Skip to content

Equidade – Um dos princípios doutrinários do SUS

Você conhece os princípios do SUS? sabe o que significa a equidade no SUS? Ou qual a diferença de igualdade e equidade? Neste artigo, vamos falar sobre esse principio doutrinário tão importante para entender no que o sistema foca. Vamos lá? 🙂

O que é equidade
Equidade SUS: O que é, principios e diferenças!

O SUS tem vários princípios que norteiam as ações de saúde e que são muito importantes para o seu bom funcionamento, entre eles, podemos citar:

  • Universalização – saúde como direito de todos.
  • Equidade – que foca na diminuição de desigualdades.
  • Integralidade – que considera as pessoas como um todo.

Esses três fazem parte dos princípios doutrinários do SUS. Mas há também os princípios organizativos do SUS, que são:

  • Regionalização e Hierarquização, no qual os serviços devem ser organizados por níveis de complexidade, e focando na localização e área geográfica
  • Descentralização e Comendo Único, que foca na redistribuição de poder e responsabilidade entre os três níveis de governo.
  • Participação popular, o qual considera a participação da sociedade no sistema.

Hoje vamos falar um pouco e focar no princípio do SUS equidade.

O que é Equidade no SUS?

Equidade é o princípio do SUS que é muito confundido com igualdade, e embora se relacione com conceitos de justiça e igualdade, não é exatamente isso.

Esse principio foca no atendimento dos indivíduos de acordo com o grau de suas necessidades, assim oferecendo mais a quem mais precisa e menos a pessoas que requerem menos cuidados.

Assim, é preciso conhecer as diferenças nas condições de saúde de cada pessoa, considerando suas necessidades, já que o direito a saúde também passa pelas diferenças sociais e atende a diversidade.

Um exemplo de equidade SUS é quando em hospitais pronto atendimentos são preferencias as pessoas em situações de urgência e emergência e de mais gravidade, onde o risco de perder a vida é mais alto caso o atendimento não seja feito com rapidez.

Assim, mesmo quando alguém chegou mais cedo ao hospital, caso haja um caso urgente com gravidade, este último deve ser atendimento primeiro, mesmo que tenha chegado depois.

🔍 Confira também:

No que a Equidade no SUS se difere de igualdade?

Igualdade é um conceito onde todos deverão receber atendimento igualitário, sem barreiras ou privilégios. Porém, somente este conceito não considera a situação onde cada um está e suas reais necessidades.

Portanto, esses dois termos não devem ser confundidos, uma vez que deve haver igualdade, porém também deve-se considerar necessidades e a vulnerabilidade de cada caso.

A equidade tem como objetivo diminuir as diferenças sociais, uma vez que necessidades desiguais precisam de atendimento desigual, o que caracterizamos como princípio de justiça social.

Assim, o Estado deve reconhecer que todos tem direito a saúde, mas é preciso respeitar a diversidade, de forma que a equidade seja um meio para que se consiga chegar realmente à igualdade, onde todos tenham os mesmos direitos.

💪 E lembre-se: A saúde é um direito de todos.

Esperamos que este artigo tenha esclarecido todas as suas dúvidas sobre o que é equidade, sua diferença em relação a igualdade e porque esse principio é tão importante!

O artigo foi de ajuda? Avalie 5⭐️:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (23 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Ficou com dúvidas? Deixe o seu comentário abaixo e fale conosco, mas  continue navegando por nosso site e fique por dentro de todas as vantagens que o SUS nos oferece! 🙂

Compartilhe nas redes sociais!