Skip to content

Como marcar consulta com Ortopedista pelo SUS?

Você está se perguntando como agendar uma consulta com um médico Ortopedista pelo SUS? Descubra todos os detalhes a seguir!

O ortopedista é o médico responsável por tratar lesões no aparelho locomotor, como, os ossos, ligamentos, tendões, músculos e articulações. Sendo assim, qualquer tipo de problema que você possa vir a ter nessas regiões é fundamental que procure um médico ortopedista para iniciar quanto antes o seu tratamento.

No entanto, sabemos que muitas pessoas ainda não possuem um plano de saúde, e muito menos a condição de serem atendimentos no particular. Por isso, a seguir você irá descobrir tudo o trabalho do ortopedista por meio do SUS e aprenderá a agendar a sua consulta com ortopedista gratuito. Confira!

como um ortopedista pode ajudar?
Como marcar consulta no ortopedista pelo SUS?

Porque é importante se consultar com um médico ortopedista?

A ortopedia é uma área bastante conhecida entre os brasileiros. Isso se dá pelo fato de muitas pessoas necessitarem desse campo, afinal, aposto que você conhece alguém que já sofreu alguma lesão, uma fratura, uma tendinite, ou coisa do tipo.

No entanto, a importância de estar em dia com essa área, vai muito além de procurar o profissional apenas depois que o problema acontece. Se consultar com um ortopedista possui três principais objetivos. São eles, prevenção, tratamento e claro, recuperação.

Assim, a qualquer problema observado nesse campo, procure o médico quanto antes. Não pense apenas em marcar uma consulta quanto o problema já tiver tomado uma proporção enorme. Pensando assim, você poderá inciar um trabalho de prevenção que evitará grandes transtornos no futuro.

Por ser ainda uma área muito comum é natural que você tenha muitas opções para se diagnosticar. Isso é ótimo, não é mesmo? Sendo assim, se está com qualquer problema nessa área, não perca mais tempo e busque ainda hoje a ajuda de um bom profissional.

Ortopedia e Fisioterapia são a mesma coisa?

É natural que algumas pessoas confundam as funções desses dois profissionais, no entanto, é preciso deixar claro que ortopedia e fisioterapia não são a mesma coisa.

Ambas as áreas se complementam, mais cada profissional exerce uma função distinta, até porque sua área de estudo é bem diferente. Um ortopedista precisa inicialmente fazer a faculdade de medicina e depois se especializar em ortopedia. Enquanto o fisioterapeuta precisa fazer a faculdade de fisioterapia.

Sendo assim, saiba que a fisioterapia atua em casos de lesões de diferentes aspectos, com sessões nas quais o paciente passa por uma espécie de reabilitação, reaprendendo a mover seus ligamentos, músculos, etc.

Já o tratamento com um ortopedista inclui ainda medicamentos, utilização de pinos, cirurgias, entre outras coisas. É comum que ao passar por um ortopedista ele te encaminhe em seguida para realizar sessões de fisioterapia.

Onde são realizados os atendimentos para Ortopedia pelo SUS gratuitos?

Os atendimentos para ortopedia através do SUS são realizados normalmente em hospitais da rede pública ou em clínicas parceiras.

Você pode ter mais informações a respeito disso na Unidade Básica de Saúde mais próxima da sua sua casa. Lá eles poderão te encaminhar para o local correto, pois, os atendimentos podem variar de estado para estado. Em alguns te encaminharão para UPA, outros para o hospital credenciado e alguns para a clínica parceira.

Alguns locais ainda possuem o serviço de emergência ortopédica através do SUS, como é o caso do Hospital Maria Lucinda, localizado em Parnamirim. A unidade foi inaugurada em 2009 e possui a capacidade de atender até 100 pacientes por dia.

Sendo assim, você precisa verificar em sua cidade como é feito e disponibilizado o atendimentos ortopédicos pelo Sistema Único de Saúde.

Quais são os tratamentos ortopédicos realizados pelo SUS?

que tipo de tratamento os ortopedistas do sus realizam?

Os tratamentos ortopédicos realizados pelo SUS gratuitamente podem variar de cidade para cidade, ou de hospital para hospital, afinal, os tratamentos dependem da estrutura e dos profissionais disponibilizados pelo local.

Entretanto, de maneira geral os procedimentos cobertos pelo SUS nessa área são:

  • Joelho;
  • Coluna;
  • Afecções Paralíticas;
  • Reumatologia;
  • Quadril adulto;
  • Pé infantil;
  • Ortopedia infantil;
  • Ombro e cotovelo;
  • Mão e microcirurgia;
  • Doenças Ostemobetabólicas;
  • Artroplastia;
  • Traumatologia;
  • Reconstrução;
  • Próteses;
  • Pé e tornozelo;
  • Oncologia Ortopédica;
  • Medicina do Esporte;

Além disso, vale ressaltar que o SUS também cobre alguns exames no setor, como, por exemplo:

  • Medicina nuclear;
  • Ressonância magnética;
  • Densitometria óssea;
  • Tomografia computadorizada;
  • Radio x, entre outros.

Como obter atendimento do ortopedista pelo SUS

O Ministério da Saúde, através do SUS, disponibiliza aos brasileiros diferentes tipos de exames e tratamentos para fins ortopédicos. Tudo é realizado sem nenhum tipo de custo para o paciente. Ele pode receber tanto o acompanhamento para doenças crônicas, quanto tratamento para problemas ortopédicos ocorridos devido a algum acidente.

