Skip to content

Como Conseguir Implante Dentário Gratuito Pelo SUS 2019 2020

Você sabe o que são os implantes dentários e como funcionam? Está precisando de um dentista gratuito porque não tem condições de pagar? Então você está no lugar certo!

Nesse artigo, vamos explicar o que é e como você pode conseguir um implante dentário gratuito pelo SUS!!

O Que são os Implantes dentários?

Dentista gratuito pelo sus
Implante Dentário Gratuito 2019

Os implantes dentários são cirurgias feitas para reposição de dentes. Assim, um cilindro de titânio é colocado no osso, abaixo da gengiva com o propósito de simular a raiz do dente e em cima do implante é colocado o novo dente.

Quem pode fazer um implante dentário?

mplante dentario gratuito pelo sus 2019O implante dentário é indicado para pacientes que perderam o dente por algum motivo ou o em casos onde ainda exista o dente, mas precisa ser extraído.

Algumas pessoas buscam fazer implantes dentários somente por questões de estética, mas nesses casos, é recomendado que se utilize outros métodos mais indicados para o caso.

Existem contraindicações para fazer implante dentário?

Se você pretende fazer um implante dentário, saiba que é necessário estar com um bom estado de saúde.

Pessoas com diabetes, doenças crônicas e pressão alta podem realizar o procedimento, mas somente se estiver sob acompanhamento médico e tomando medicação regularmente.

Esse tipo de procedimento é contraindicado para dois principais casos:

Pacientes que usam medicamentos da classe dos bifosfonatos, como os utilizados em neoplasias malignas, doença de Paget e alguns casos de osteoporose, pois esse tipo de medicação inibe a remodelação óssea e já existem relatos de associação com a necrose óssea.

Crianças, adolescentes e jovens que ainda não tenham o ciclo de crescimento ósseo finalizado, pois após a osseointegração os implantes não mudam de posição, não seguindo assim o crescimento da face.

Quais são os exames necessários para colocar um implante dentário?

Antes de se colocar o implante, é necessário avaliar como está o osso que fica abaixo da gengiva, e para isso, é essencial um dos dois exames:

  • Radiografia panorâmica, que mostra a situação e altura do osso.
  • Tomografia computadorizada, onde mostra com mais precisão a altura e largura do osso, evitando assim, surpresas desagradáveis e possibilitando um melhor planejamento cirúrgico.

Além desses exames, é recomendado que se faça outros exames complementares para saber a situação de saúde do paciente, como possíveis infecções, taxas de glicose, entre outros.

Como é feito o implante dentário?

A forma tradicional de se colocar o implante dentário é com a utilização da tomografia computadorizada, na qual a cirurgia é programada no computador antes da boca, para melhor planejamento do profissional.

O paciente é anestesiado normalmente e depois é feita uma incisão com o bisturi, a fim de visualizar a área onde se pretende fazer a instalação dos implantes. Após isso, são colocados e são feitas as suturas para unir de novo um os bordos da gengiva.

O tempo desse procedimento pode variar de uma a duas horas, dependendo da quantidade de implantes a serem realizados.

Após isso, deve se aguardar alguns meses para os dentes definitivos serem colocados.

Cuidados antes e depois do implante dentário

Antes da cirurgia, é importante que o paciente tenha consciência do que pretende fazer e quais são as possíveis consequências.

Também é importante que o paciente se alimente bem com algumas horas de antecedência da cirurgia, lembrando que não é preciso estar em jejum.

Após a cirurgia, alguns cuidados devem ser tomados: É recomendado que o paciente tenha uma alimentação gelada e líquida nas primeiras 12 horas, e depois uma alimentação mais pastosa e só volte a comer os alimentos de rotina após 24 horas após a cirurgia.

O paciente também deve dormir com a cabeça mais alta que o corpo, evitar fazer bochecho ou cuspir, atos que aumenta a possibilidade de sangramentos.

Também é indicado que o paciente espere alguns dias para poder fazer esforços físicos, trabalhar em algo exposto ao sol ou que precise falar muito.

É possível fazer implante dentário gratuito pelo SUS?

implante dentário gratuito pelo SUS

Graças ao programa Brasil Sorridente criado em 2004 todo cidadão brasileiro pode receber tratamento dentário gratuitamente.  O implante dentário e a ortodontia (correção dos problemas ortodonticos) passaram a fazer parte do programa de saúde bucal Brasil Sorridente no ano de 2011.

🌍 Você sabia que o programa Brasil Sorridente é o maior programa de saúde bucal do mundo?

É importante lembrar que para conseguir o implante dentário gratuito você precisa ter o Cartão do SUS.

Como conseguir e solicitar o implante dentário gratuito do SUS?

Infelizmente não todas as cidades no Brasil tem o programa Brasil Sorridente, antes de procurar o SUS confira aqui as cidades que são atendidas pelo Brasil Sorridente.

Agora que você já sabe que sua cidade faz parte do programa para solicitar o implante dentário gratuitamente pelo SUS, você deve ir até um posto de saúde mais próximo da sua casa com o Cartão SUS e manifestar seu interesse na colocação do implante. O médico do Posto de Saúde irá avaliar e caso identificar a necessidade, será encaminhado ao especialista.

Será agendada sua consulta com o profissional especialista da área (que pode demorar entre 30 a 90 dias), que avaliará a situação e urgência do caso e te encaminhará para a lista de espera do SUS e solicitará os exames necessários.

Os casos prioritários para o SUS são quando há acidentes, perdas de dentes importantes como os da frente ou em casos onde a mastigação está muito dificultada, casos que afetem de maior forma a vida do paciente. Esses casos costumam ter prioridade.

👄 Lembre-se! Cuidar da saúde bucal é muito importante para qualquer pessoas, em todas as idades. A boca é principal porta de entrada para qualquer classe de doença e mantê-la sã é muito importante como ato de proteção ao nosso corpo.

Que outros tratamentos odontológicos o SUS oferece gratuitamente?

Além de oferecer implantes dentários gratuitos, o SUS disponibiliza a gratuidade por lei para retirada dos sisos, tratamento de cáries, cirurgias dentárias como o canal (que é feito quando uma cárie estraga o dente e atinge o nervo), outras cirurgias orais menores, tratamento de gengiva, exames para detectar câncer bucal, entre outros procedimentos da saúde bucal.

Alternativas ao SUS: Faculdades de Odontologia

Muitas pessoas procuram faculdades de Odontologia com cursos de especialização em implantodontia como alternativa ao SUS. Muitas vezes os alunos de pós-graduação precisam de pacientes para o curso, assim muitas pessoas conseguem fazer seu implante a um preço bem econômico.

Faculdades de Odontologia

Prontinho! Agora você já sabe como conseguir implante dentário gratuito pelo SUS e volte a comer tranquilamente aquele churrasco sem ter que se preocupar! E lembre-se sempre de cuidar muito bem dos seus dentes!

O artigo foi de ajuda? Avalie 5⭐️:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (41 votos, média: 4,54 de 5)
Loading...
Compartilhe nas redes sociais!