Skip to content

Saiba como atualizar o Cartão do SUS

Tem informações erradas no seu cartão, mudou de endereço ou número de telefone? E quer saber porque é tão importante atualizar  seus dados no registro central do SUS?

atualizar cartão do sus
Como atualizar seu Cartão do SUS

 Neste artigo, vamos explicar o que você deve fazer para atualizar a sua carteirinha do SUS.

Sistema Único de Saúde Brasileiro

SUS – Sistema Único de Saúde é um programa do Governo Federal que garante atendimentos relacionados à saúde para todos os cidadãos brasileiros gratuitamente, independente da sua classe social.

Na hora que o cidadão faz o seu, o sistema faz um cadastro com as informações de essa pessoa e cria um número único que será sua identificação em qualquer unidade de saúde pública de todo o Brasil.

Através do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), também chamado de Cartão Nacional de Saúde ou Cartão Nacional do SUS, é possível realizar diversos procedimentos de saúde, como consultas, exames, cirurgias, tratamentos para o câncer, entre outros serviços públicos, tudo isso de forma gratuita, sem pagar nada pelos serviços médicos.

Por isso, estar sempre com os dados atualizado também é muito importante. Mas você sabe como atualizar o Cartão SUS? Quais são os documentos necessários para isso?

Atualizar os dados no Cartão SUS é obrigatório?

Se você agora mora em uma nova cidade ou cadastrou informação errada você vai ter que atualizar esses dados, o recadastramento é obrigatório para todos os cidadãos que utilizam o Sistema de saúde publico.

É preciso que todos os cidadãos que utilizem o SUS estejam com seus dados corretamente informados.

Essa medida é precisa porque houve duplicidade de cadastros de mesmos usuários no Sistema do SUS.

Isso porque houve pessoas que fizeram o cadastro em várias cidades diferentes, criando essa multiplicidade e assim, gerando conflito de informações. Houve também casos de informações incompletas ou erros de digitação dos dados.

Com o objetivo de corrigir esses erros e outros, o Ministério da Saúde determinou que fosse feito um recadastramento em todo o país, de todas as pessoas.

Mas não só por isso,  é muito importante ter os dados de contato sempre atualizados para que o SUS consiga entrar em contato por conta da mudança de uma data de um exame ou uma consulta.

Quais são os documentos necessários para atualizar Cartão SUS?

Para fazer a atualização do Cartão SUS, é preciso levar os seguintes documentos:

  • Carteira de Identidade
  • CPF
  • Comprovante de Residência

Como atualizar cartão do SUS?

Qualquer mudança de seus dados, como sobrenome, número de telefone, endereço deve ser realizado nos mesmos locais onde é feito o cadastro, como em um Posto de Saúde– PSF’S ou unidades de saúde da família – USF’S mais próximo de sua residencia, ou se preferir procure pela Secretaria de Saúde do seu município para saber em quais locais vai conseguir atualizar seus dados.

Tem como atualizar o cartão do sus pela internet?

Infelizmente não dá para modificar suas informações pela internet,  você só consegue verificar seus dados de cadastro pelo Portal do Cidadão, mas caso haja necesidade de mudanças os dados precisam ser verificados por um atendente em um posto.

1º Passo: Entre no Portal do Cidadão através desse link.

2º Passo: Do lado direito da tela, na guia “Cidadão”, preencha com o seu número do Cartão e Senha de Acesso. Caso seja seu primeiro Acesso, clique em “Primeiro Acesso, clique aqui para instruções.” e siga as instruções para realizar o cadastro no portal.

3º Passo: Ao efetuar o seu login, vá até os seus dados pessoais, verifique a informação.

5º Passo: Caso verifique que existe algum erro em sua informação leve no posto um documento de identificação com foto, CPF e comprovante de residência. Após a conferência dos dados, o seu cadastro será atualizado.

cartao sus como atualizar dados

Por que a atualização de dados é tão importante?

Esse recadastramento de dados é essencial para que todas as suas informações estejam corretas para qualquer problema que venha a acontecer.

Essa atualização também é importante para que o Ministério da Saúde tenha o máximo de informações possíveis sobre quem utiliza o SUS para até mesmo buscar melhoras para o serviço.

Prontinho 🤓! Agora você já sabe como atualizar o cartão SUS. Por isso, não perca tempo, verifique hoje mesmo se os seus dados estão atualizados. Procure a unidade de saúde mais próxima de você!

👇 Avalie:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (5 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...