Os atendimentos podem ocorrer em clínicas que tenha parceria com o Governo Federal, ou até mesmo em hospitais públicos. Lembrando que antes é necessário fazer a marcação da sua consulta.

como conseguir ortopedista pelo sus

Emergência ortopédica SUS: como funciona?

Para emergências ortopédicas, o paciente pode se dirigir diretamente ao setor de ortopedia/traumatologia de uma unidade hospitalar ou UBS sem agendamento pelo SUS. Dependendo da gravidade da lesão do paciente, poderá entrar em contato com a central SAMU para traslado até um centro especializado.

Uma vez no setor de ortopedia/traumatologia da unidade hospitalar ,o tempo de atendimento de urgência é relativo, tudo varia em função da gravidade clínica do paciente, sendo assim, avaliando e identificando os pacientes que necessitam de atendimento prioritário.

É difícil conseguir atendimento do ortopedista pelo SUS?

A fila do SUS pode variar dependendo da região, no entanto, segundo especialistas, em algumas localidade a fila para um atendimento com ortopedista chega a 10 mil pacientes.

Computando essa quantia de pessoas em um período, os especialistas calculam que a espera pelo atendimento pode chegar até a um ano.

Segundo dados divulgados pelo IBGG em 2019, 7 a cada 10 brasileiros dependem do Sistema Único de Saúde, o que corresponde a cerca de 150 milhões de pessoas.

Como marcar uma consulta com ortopedista pelo SUS

Antes de entender mais a fundo como você pode marcar uma consulta com um ortopedista através do Sistema Único de Saúde, é importante que leve em consideração alguns pontos.

👉 IMPORTANTE: Muitos pacientes já relataram que antes de conseguir agendar a sua consulta com esse especialista, foi necessário marcar antes uma consulta com o médico geral do SUS. Por isso, fique atento caso isso também seja necessário com você.

É fundamental para conseguir sua consulta ter em mãos o seu cartão do SUS. Caso você ainda não tenha um, fique tranquilo, pois, é muito fácil de fazer. Nesse link você encontrará todas as informações necessárias para obter o seu: cartão do SUS. 

Com o cartão SUS é possível se consultar com os mais diversos tipos de profissionais da área da saúde, além de poder realizar exames de sangue, urina, fazer seu pré-natal, inúmeros tipos de tratamentos, entre muitos outros serviços, até mesmo transplantes. Sendo assim, entenda que para utilizar qualquer serviço do SUS é imprescindível que tenha seu cartão em dia.

Além disso, você precisa saber que antes de passar pelo ortopedista você passará primeiro por um clínico geral, que irá avaliar seu caso e na sequência te encaminhar para o ortopedista. Sabendo disso, compreenda que  marcar a consulta através do SUS, existem três principais formas, são elas, online, presencial ou por telefone.

Como marcar uma consulta com ortopedista através do SUS de maneira online

De maneira online, é possível realizar a consulta através do site ou do aplicativo do Conecte SUS. Esse se trata de uma plataforma do governo que possui todos os dados de atendimento, vacinas e histórico dos pacientes. Isso permite agilizar o atendimento dentro da rede pública.

  1. Primeiramente será necessário que você faça uma conta no site gov.br.
  2. Em seguida, baixe o aplicativo Conecte SUS, que está disponível tanto para Android, quanto para iOS.
  3. Para acessar, será preciso fazer seu login com a sua conta no portal gov.br.
  4. Na sequência, permita o acesso aos seus dados e leia os termos de uso.
  5. Feito isso, você terá acesso a um campo chamado “agendamento”, onde será possível definir a data e o local de seu atendimento.

Vale ressaltar que se não houver unidade de saúde cadastrada, as mesmas não irão aparecer, o que impossibilitará o seu agendamento. Nesse caso, você precisará solicitar o cadastro dos seus dados na Rede Nacional de Dados em Saúde. Esse procedimento pode ser feito no Posto de Saúde de sua localidade.

Como marcar uma consulta com ortopedista através do SUS pelo telefone

Muitas pessoas têm dificuldade com tecnologia. Se esse for o seu caso, fique tranquilo, pois, será possível agenda sua consulta pelo telefone. Nesse caso, será necessário que você ligue para o posto de saúde no qual você pretende receber atendimento. Além disso, você também possui a opção de ligar para o número 136 no Disque Saúde.

A ligação para o Disque Saúde não possui custo e por lá o atendimento ocorre 24 horas. No entanto, se você deseja falar com um atendimento humano, ao invés de um robô, nesse caso o atendimento ocorre de segunda a sexta-feira das o7h às 22h.

Se tiver dificuldades para ser atendido pelo Disque Saúde, é recomendado que tente contato diretamente com o hospital ou clinica na qual deseja realizar seu procedimento.

Como marcar uma consulta com ortopedista através do SUS de maneira presencial

Caso tenha problemas para marcar sua consulta pelo telefone ou de maneira online, você terá que se dirigir até o hospital, posto de saúde ou clínica na qual deseja realizar o procedimento. Ao chegar lá, deverá solicitar a marcação de sua consulta para alguns dos atendentes.

Caso não saiba o endereço, é muito simples de descobrir. Coloque o nome do hospital no Google e encontrará todos os dados que for necessário, de maneira rápida e simples.

como obter consulta com ortopedista gratuito

Agora você já sabe como conseguir marcar uma consulta com o ortopedista pelo SUS!

Esperamos que este artigo tenha esclarecido todas as suas dúvidas sobre o estrabismo e procedimento de correção pelo SUS. Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário!

Compartilhe nas redes sociais!

Voltar ao topo