Skip to content

Saiba como atualizar o Cartão do SUS – Recadestramento SUS

Tem informações erradas no seu cartão, mudou de endereço, número de telefone ou está acontecendo um processo de atualização dos cadastros de usuários do Sistema Único de Saúde? Quer saber porque é tão importante atualizar seus dados no registro central do SUS? Ou se tem como atualizar o cartão do sus pela internet?

 Neste artigo, vamos explicar o que você deve fazer para atualizar a sua carteirinha do SUS. Fique com a gente e leia até o final para tirar todas as suas dúvidas!

Sistema Único de Saúde Brasileiro

SUS – Sistema Único de Saúde é um programa do Governo Federal que garante atendimentos relacionados à saúde para todos os cidadãos brasileiros gratuitamente, independente da sua classe social.

Na hora que o cidadão faz o seu, o sistema do Datasus (departamento de informática do SUS) faz um cadastro com as informações de essa pessoa e cria um número único que será sua identificação em qualquer unidade de saúde pública de todo o Brasil.

Através do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), também chamado de Cartão Nacional de Saúde (CNS) ou Cartão Nacional do SUS, é possível realizar diversos procedimentos de saúde, como consultas, exames, cirurgias, tratamentos para o câncer, entre outros serviços públicos, tudo isso de forma gratuita, sem pagar nada pelos serviços médicos.

Por isso, estar sempre com os dados atualizado também é muito importante. Mas você sabe como atualizar o Cartão SUS? Quais são os documentos necessários para isso?

Atualizar os dados no Cartão SUS é obrigatório?

Se você agora mora em uma nova cidade ou cadastrou informação errada você vai ter que atualizar esses dados, o recadastramento é obrigatório para todos os cidadãos que utilizam o Sistema de saúde público.

Todo usuário que já possui o Cartão SUS, deve informar qualquer tipo de alterações de dados existentes no cadastro, tais como: nome, estado civil, telefone, número de documentos, endereço e outros.

Cada certo tempo existe uma atualização cadastral obrigatória, no 2020 vários municípios estão fazendo um novo recadastramento de dados, aquelas pessoas que já foram chamadas e não fizeram a atualização provavelmente terão seu documento de saúde cancelado.

É preciso que todos os cidadãos que utilizem o SUS estejam com seus dados corretamente informados.

Essa medida é precisa porque houve duplicidade de cadastros de mesmos usuários no Sistema do SUS.

Isso porque houve pessoas que fizeram o cadastro em várias cidades diferentes, criando essa multiplicidade e assim, gerando conflito de informações. Houve também casos de informações incompletas ou erros de digitação dos dados.

Com o objetivo de corrigir esses erros e outros, o Ministério da Saúde determinou que fosse feito um recadastramento em todo o país, de todas as pessoas.

Mas não só por isso, é muito importante ter os dados de contato sempre atualizados para que o SUS consiga entrar em contato por conta da mudança de uma data de um exame ou uma consulta.

Quem precisa fazer o recadastramento do cartão do SUS na atualização cadastral obrigatória?

Se você está se perguntando que usuários do SUS precisam fazer o novo recadastramento de dados e o porquê, entenda:

Aqueles usuários do Sistema Único de Saúde que o número do cartão comece com os números 1,2, 8 ou 9 terão de atualizar os dados cadastrais do Cartão do SUS. O recadastramento está sendo necessário devido a algumas mudanças de regras na destinação de verbas para a saúde pública anunciadas pelo Ministério da Saúde.

A atualização dos dados está acontecendo para manter o banco de dados dos usuários mais completo, eliminar duplicidades, evitar fraudes e facilitar o acesso às informações dos pacientes como a criação de uma caderneta de vacinação on-line. Com a atualização o CPF do usuário deverá constar no cartão, para evitar duplicidade.

Antigamente o pessoal que tinha o cartão do SUS eles vinham fazer sem precisar do CPF, hoje com a nova atualização é necessário o CPF

Segundo a proposta do Ministério de Saúde dentro do novo modelo de financiamento da Atenção Primaria cada Unidade Básica de Saúde adotará uma estratégia diferente, o que inclui o uso de cartazes chamando a população, agendamento ou em alguns municípios o recadastramento está acontecendo através da visita domiciliar de agentes comunitários de Saúde (ACS), é importante ressaltar a importância de permitir o acesso dos agentes ás residências.

