Skip to content

Como fazer Abdominoplastia pelo SUS 2019 (Veja como conseguir!)

Muitas pessoas buscam fazer cirurgia plastica abdominoplastia pelo sus por diversos motivos, principalmente após passar por uma Cirurgia Bariátrica de redução de estômago ou depois da gravidez. Mas a questão é: E possível fazer abdominoplastia pelo SUS gratuitamente?

Abdominoplastia pelo sus antes e depois
Abdominoplastia pelo SUS

Se você é uma dessas pessoas e quer saber mais informações de como como conseguir essa cirurgia de forma gratuita, leia esse artigo até o fim para saber como funciona!

O que é a cirurgia abdominoplastia?

A Abdominoplastia é uma cirurgia plástica feita na região do abdômen que tem o propósito de remover o excesso de pele e gordura da pessoa nessa área, tanto homens quanto mulheres podem fazer a cirurgia abdominal.

Além disso com a abdominoplastia consegue:

  • Eliminar a flacidez da região abdominal;
  • Eliminar estrias na região abdominal.
  • Amarração dos músculos no abdômen;

Geralmente, é feita em pacientes que eram obesos e emagreceram muito, seja com cirurgia ou outras formas de emagrecimento. Também é feita em mulheres que já passaram por várias gestações.

Tipos de Abdominoplastia

Existem 6 tipos de cirurgia de abdominoplastia que costumam ser realizada nos pacientes. Elas são:

  • Miniabdominoplastia: Conhecida como sarless, é voltada para pessoas que queiram reduzir pequenas quantidades de peles, e por isso, o procedimento é menor comparado aos outros tipos. Ela é mais indicada para quem não consegue reduzir a flacidez com exercícios, dietas e procedimentos mais
  • Abdominoplastia pelo umbigo:  é uma pequena cirurgia para remover um pequeno excesso gordura e pele flácida ao redor do umbigo. Requer apenas um corte médio ao redor do umbigo.
  • Abdominoplastia extensa ou circunferencial: Esta é para pessoas que já conseguiram o condicionamento físico ideal e querem retirar o excesso de pele, evidenciando as medicas conquistada. É indicada para pessoas que emagreceram muito ou pessoas que passaram por gravidez.
  • Abdominoplastia total, clássica ou completa: Este tipo é mais indicado para pessoas que tem flacidez em uma maior região e o excesso de pele se estende por outras partes além do abdômen, como costas e quadris.
  • Abdominoplastia em âncora: É a cirurgia indicada para aquelas pessoas que foram obesas e perderam muito peso, o que resulta numa sobra muito grande de pele. São feitos dois cortes um deles horizontal na linha do biquíni e outro vertical partindo do umbigo até a linha do biquíni.
Abdominoplastia deixa cicatriz
Principais tipos de Abdominoplastia

Abdominoplastia deixa cicatriz?

Sim, a cirurgia deixa cicatriz, mas o tamanho dela vai depender do tipo de Abdominoplastia que você vai fazer.

Normalmente a cicatriz da cirurgia costuma ficar perto a região do púbis, o bom disso é que a cicatriz fica oculta embaixo da calcinha ou cueca. infelizmente na abdominoplastia em âncora, somente uma parte da cicatriz vai ficar oculta.

Também é muito importante considerar que cada organismo reage de uma forma diferente em relação ao processo de cicatrização.

A cirurgia é perigosa?

A abdominoplastia pode ser perigosa em alguns casos, como se houver uma acumulação de líquido perto da cicatriz, fibroses, hematomas, infecção o ferimento, abrir algum ponto, entre outras complicações.

Embolia pulmonar e trombose também podem ser outros riscos da abdominoplastia.

Abdominoplastia é igual a uma lipo?

Há várias pessoas que confundem a abdominoplastia com a lipoaspiração ou acham que é a mesma cirurgia. Porém, na realidade, existem muitas diferençam entre elas.

