Skip to content

Vacina contra sarampo pelo SUS: O que é, sintomas, quem deve tomar!

O sarampo é uma doença antiga e marca um período histórico onde quase todas as crianças eram atingidas pela doença. A taxa de mortalidade para a doença era muito alta.

Mas tudo mudou quando a vacina contra o sarampo conseguiu ser desenvolvida com sucesso e nos dias de hoje é preciso que ela faça parte do cronograma de vacina como forma de proteção e prevenção da doença, que ainda em 2020, pode matar sem tal proteção.

quais sao os sintomas do sarampo

Em nosso artigo de hoje você vai conhecer todos os detalhes sobre a vacina do sarampo. Confira tudo o que tem que saber!

O que é sarampo e quais são os sintomas?

O sarampo é uma doença de caráter infeccioso e grave, o vírus que causa a doença pode ser fatal, como mencionado na introdução do artigo.

Entre os sintomas do sarampo podemos mencionar febre, tosse, diarreia, mal-estar, irritação nos olhos e dias depois, o aparecimento de manchas vermelhas pelo corpo.

A forma mais efetiva de evitar o sarampo é através da vacina.

O sarampo coça?

Ao contrário de outras doenças como a catapora ou a rubéola, as manchas do sarampo não causam coceira na pele.

Como é transmitido?

O vírus é transmitido quando o doente tosse, fala, espirra ou mesmo respira perto de alguém que está saudável, a pessoa pode sentir os primeiros sintomas cerca de 3 a 5 dias depois de tal contato.

Como se proteger?

A melhor maneira de se proteger é com a vacina contra o sarampo, a papeira e a rubéola (também chamada vacina MMR ou tríplice viral).

A vacina de sarampo é aplicada no braço e no Brasil ela faz parte da chamada tríplice viral, que além de proteger contra o sarampo atua na prevenção de rubéola e caxumba.

A tríplice viral é uma vacina efetiva no Brasil e por isso todas as doenças citadas foram praticamente erradicas, é importante que todos os pais e responsáveis continuem vacinando seus filhos como recomenda as organizações de saúde.

Quem deve tomar a vacina do sarampo e quando?

A primeira dose da vacina deve ser aplicada aos 12 meses e a segunda aos 15 meses, essa é a recomendação mais efetiva. Porém, as pessoas que não se vacinaram quando bebê devem procurar essa vacina em qualquer momento da vida.

Adultos com até 29 anos de idade podem se vacinar em duas doses. A partir dos 30 anos de idade a dose administrada é única.

Pessoas com mais de 50 anos podem tomar, porém, não é o público alvo já que provavelmente estão imunes a doença.

Quem tem direito a tomar a vacina gratuitamente pelo SUS?

As doses para bebês de 12 a 15 meses de idade são oferecidas de forma gratuita pelo SUS, essa é a população alvo do programa de vacinação da doença.

Contudo, os jovens que não tomaram quando criança também possuem o direito da vacina pelo SUS.

Preço da vacina sarampo na rede privada

Mesmo pessoas de qualquer idade podendo se vacinar de forma gratuita pelo SUS contra o sarampo, os laboratórios particulares perceberam um aumento na procura desse tipo de vacina, principalmente por pequenos surtos em algumas regiões do Brasil nos últimos anos e falta de stock nos Postos de Saúde.

O preço depende de diversas variáveis, sendo que a cidade onde a pessoa mora é o que mais influencia no valor final. A vacina pode chegar a custar R$ 120.

Qual vacina de sarampo SUS fornece? Cartão de vacina SUS

Como mencionado anteriormente, no Brasil a vacina do sarampo está na tríplice viral (MMR), que protege também contra rubéola e caxumba.

O cartão de vacina SUS é importante para que a vacina seja devidamente registrada, essa é a forma mais efetiva dos profissionais saberem que a criança tomou a vacina no período certo.

Em adultos, serve para certificar se a tríplice foi tomada corretamente e em alguns casos, pode servir para que a prevenção seja feita e a pessoa tome a vacina.

Portanto, tenha sempre o seu cartão de vacina SUS atualizado, para sua segurança e para evitar desperdícios dos recursos de saúde, já que cartões perdidos ou desatualizados implicam em tomar todas as doses.

Como solicitar a vacina pelo SUS?

Para crianças a partir de 12 meses a vacina está disponível em todos os postos de saúde, a mãe só precisa chegar no mais próximo de sua casa junto com o cartão de vacinação da criança.

Ou seja, não é preciso fazer nenhum tipo de solicitação.

Em casos de jovens adultos que não tomaram a vacina contra criança o ideal é esperar pelas campanhas de vacinação, diversas cidades fazem todos os anos com um dia específico.

Outra possibilidade é ir até o posto de saúde mais próximo da sua casa e saber sobre a disponibilidade da dose fora de tais campanhas de vacinação.

Para a vacinação é interessante ter o seu Cartão do SUS, ele pode ser feito em qualquer posto de saúde e você tem todos os benefícios que o Sistema Universal de Saúde pode oferecer.

Existem contraindicações?

Sim, existem algumas contraindicações da vacina de sarampo. Mulheres grávidas não devem tomar durante esse período e pessoas com reações a primeira dose da vacina.

Além disso, indivíduos que apresentam febre no dia da vacinação devem esperar o quadro desaparecer para a vacina ser aplicada com mais segurança.

Os imunodeficientes não devem tomar a vacina, exceto em casos considerados especiais.

A campanha de vacinação é muito importante e não protege somente sua vida, mas de diversas pessoas ao seu redor.

Quem já tomou vacina contra sarampo precisa tomar de novo?

Não. As duas doses da vacina tríplice viral, estipuladas no calendário de vacinação proporcionam protecção vitalícia.

Tem dúvidas, críticas ou sugestões sobre nossa matéria? Deixe um comentário ns formulários abaixo e entraremos em contato o mais rápido possível.

O artigo foi de ajuda? Avalie 5⭐️:
[ratings]
Compartilhe nas redes sociais!

Voltar ao topo