Skip to content

Cirurgia de Catarata pelo SUS: Veja onde e como fazer a operação no 2019!

Você sabe o que é uma catarata e como fazer o tratamento para essa doença?  Sabe como solicitar a cirurgia de catarata pelo SUS 2019? Ou se pelo menos você pode ter direito a cirurgia?

como é feita a cirurgia de catarata pelo sus
Tudo sobre a cirurgia de Catarata pelo SUS!

Neste artigo, vamos explicar sobre tudo isso e muito mais! Por isso, fique atento e leia até o final! Vamos lá? 🙂

O que é a catarata?

A catarata é uma doença que altera o cristalino, que é uma lente dos olhos que fica atrás da íris e é responsável pelo foco da imagem que vemos.

Essa lente costuma ser transparente e clara, mas com o tempo pode ocorrer o aparecimento da catarata e assim, ela se tornar mais opaca, impedindo assim a passagem dos raios luminosos que formam as imagens no fundo do olho.

como fazer cirurgia de catarata pelo SUS

Assim, com o tempo e a idade avançando, é natural o envelhecimento do organismo e assim surgir a catarata, que atua de forma progressiva e reduz a visão ao longo do tempo. Por isso, costuma ser uma doença que atinge aos mais idosos, 1 de cada três idosos sofre de catarata.

👀 Você sabia que a catarata é a responsável por 51% dos casos de cegueira no mundo?

Como tratar a catarata?

Infelizmente, não há óculos, gotas ou remédios que possam eliminar a doença, por isso, a melhor opção para tratar a catarata é através da cirurgia.

É importante que o tratamento seja feito o quanto antes, pois há muitos casos de cegueira por consequência dessa doença. Mas á válido ressaltar que a perda de visão também reversível com a cirurgia.

Como é o procedimento da cirurgia de catarata?

Não é necessário internação para fazer a cirurgia de catarata, podendo ser feita em centros especializados. Ela é simples, mas como qualquer outro tipo de cirurgia, pode haver complicações.

Por isso, é essencial ter atenção com o profissional escolhido e que os procedimentos sejam feitos de forma segura. Assim, deve se procurar um médico especialista que esteja apto para realização da cirurgia.

O tempo da cirurgia pode variar de pessoa para pessoa, mas em geral, costuma durar 20 minutos e o paciente recebe alta logo em seguida, podendo ir para casa.

Na maioria das vezes, é feita somente com sedação leve e/ou colírios, salvo exceções onde o paciente tenha contraindicação de saúde e precise de outro tipo de anestesia.

Como é feita a cirurgia de catarata?

A cirurgia é feita com utilização de laser e facoemulsificação. Enquanto o laser faz as incisões no olho e ruptura, a facoemulsificação faz a remoção da catarata.

catarata sus

As incisões são feiras com um laser nos olhos, e assim, é inserida nessa ruptura um tipo de cânula no globo ocular, que é ligada a um equipamento que dilui a catarata.

Após isso, por meio da incisão é implantada uma lente intraocular, que pode variar de pessoa para pessoa de acordo com suas necessidades. A lente definida pode ser:

  • Lente intraocular monofocal não-tórica
  • Lente intraocular monofocaltórica
  • Lente intraocular multifocal tórica
  • Lente intraocular multifocal não-tórica
  • Lente intraocular multifocal acomodativa

O paciente fica deitado durante o procedimento, e é usado um microscópio para visualizar a cirurgia.

Com a cirurgia feita, o paciente deve estar com um curativo no olho operado. Esse curativo pode ser feito com tampão de acrílico, gaze ou outros, dependendo da técnica usada. É indicado que o paciente use colírios por um período.

Cuidados após a cirurgia

Após a realização da cirurgia, é indicado que o paciente fique sentado em local confortável.

Geralmente, a visão volta ao normal em algumas horas, e assim, em poucos dias o paciente pode voltar as suas atividades normais.

É válido lembrar que nos primeiros dias, o paciente não pode praticar atividades de risco ou de alto impacto, como esportes, exercícios físicos intensos ou até mesmo dirigir.

Em relação aos olhos, os cuidados a serem tomados são não coçar, não esfregar e não dormir sobre o olho operado nos primeiros dias após a operação.

