Skip to content

Como conseguir fraldas geriátricas pelo SUS 2020

Quer saber se tem como pegar fraldas geriátricas gratuitas pelo SUS porque ou como conseguir um bom desconto na Farmacia Popular?

Como funciona o fornecimento de fraldas geriátricas pelo SUS
Como funciona o fornecimento de fraldas geriátricas pelo SUS 2020

Garantir a saúde de todos os cidadãos é um dos muitos deveres do Governo Federal. Sejam enfermos, pessoas com necessidades especiais ou idosos, todos os brasileiros devem ter o seu direito ao acesso à saúde garantidos.

Para muitas pessoas, como idosos ou pessoas com necessidades especiais, a utilização de fraldas geriátricas é mais do que uma necessidade: é uma questão de saúde. Mas todos nós sabemos que os valores podem atingir níveis impraticáveis, especialmente entre a população mais carente.

Então o que podemos fazer nestes casos? É aí que entra o programa Farmácia Popular.

Desconto no fornecimento de fraldas geriátricas pelo SUS

O Farmácia Popular é um programa criado pelo Governo Federal e mantido pelo Ministério da Saúde que visa oferecer à população mais carente acesso a medicamentos básicos a preços muito baixos ou, em alguns casos, até de graça.

Em 2010 o Governo ampliou a lista dos medicamentos e produtos oferecidos com desconto no programa, e a partir daquele ano, passou a incluir fraldas geriátricas nesta lista.

Portanto, embora as fraldas não sejam completamente de graça, através do programa é possível consegui-las com um de até desconto de 90%. Ou seja, enquanto o Governo arca com 90% do preço, os cidadãos poderão pagar apenas os 10% restantes.

Este é um desconto significativo no preço deste produto, que normalmente é utilizado em grandes quantidades, e o seu preço acumulado pode pesar e muito no orçamento de uma família, especialmente aquelas em condições mais carentes. Mas todos têm o direito de viver com dignidade e qualidade de vida, por isso, este desconto é mais do que bem-vindo.

Requisitos para ter direito aos descontos

Para ter direito ao desconto no fornecimento de fraldas geriatricas pelo sus, é necessário preencher alguns requisitos.

  • O primeiro deles, e mais importante, é que o desconto está disponível para cidadãos brasileiros a partir de 60 anos de idade ou para pessoas que apresentam alguma deficiência ou enfermidade que exija o uso da fralda.
  • Neste segundo caso, além de um documento de identificação original, com foto e em bom estado, é necessário apresentar uma prescrição médica, laudo ou atestado que comprove a necessidade do uso do produto.
  • Além disso, no documento deve constar a respectiva Classificação Internacional de Doenças (CID). Já no caso dos idosos, basta apresentar o documento de identificação.

No caso de impossibilidade da pessoa em comparecer a uma unidade do Farmácia Popular por incapacidade  (nos termos dos artigos 3º e 4º do Código Civil), as fraldas podem ser adquiridas por um representante legal, desde que devidamente identificado através de procuração e apresentação de documento de identificação.

E quantas fraldas podem ser adquiridas com desconto pelo SUS?

Podem ser adquiridas 4 fraldas por dia com desconto de até o 90%, podendo ser retiradas até 40 fraldas  descartáveis a cada 10 dias, o que totaliza 120 fraldas por mês.

como conseguir fraldas descartaveis pelo SUS de graça

E se eu ainda não puder pagar pelas fraldas?

Mesmo com um desconto de 90%, sabemos que ainda existem muitas pessoas que não têm condição de pagar por este produto.  Nestes casos, não há um programa oficial do Governo que distribui fraldas geriátricas gratuitamente.

Entretanto, muitos municípios possuem um programa com posto de distribuição próprio para atender as necessidades desta população, como por exemplo em Porto Alegre, Sorocaba, Blumenau ou Campo Grande.

Por isso, se você não pode usufruir do desconto, procure se informar em seu município para saber se existe algum programa que possa atender você.

Gostou de nosso artigo sobre como funciona o fornecimento de fraldas geriatricas pelo SUS? Possui dúvidas, críticas ou sugestões? Utilize o formulário abaixo para mandar uma mensagem e entraremos em contato assim que possível.

O artigo foi de ajuda? Avalie 5⭐️:[ratings]

Compartilhe nas redes sociais!

Voltar ao topo