Skip to content

Como conseguir psicólogo pelo SUS

Não tem um Plano de Saúde e acha que está precisando passar por um psicólogo mas não tem dinheiro para pagar um particular? Quer saber se como tem conseguir psicólogo pelo SUS, quem tem direito e como marcar?

Então leia esse artigo até o final que passaremos o máximo de informações para você sobre o assunto! Vamos lá?

O psicólogo é um profissional que auxilia o cliente ou paciente a compreender causas do seu sofrimento ou insatisfação e encontrar formas de resolve-las ou supera-las.

Psicologo pelo SUS
Saiba como ter acesso a um médico psicólogo pelo SUS

Assim, ele atende pessoas que estão insatisfeitas com algum aspecto da sua vida como casamento, educação, trabalho, entre outras.

Além disso, esse profissional é extremamente importante no tratamento de portadores de transtornos como ansiedade, depressão, pânico, esquizofrenia, entre outros.

É importante afirmar que, quem não tem condições financeiras, pode conseguir um psicólogo de graça através do SUS – Sistema Único de Saúde independentemente de sua idade.

Quem tem direito a um Psicólogo pelo SUS?

Uma vez que é obrigação do SUS proporcionar saúde de forma integral a população, tratando distúrbios, todos que precisam tem direito a conseguir consulta com psicólogo SUS. Ou seja, população com problemas mentais em geral e casos de sofrimento psíquico tem direito gratuitamente a um psíquicologo.

Quem pode ser atendido por um psicólogo no SUS:

  • Pessoas com intenso sofrimento psíquico
  • Pessoas com fortes transtornos mentais tais como ansiedade, depressão, pânico, esquizofrenia, entre outros
  • Pessoas com dependência de álcool ou outras drogas
  • Entre outros distúrbios psicólogicos.

como conseguir psicólogo pelo sus

Você tem algum dos problemas citados acima? Confira como proseguir!

Como conseguir Psicólogo pelo SUS?

Com o Cartão SUS em mãos procure à Unidade de Saúde mais próxima da sua residência e peça atendimento. Uma vez feita a triagem, cada caso será encaminhado a um tipo de profissional através dos CAPS (Centro de Atenção Psicossocial).

Os CAPS são centros especializados compostos por equipes de psicólogos, médicos psiquiatras, enfermeiros, assistentes sociais e terapeutas.

como marcar psicólogo pelo sus

Além do SUS: Faculdades e clínicas conveniadas oferecem Psicólogos gratuitamente

Além de todas essas instituições e instalações públicas, também é normal que o governo faça parcerias com hospitais escola que tem o curso de Psicologia para conseguir atendimento psicológico sem custos.

Assim, os alunos podem atender a população que precisa desse profissional. Esse aluno tem a supervisão de outro psicólogo já formado.

Além disso, também há clinicas conveniadas que fazem parcerias para fornecer psicólogo grátis ou a baixo custo para a população.

Vale ressaltar que como acontece com outros médicos ou especialidades no SUS, pode ser que o agendamento para psicólogo no SUS demore um pouco, pois nem todos os postos de saúde tem disponibilidade desse profissional, portanto, talvez seja necessário que o usuário vá para outra unidade que não seja a mais próxima de sua casa.

👉 É importantíssimo que o paciente não falte na consulta agendada, pois caso isso aconteça, pode ser mais difícil conseguir um novo agendamento mais rápido.

Esperamos que este artigo tenha esclarecido todas as suas dúvidas sobre como conseguir psicólogo de graça pelo SUS! Caso esteja precisando de uma consulta com esse profissional, procure o quanto antes e cuide da sua saúde mental!

O artigo foi de ajuda? Avalie 5⭐️:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Compartilhe nas redes sociais!