Skip to content

Cirurgia de pálpebras: Como conseguir una Blefaroplastia pelo SUS 2020

Se você tem ptose palpebral ou “pálpebra caída” em um ou nos dois olhos e está querendo saber mais sobre o que é e como conseguir gratuitamente a cirurgia plástica que remove o excesso de pele na região das pálpebras a blefaroplastia pelo SUS, continue lendo o texto até o fim!

blefaroplastia pelo sus
Cirurgia Blefaroplastia pelo SUS: como e onde fazer pelo Sistema Único de Saúde?

Como você já sabe o SUS (Sistema Único de Saúde) foi desenvolvido pelo Governo Federal para oferecer a todos os cidadãos brasileiros e estrangeiros residentes no Brasil o atendimento médico e cirúrgico gratuito e de qualidade.

O que muitas pessoas ainda não sabem é que, em alguns casos, é possível conseguir até mesmo cirurgias plásticas completamente gratuitas através do SUS.

Isso porque existem diversas condições físicas que podem afetar a vida de uma pessoa, seja de origem estética, que afeta direto a autoestima da pessoa, ou outras, como deformações faciais. O SUS analisa cada caso individualmente e, se determinada a necessidade de cirurgia, o paciente terá direito de operar sem custo algum. Será seu caso?

O que é Blefaroplastia?

A cirurgia de blefaroplastia ou também conhecida como cirurgia de pálpebras é um procedimento realizado geralmente por um cirurgião plástico e é uma operação cirúrgica que remove o excesso de pele músculo ou gordura das pálpebras superiores e inferiores que aparecem com o passar do tempo. Como as famosas bolsas embaixo dos olhos. Corrigir este problema nem sempre é uma questão estética com efeito rejuvenescedor no olhar: este excesso de pele pode afetar o campo de visão de uma pessoa, tornando a cirurgia necessária.

Além de atrapalhar a visão, a palpebra caida também pode aumentar a ocorrência de dores de cabeça ou causar grande dificuldade em usar lentes de contato, além de questões estéticas como fazer a pessoa parecer mais velha e com aparência cansada, o que pode afetar diretamente sua autoestima.

Confira o video abaixo e entenda mais sobre a cirurgia de pálpebra:

Quem é o candidato a uma blefaroplastia?

A blefaroplastia é realizada em pacientes que apresentam um ou mais dos seguintes problemas:

  • O excesso de pele atrapalha a visão.
  • O excesso de pele causa de dores de cabeça.
  • A pessoa fica com uma aparência cansada e, normalmente, aparente ser muito mais velha do que realmente é.

A Blefaroplastia da pálpebra superior é mais fácil de se conseguir pelo SUS do que a da inferior!

Cirurgia de Blefaroplastia: Preço 2020!

Cirurgias de qualquer tipo são muito caras no mundo todo, e no Brasil não é diferente.

blefaroplastia custa por volta de R$ 2.000 e R$ 15.000, mas isso vai variar dependendo da clínica onde seja feita a cirurgia,ou se por exemplo é feita em um ou nos dois olhos e com o tipo de anestesia utilizada, se é local ou geral.

Também é muito importante ressaltar que nem toda cirurgia plástica é feita por motivos estéticos. Por isso é muito importante se informar e conhecer os seus direitos como cidadão brasileiro. Existe uma série de cirurgias que podem ser feitas completamente gratuitas no SUS. Se você tem alguma necessidade, agende uma consulta com um clínico geral agora mesmo.

É possível fazer a Blefaroplastia pelo SUS?

Como já explicamos para você o SUS não realiza cirurgias plásticas por motivos estéticos. Entretanto, como mencionamos anteriormente, o excesso de pele nos olhos podem causar problemas reais para as pessoas.

Nestes casos, se comprovada a necessidade pelo clínico geral ou pelo oftalmologista, e provar que o excesso de pele nas pálpebras está atrapalhando a visão a cirurgia pode ser autorizada.

Como Conseguir a Blefaroplastia Pelo SUS

O primeiro passo é agendar uma consulta com um clínico geral indo até um Posto de Saúde com sua carteirinha do SUS.

Na consulta você poderá informar ao médico que este excesso está atrapalhando o seu campo de visão ele irá avaliar e te encaminhar para o especialista (oftalmologista). O oftalmologista provavelmente irá solicitar alguns exames, e caso comprovado, a cirurgia poderá ser agendada com o laudo em mãos.

O médico também irá solicitar alguns exames pré-operatórios para determinar seu estado de saúde física e mental, e o paciente será colocado em uma fila de espera. Quando for o momento, a cirurgia será agendada e realizada sem custo algum para o paciente.

Infelizmente não são todos os municípios que oferecem a cirurgia pelo SUS, somente em hospitais onde há residência médica de cirurgia plástica.

A fila de espera é um procedimento padrão do SUS, costuma demorar em torno de 8 meses mas pode variar para cada município ou posto de saúde. Não há como ter uma previsão precisa de quanto tempo cada paciente irá ficar na fila, portanto, é necessário ter paciência.

Para utilizar qualquer serviço disponibilizado pelo SUS basta que você tenha o cartão SUS. Se ainda não tiver, dirija-se ao posto de saúde mais próximo de você, munido de um documento de identificação original, atualizado e em bom estado para fazer o seu cadastro. O cadastro também é completamente gratuito.

Blefaroplastia pós operatório: Como é a recuperação da cirurgia?

Geralmente, no mesmo dia da intervenção o paciente pode voltar para casa, embora o repouso seja recomendado durante as 48 horas seguintes à intervenção. Durante os primeiros dias recomenda-se dormir com a cabeça elevada para evitar a acumulação de líquidos.

Durante os primeiros dias após a operação, há uma sensação de tensão e inflamação na área periorbital. Além disso, durante os primeiros dias o desconforto é normal, para o qual serão prescritos analgésicos se necessário. Entretanto, embora o desconforto seja considerado normal, a blefaroplastia pós-operatória não deve envolver dor significativa.

Fotos da Blefaroplastia antes e depois

Confira a seguir algumas fotos com os resultados de alguns antes e depois da cirurgia:

Blefaroplastia pelos SUS
Blefaroplastia inferior
Foto do resultado de uma Blefaroplastia
Blefaroplastia superior

Gostou de nosso artigo sobre a cirurgia de blefaroplastia e como conseguir pelo SUS? Tem dúvidas, críticas ou sugestões? Deixe um comentário no formulário abaixo, e responderemos o mais breve possível. 😉

O artigo foi de ajuda? Avalie 5⭐️!:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Compartilhe nas redes sociais!