Skip to content

Como é feito o Cadastro SUS

Cadastro SUS. Você quer tirar o seu Cartão Nacional de Saúde e não sabe por onde começar?

cadastro sus atualizado
Como se cadastrar no SUS passo a passo!

O Cartão Nacional de Saúde (CNS), também conhecido como cartão do SUS é um documento que identifica a todos os usuários que participam do SUS.

Todos os brasileiros e pessoas residentes no Brasil que quiserem podem fazer parte desse programa de saúde, e o melhor, gratuitamente.

O cartão possui uma identificação única de registro, essa identifição é um número no qual cada cidadão brasileiro recebe para que todas as informações de saúde sejam registradas nesse número, ou seja, ele é como um prontuário eletrônico do paciente.

Mas você sabe como se cadastrar no SUS? Neste artigo, vamos falar um pouquinho mais sobre isso, para que você consiga fazer o cadastro de forma fácil e segura e ter sua carteirinha SUS.

✓ Confira nosso guia de como se cadastrar e tire suas principais dúvidas:

Por que ter um Cartão SUS?

O principal objetivo do  Cartão Nacional de Saúde é registrar em uma mesma base de dados todos os dados dos cidadãos brasileiros ao Sistema Único de Saúde (SUS), para assim facilitar o acesso dos pacientes às ações e serviços que venham a necessitar ao longo da vida.

Quem tem direito ao SUS?

Todos os cidadãos brasileiros  e pessoas residentes no pais têm direito e podem ter o Cartão Nacional de Saúde, ou cartão do SUS.

Através do SUS, é possível agendar consultas, exames, entre outros procedimentos médicos em todo o território nacional brasileiro, e o melhor: tudo isso de forma gratuita em qualquer unidade do Sistema Único de Saúde, próxima de sua casa.

Mas você sabe o que é preciso para fazer o cartão? Primeiro, você deve separar alguns documentos, conforme a lista a seguir:

Documentos necessários para fazer o cartão

Para fazer o cadastro SUS, você irá precisar de alguns documentos:

  • Documentos cadastro SUSDocumento de Identificação com foto;
  • Certidão de nascimento ou casamento;
  • CPF;
  • Comprovante de residência.

Como fazer o cartão do SUS  – Como se Cadastrar?

Fazer o cartão SUS é muito simples, você só deve procurar um dos postos de atendimento SUS como a Secretaria Municipal de Saúde da sua cidade ou a uma das unidades básica de saúde – UBS ou unidades de saúde de família – USF próxima de sua casa com os documentos necessários citados acima e solictar o cadastro no programa.

E assim de simples! Com o cadastro pronto, você já fará parte dos registrados no SUS.

Vale lembrar que existe alguns Hospitais Municipais ou Centros de Saúde que também podem realizar esse cadastro.

Ao fazer o cadastro no SUS, você receberá uma carteirinha, em forma de papel que você mesmo pode plastificar.

Ela será impressa em poucos minutos, com as informações do cidadão, como  nome, data de nascimento, sexto e número de identificação no sistema.

Como fazer cadastro cartão sus
Cadastro SUS

Esse número permite que haja uma maior identificação quando a pessoa precisar realizar um atendimento, de forma que, através dele, se saiba quais foram os últimos procedimentos realizados pelos pacientes, como por exemplo, medicamentos prescritos, atendimentos, entre outras informações úteis.

É possível fazer o cadastro cartão SUS pela internet?

Não é possível fazer o cadastro por completo de forma online, mas quem quiser pode fazer um pré-cadastro pelo Portal de Saúde do Cidadão antes de realizar o cadastro, para agilizar o processo e evitar filas.

Para quem ainda não conhece o Portal de Saúde do Cidadão, também é conhecido como CadWeb SUS, é a mais nova ferramenta que foi disponibilizada para melhorar o atendimento para pacientes e os profissionais médicos.

Pré cadastro do Cartão Nacional de Saúde online

Para fazer esse pré-cadastro online, a pessoa deve seguir o seguinte passo a passo:

Pré Cadastro Online SUS
Pré Cadastro SUS passo a passo

1º Passo: Acessar o CadWeb SUS e clicar em “Pré-Cadastro do Cartão Nacional de Saúde –CNS”.

2º Passo: Preencher com todos os dados e informações solicitadas, como nome completo, nome da mãe, data de nascimento, sexo e cidade de nascimento. Marque a caixa anti-robô para validar o procedimento. E finalmente clique no botão cadastrar.

cadastramento no sus passo a passo

👉 É válido ressaltar que esses dados que serão fornecidos devem ser da pessoa que está se apresentando ou de um dependente legal que deve ser identificado.

4ª Passo: Informe seu e-mail pessoal. Esse e-mail será usado para recuperação de dados, segunda via e envio de senha.

5ª Passo: Em seguida, o sistema irá gerar um protocolo de cadastro, que deve ser impresso e depois validado com um operador na unidade de saúde no prazo máximo de 90 dias.cadastro no sus passo a passo

💡 Lembre-se de levar todos os documentos que comprovem as informações respondidas no pré-cadastro.

Nesse portal também é possível consultar informações para quem já é cadastrado como agendar consultas, exames, ou medicamentos prescritos.

Esperamos que este artigo tenha te ajudado a saber como é feito o cadastro no SUS.

🚑 Saúde é um direito basico que todo cidadão deve ter!

Caso tenha dúvidas sobre o cadastramento no Sistema Único de Saúde ou queira saber mais informações, você pode ligar para o Disque-Saúde, através do telefone 136 e escolhendo a opção 8 ou procure um centro de saúde próximo da sua casa.

👇 Avalie:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (7 votos, média: 4,86 de 5)
Loading...