Algumas pessoas só tinham um número do Cartão SUS, como agora o monitoramento será feito pelo CPF, os cadastros que “não tenham CPF e celular cadastrados, ou que estejam com informações inconsistentes, precisarão ser refeitos.

A falta de recadastramento não impedirá os atendimentos rotineiros pelo SUS, a Secretaria da Saúde indica os pacientes que, caso forem buscar atendimento nos Posto de Saúde, levem também o seu CPF, RG e comprovante de residência atualizado.

💡 Lembre-se que o CNS é gratuito e não existe um prazo para o recadastramento. Mas não deixe de ir, quem não atender ao chamado terá o documento cancelado, ficando sem direito aos serviços de saúde pública que não sejam de urgência ou emergência.

Seu cartão começa pelo número 7?

Se seu cartão começa pelo número 7, pode ficar tranquil@, ele é considerado o definitivo, por possuir melhor qualidade cadastral. São criados diretamente pelo Datasus e estão associados ao CPF de cada usuário.

Quais são os documentos necessários para atualizar Cartão SUS?

Para fazer a atualização do Cartão SUS, é preciso levar os seguintes documentos:

como tirar o cartao do sus documentos

  • Carteira de Identidade
  • CPF
  • Comprovante de Residência
  • Cartão do SUS atual (caso tiver)

Já no caso de crianças:

  • Certidão de Nascimento

Quais são os documentos aceitos como comprovante de residência?

O comprovante de residência precisa estar no nome do paciente cadastrado no SUS. Normalmente qualquer dos documentos abaixo são aceitos como comprovantes de endereço:

📋 Recibo de água, gás, energia elétrica ou telefone (TV a cabo, fixo ou móvel).

📋 Comprovante de residência em nome do pai ou da mãe para menores de 18 anos.

📋 Fatura de cartão de crédito.

📋 Extrato bancário.

📋 Boleto bancário de mensalidade escolar, de mensalidade de plano de saúde, financiamento habitacional ou de condomínio.

📋 Cartão da Família (Cartão do Posto de Saúde) com dados atualizados.

📋 Contrato de aluguel em vigor, com firma do proprietário reconhecida em cartório, acompanhado de um dos comprovantes de conta de água, gás, energia elétrica ou telefone em nome do proprietário do imóvel.

📋 Declaração do proprietário do imóvel confirmando a residência, com firma reconhecida em cartório, acompanhada de um dos comprovantes de conta de água, gás, luz ou telefone em nome do proprietário do imóvel.

📋 Declaração anual do Imposto de Renda Pessoa Física – IRPF.

📋 Extrato do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço – FGTS.

📋 Carnê do Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU ou IPVA.

Não será aceito como comprovante de endereço qualquer conta, fatura ou documento que não esteja no nome da pessoa solicitante.

E se não tenho nenhum desses comprovantes?

No caso que o usuário não tenha nenhum um comprovante de endereço em seu nome, não se preocupe tem solução, procure a Unidade de Saúde da Família (USF) onde já está cadastrado e peça que emitam uma declaração de residência.

Como atualizar cartão do SUS?

Como atualizar cartão do sus
Mudou de endereço? Se a resposta for sim é preciso atualizar o Cartão SUS

Qualquer mudança de seus dados, como sobrenome, número de telefone, endereço deve ser realizado nos mesmos locais onde é feito o cadastro, como em um Posto de Saúde– PSF’S ou unidades de saúde da família – USF’S mais próximo de sua residência, ou se preferir procure pela Secretaria de Saúde do seu município para saber em quais locais vai conseguir atualizar seus dados.

Não se esqueça de levar os documentos que comprovem as alterações como por exemplo, certidão de casamento em caso de mudança de nome ou comprovante de endereço em caso de alteração do local de residência.

Vale ressaltar que não é preciso emitir um novo cartão por isso, e nem trocar o número do CNS por esse motivo. O ideal é que essas alterações sejam feitas no mesmo local onde você fez o cadastro no SUS.

Tem como atualizar o cartão do sus pela internet?