Enquanto a abdominoplastia retira o excesso de pele e gordura na região do abdômen e deixa cicatriz, a lipoaspiração foca em remover somente a gordura e não a pele e sua cicatriz é muito pequena, pois sua incisão para introduzir a cânula é bem pequena.

Ou seja, a lipoaspiração é indicada para quem tem excesso de gordura e não na remoção da flacidez.

Quanto custa a abdominoplastia?

Geralmente, essa cirurgia é uma cirurgia cara, custa em média cerca de R$ 15.000,00. Mas o valor vai depender de muitas coisas, como o tipo de cirurgia, o lugar onde vai ser feita ou até o cirurgião. Tem que levar sempre em conta que o valor da cirurgia envolve o centro cirúrgico, equipe médica, internação, anestesista, remédios, e drenagem.

A boa noticia é que o SUS oferece essa cirurgia gratuitamente para alguns pacientes, e para conseguir, é preciso estar nos requisitos para fazer a cirurgia.

Quem pode fazer abdominoplastia pelo SUS? Quem tem direito?

Antes de nada, é preciso entender que qualquer cirurgia feita pelo SUS é feita por uma questão de saúde e não por uma razão estética.

quem pode fazer abdominoplastia pelo sus
Quem tem direito a fazer a Abdominoplastia pelo SUS?

Partindo disso não todo mundo tem direito tem direito a fazer essa cirurgia gratuitamente no SUS, somente homens e mulheres que fizeram a cirurgia bariátrica (Gastroplastia) ou teve um grande emagrecimento e necessita dessa remoção de pele.

Se você fez uma cirurgia bariátrica, pode ser um candidato a conseguir a plástica gratuita custeada totalmente pelo governo. O primeiro a fazer, e procurar um Posto de Saúde e que um médico avalie seu caso.

Além disso, é preciso estar cadastrado no sistema do SUS. Por isso, se você ainda não tem o Cartão do SUS, o ideal é providenciar o quanto antes!

Pode ser feita abdominoplastia pelo SUS após gravidez?

Sim, a abdominoplastia pode ser feita pelo SUS em casos de mulheres que tiveram vários filhos. Mas é preciso uma avaliação de um médico para saber se realmente há essa necessidade de cirurgia gratuita.

Como solicitar Abdominoplastia pelo SUS?

Para solicitar a cirurgia, é preciso que tenha um requerimento médico para isso.

Se a pessoa fez a cirurgia bariátrica recentemente, provavelmente o próprio médico também irá fazer esse requerimento para essa nova cirurgia.

Em outros casos, é preciso que a pessoa passe por uma consulta num Posto de Saúde para que o médico avalie a situação e autorize a cirurgia.

Com a autorização do médico, basta ir até uma unidade de saúde e solicitar para entrar na lista de espera para fazer a cirurgia.

Como é feita a cirurgia?

A abdominoplastia pode demorar entre 2 e 4 horas. É realizada uma anestesia, e depois disso, o médico cirurgião faz uma incisão pequena no pé da barriga, acima dos pelos pubianos até a altura do umbigo, um corte em forma de semicírculo.

Depois, a gordura do abdômen vai sendo queimada e o acúmulo e excesso de pele é retirado. Assim, o médico costuma os músculos do abdômen formando uma cinta abdominal interna.

Para finalizar, o médico puxa a pele abdominal de cima até a área pubiana, fixando o local do umbigo e concluindo o corte.

imagens da Abdominoplastia

Confira agora algumas imagens da Abdominoplastia pelo SUS antes e depois.

imagens da abdominoplastia pelo sus antes e depois

imagens da abdominoplastia pelo sus antes e depois

abdominoplastia pelo sus antes e depois Como conseguir abdominoplastia pelo sus abdominoplastia pelo sus Agora você já sabe o que é a abdominoplastia e como fazer esse procedimento de forma gratuita no SUS!

Por isso, se tiver interesse, verifique se está dentro dos requisitos e procure a avaliação de um médico!

Gostou do texto sobre quem tem direito a fazer a cirurgia plástica abdominoplastia pelo sus? Compartilhe esse conhecimento com outras pessoas!

👇 Avalie:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...