Quem tem direito a fazer a cirurgia de catarata pelo SUS?

Desde 2004 o Ministério da Saúde a Política Nacional de Cirurgias Eletivas disponibilizou a cirurgia pelo Sistema Único de Saúde.

Hoje em dia todas as pessoas com catarata podem fazer a cirurgia de catarata pelo SUS. Porém, é válido lembrar que antes é necessária uma avaliação do oftalmologista, que poderá solicitar exames como:

  • Exames cardiológicos
  • Exames de sangue
  • Exame para cálculo da lente intraocular a ser implantada
  • Acuidade visual e fundo do olho
  • Pressão Intraocular
  • Ultrassonografia do globo ocular
  • Topografia córnea

Como conseguir fazer uma cirurgia de catarata pelo SUS?

Por ser uma doença que não possui prevenção e por prejudicar a visão, a cirurgia de catarata pode ser feita pelo SUS gratuitamente, que então fica responsável pelas despesas do procedimento.

Para solicitar essa cirurgia, procure uma USF – Unidade de Saúde da Família mais próxima de sua casa com seu cartão do SUS e solicite uma consulta com o médico. Antes de ser consultado por um oftalmologista o clínico geral irá avaliar o problema e caso necessario irá encaminhar para o especialista oftalmologista para dar continuidade ao atendimento.

cirurgia de catarata pelo sus 2019

Na consulta, apresente seus sintomas e o interesse de passar pela cirurgia. O médico avaliará a situação, e caso aprovado, ele solicitará os exames necessários e encaminhará você para a o agendamento, que estará sujeito a fila de espera do SUS.

Somente aqueles pacientes que o oftalmologista do SUS ateste a necessidade da intervenção cirúrgica iram passar para a fila de espera.

Qual é o tempo de espera para a cirurgia?

Infelizmente devido ao alto número de solicitações para a operação, a fila de espera é muito longa e fora isso, a situação pode variar da cidade e do estado, conseguir fazer a cirurgia pode levar até anos. Por isso seja paciente.

Importante: Se o problema de catarata for um caso muito grave ou emergencial, provavelmente terá que entrar com uma ação judicial para agilizar a cirurgia.

Que hospitais que fazem cirurgia de catarata pelo sus?

Isso vai depender do Estado no qual more cada pessoa. Mas é só pedir mais informação em um posto do Ministério da Saúde de sua cidade ou procurar por um UBS perto de sua residência. Por exemplo na cidade do Rio de Janeiro os hospitais que fazem cirurgia de catarata pelo SUS são:

  • HU Gafrée e Guinle
  • Hospital de Piedade
  • Policlínica Piquet Carneiro
  • Hosp. N. S. da Saúde
  • Oculistas Associados
  • Centro Médico Dark
  • CAME
  • Hospital da Ipanema
  • Hospital dos Servidores
  • Hospital Cardoso Fontes
  • Hospital da Lagoa
  • HU Clementino Fraga Filho
  • Hospital de Bonsucesso
  • Hospital Universitário Pedro Ernesto – UERJ
  • Instituto Municipal de Reabilitação Oscar Clark

Qual valor da cirurgia de cataratas em clinicas particulares?

Em clínicas particulares, o valor da cirurgia pode variar, custando em média R$ 3000, porém, boa parte dos planos de saúde já cubram o procedimento.

cirurgia de catarata pelo sus

Porém, também é possível fazer essa cirurgia de catarata de forma gratuita, através do SUS.

Pronto! Agora você já sabe que o Sistema Único de Saúde (SUS) realiza operações de catarata gratuitamente.

Ainda assim, cuide bem dos seus olhos e se houver algum desconforto, busque auxílio médico o quanto antes.

Esperamos que o artigo tenha esclarecido todas as suas dúvidas sobre a cirurgia de catarata pelo SUS e seu procedimento, quem tem direito, cuidados, entre outras dicas interessantes.

Caso você tenha mais dúvidas sobre a cirurgia peça mais informação ligando para o disque saúde, através do número 136. Ou caso preferir deixe o seu comentário abaixo!

O artigo foi de ajuda? Avalie 5⭐️:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Compartilhe nas redes sociais!

Como imprimir cartão do SUS online ➡️Imprimir Cartão Sus
+