Por conta da pandemia mundial atualmente a Secretaria Municipal da Saúde de Salvador disponibilizou um formulário online para atualizar o registro no SUS de todos seus usuários.

Infelizmente não dá para modificar suas informações pessoais pela internet, você só consegue verificar seus dados de cadastro pelo Portal Conecte SUS, mas caso haja necessidade de mudanças os dados precisam ser verificados por um atendente em um posto.

Muitas pessoas se perguntam o porquê a atualização de dados não pode ser online, a resposta é simples, existem fraudes – principalmente de comprovantes de residência e precisam ser permanentemente combatidas. As fraudes no SUS causam mais filas de espera e alongam a espera por atendimentos na rede de saúde.

Verificando os dados através do Conecte SUS Cidadão

1º Passo: Entre no ConecteSUS através desse link, e clique em “Entrar com Gov.br“.

2º Passo: Você será redirecionado para uma conta de acesso única do Governo. É preciso colocar o seu número de CPF, em seguida a senha de cadastro (ou realizar o seu cadastro caso ainda não tenha feito no novo portal).

Como baixar o cartão SUS pela internet?

4º Passo:  Se ao informar seu CPF o sistema não achar seu CPF, será necessário criar uma nova conta. Caso seja seu primeiro acesso, clique em “Crie sua conta” e siga as instruções para realizar o cadastro no portal.

3º Passo: Ao efetuar o seu login, vá até os seus dados pessoais clicando em “Meu Perfil” no lado esquerdo do Portal, logo depois verifique alguma de suas informações de cadastro.

Verificando os dados através do Conecte SUS

5º Passo: Caso verifique que existe algum erro em sua informação leve no posto um documento de identificação com foto, CPF e comprovante de residência. Após a conferência dos dados, o seu cadastro será atualizado.

Por que a atualização de dados é tão importante?

Esse recadastramento de dados é essencial para que todas as suas informações estejam corretas para qualquer problema que venha a acontecer. Isso porque a unidade de saúde pode precisar entrar em contato com você por diversos motivos, como para agendar consultas e exames, além de em casos de imprevistos ou cancelamento de alguma consulta marcada.

Essa atualização também é importante para que o Ministério da Saúde tenha o máximo de informações possíveis sobre quem utiliza o SUS para até mesmo buscar melhoras para o serviço.

cartao sus como atualizar dados

Recadasatramento no SUS obrigatório

No ano de 2016 houve um recadastramento de dados obrigatório para todos os usuários porque o sistema Cad Sus foi integrado junto à base de dados da Receita Federal.

Este recadastramento é obrigatório em cumprimento à exigência do Ministério da Saúde sobre o cadastramento do CPF, o que não havia antes para todas aquelas pessoas que têm o cartão do SUS iniciado por qualquer número, exceto o 7, pois nestes cartões o número do CPF já está inserido corretamente.

Se você não fez esse recadastramento em 2016 ou 2019 procure à Secretaria Municipal de Saúde para fazer o recadastramento.

Porque o Cartão SUS é cancelado?

No 2019 vários municípios estão fazendo um novo recadastramento de dados, aquelas pessoas que já foram chamadas e não fizeram a atualização provavelmente terão seu documento de saúde cancelado.

É preciso fazer um pente-fino do Cartão SUS cada tempo para garantir uma maior qualidade de serviço prestado no Sistema Único de Saúde.

Se o seu cartão de saúde foi desativado, saiba que não têm direito a procedimentos eletivos, como consultas, cirurgias ou exames. Somente irá ter direito a atendimento de urgência e emergência.

Mas como faz para voltar a ativar o Cartão Nacional de Saúde (CNS)? Para voltar a ter acesso a todos os serviços do SUS normalmente, será necessário fazer um novo Cartão SUS. Procure um Posto de Saúde munido de seus documentos e peça o recadastramento.

Prontinho 🤓! Agora você já sabe como atualizar o cartão SUS. Por isso, não perca tempo, verifique hoje mesmo se os seus dados estão atualizados. Procure a unidade de saúde mais próxima de você!

🥇 Em geral, nove décimos da nossa felicidade baseiam-se exclusivamente na saúde. Com ela, tudo se transforma em fonte de prazer.

Compartilhe nas redes sociais!