Skip to content

Como funciona a atenção domiciliar SUS? Programa Melhor em Casa

Programa melhor em casa: Confira como conseguir e muito mais!

Você sabe como funciona a atenção domiciliar SUS? Se você ainda não sabe como conseguir, mas busca essas informações, este artigo é para você!

Nele, vamos falar como como esse serviço funciona, como conseguir ele e também sobre o Programa Melhor em Casa. Por isso, leia até o final e fique por dentro!

O que é a Atenção Domiciliar SUS?

A AD – Atenção Domiciliar SUS é uma maneira de garantir a atenção na área da saúde.

Serviço de Atenção Domiciliar SUS - Melhor em Casa

Ela é oferecida no domicílio do paciente, e é formada por diversas ações de promoção a saúde, bem como também prevenção, tratamentos e reabilitação, tudo integrado a Rede de Atenção à Saúde.

O serviço de Atenção Domiciliar está disponível no SUS – Sistema Único de Saúde e tem várias abordagens diferentes, podendo ser realizado por equipes diferentes, considerando, claro, a necessidade do paciente.

Como funciona a atenção domiciliar SUS?

Quando o paciente já está mais estável e necessita de visitas com menor frequência, como por exemplo, 1 vez por mês, o atendimento da atenção domiciliar SUS pode ser feito pela equipe de Atenção Básica/Saúde da Família mais próxima.

Já em casos mais completos, os pacientes são acompanhados e visitados por equipes multiprofissionais de atenção domiciliar e de apoio – EMAD e EMAP, além do Serviço de Atendimento Domiciliar conhecido como Melhor em Casa (PMC).

O programa foi instituído em 2011 programa através da Portaria ministerial nº 1.208 de 18 de junho de 2013 e possibilita que o paciente tenha um cuidado que também é bem ligado a aspectos relacionados a infraestrutura do domicílio, a estrutura familiar e a estrutura dos serviços oferecidos por essa assistência.

Assim, é evitado hospitalização que não são necessárias, além de reduzir riscos de infecções que podem prejudicar ainda mais o paciente.atenção domiciliar SUS Melhor em casa

Mais um benefício da Atenção Domiciliar SUS é que ela diminui a superlotação de serviços urgentes e emergentes, além de melhorar a gestão e uso dos recursos dos leitos hospitalares.

Os pacientes que necessitam de uma estrutura maior, com mais equipamentos e outros recursos, além de demandar uma frequência maior de acompanhamento podem ser atendidos pelo Melhor em Casa.

Este serviço, através do programa Melhor em Casa é realizado por diversos profissionais diferentes da saúde, realizando atendimentos no âmbito domiciliar de pessoas que precisam de cuidados mais contínuos e intensivos.

Como funciona a Atenção Domiciliar SUS – Melhor em Casa?

O Melhor em Casa é um programa do SUS para pessoas que tenham dificuldades definitivas ou temporárias para sair da residência para ir a uma unidade de saúde.

Este programa também é indicado para pessoas que estão em condições das quais essa modalidade residencial é mais recomendada para o tratamento.

Melhor em casa

O foco desse programa e atenção em casa é prover ao usuário do SUS um cuidado próximo do dia a dia da família, o que auxiliar na diminuição de riscos de infecções e evita hospitalizações desnecessárias.

Mais uma vantagem é que estar no aconchego do lar pode ser algo que promova ainda mais o bem-estar do paciente, o que pode auxiliar no seu tratamento ou recuperação.

A equipe multidisciplinar é composta por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, técnicos em enfermagem ou assistentes sociais, além de outros profissionais que podem compor a equipe, como nutricionista, psicólogo, odontólogo, fonoaudiólogo, farmacêutico, terapeuta ocupacional, entre outros.

Entre os principais benefícios do Programa Melhor em Casa, estão:

  • Quando atendidos em casa, mostram redução de riscos de contaminação e infecção, principalmente em relação a pacientes submetidos a cirurgias recentes.
  • O bem-estar, juntamente com a atenção e o carinho da família que estará mais próxima são importantes para a boa recuperação de doenças.
  • É um programa que representa um grande avanço em relação a administração do sistema público de saúde.
  • Auxilia desocupar leitos hospitalares, promovendo assim um melhor atendimento humanizado e melhorando a assistência do SUS.

Como conseguir a atenção domiciliar SUS?

O acesso ao Atendimento Domiciliar do SUS costuma ser feito no hospital em que o paciente estiver internado, ou através da solicitação da equipe de Atenção Básica/Saúde da Família ou Unidade de Pronto Socorro.

Para conseguir a Atenção Domiciliar SUS através do programa Melhor em Casa, é preciso entrar em contato com a UBS – Unidade Básica de Saúde do seu bairro ou a mais próxima da residência da pessoa ou com a Secretaria de Saúde da sua cidade de solicitar mais informações sobre como proceder.

Pronto! Agora você já sabe como funciona a atenção domiciliar SUS e o Programa Melhor em Casa!

Lembre se de levar o Cartão do SUS, RG, CPF e  comprovante de residência para ter acesso os direitos dos usuários do SUS. Caso ainda não tenha o Cartão SUS, procure a unidade de saúde mais próxima de sua casa e solicite o quanto antes!

Curtiu nosso artigo? Tem dúvidas, críticas ou sugestões? Deixe um comentário no formulário abaixo, entraremos em contato assim que possível!

O artigo foi de ajuda? Avalie 5⭐️!:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Compartilhe nas redes sociais!

Voltar ao topo