunciadas para a ouvidoria, nesse caso, cobrança por algum procedimento do SUS, visto que estamos falando de um sistema totalmente gratuito, profissionais que não cumprem a carga horária prevista em lei ou mesmo alguma negligência ou falta de ética pelos profissionais que prestam atendimento.

🤫 Em casos de denúncias, todo procedimento pode ser feito em sigilo.

Como mencionado, a ouvidoria também pode auxiliar em instruções, o usuário pode esclarecer sobre a solicitação de medicação, sobre a marcação de consultas, como fazer o cartão SUS no posto de saúde mais próximo, entre outras coisas.

Por fim, emitir elogios sobre o atendimento profissional também ajuda o SUS a saber que está no caminho certo, por exemplo. Se você tem alguma sugestão, como a contratação de determinado profissional ou medicamento, também deve encaminhar isso a ouvidoria.

Como contatar com a Ouvidoria do SUS?

O telefone da ouvidoria depende de cada estado e o canal também está disponível pela internet, onde é possível acompanhar todo o processo, você também consegue contatar a ouvidoria pelo telefone gratuito (Disque Saúde 136), carta e atendimento presencial em seu munícipio.

ouvidoria do sus
Telefone da ouvidoria do SUS

Conclusão

O SUS foi feito para todo e qualquer cidadão, por isso reclamar, denunciar, sugerir e elogiar está dentro dos direitos e até mesmo deveres, além disso, auxilia para o melhor atendimento a toda população.

É obrigação da ouvidoria orientar ao cidadão, com o objetivo de propiciar uma resposta adequada aos problemas apresentados, de acordo com os princípios e diretrizes do SUS.

Se você ainda não possui o cartão SUS, vá hoje mesmo até o posto de saúde mais próximo de sua casa, essa é a melhor maneira de usufruir de todos os serviços ofertados e poder usufruir da ouvidoria.

Gostou de nosso artigo? Tem alguma dúvida, critica ou sugestão? Utiliza o formulário abaixo para nos enviar uma mensagem, e entraremos em contato o mais rápido possível.

O artigo foi de ajuda? Avalie 5⭐️:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Compartilhe nas redes sociais!

Voltar ao topo