Skip to content

Agenda Fácil SUS: O que é, como funciona e tudo o que você tem que saber!

Você já conhece o Agenda Fácil SUS? Este é um aplicativo que facilita muito o dia a dia dos usuários do SUS para agendar, confirmar e cancelar consultas e seus exames! Quer saber mais sobre ele? Então leia este artigo até o fim!

O que é o Agenda Fácil SUS?

Como fazer agendamento pelo SUS em SP

O Agenda Fácil é um aplicativo gratuito criado pela PRODAM e lançado pela Prefeitura de São Paulo, que tem como objetivo facilitar que o usuário do SUS agende, confirme e cancele exames e consultas através do seu celular.

Esse aplicativo teve seu início em 2017 abrangendo somente alguns bairros de São Paulo, mas atualmente já abrande toda a rede municipal de saúde da cidade.

Agora marcar uma consulta, exame  ou cancelar seu atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade de São Paulo ficou mais simples! Já não é mais preciso perder tempo em se se deslocar até o hospital ou UBS onde tem aquela especialidade que você procura.

Quem pode usar o Agenda Fácil e como se cadastrar?

Todos os pacientes de São Paulo que são usuários do SUS em alguma das UBS que faz parte do programa pode usar o Agenda Fácil SUS.

Para se cadastrar, é preciso que o usuário tenha um celular iOS ou Android e conexão com internet.

Após baixar o aplicativo no Apple Store ou Google Play, o usuário deve retirar o Código Autorizador na UBS mais próxima de seu trabalho ou casa para poder se cadastrar e fazer o primeiro acesso. Utilize o Sistema de Localização de Estabelecimentos de Saúde da Rede SUS do Município de São Paulo, para pesquisar a UBS mais próxima utilize o Busca Saúde.

É válido lembrar que não é possível se cadastrar em mais de uma UBS.

Em função da pandemia de coronovírus (covid-19), os estabelecimentos de saúde do município de São Paulo tiveram seus atendimentos parcialmente suspensos (Portaria SMS nº154/2020), refletindo assim, nas funcionalidades “agendar” e “confirmar agendamento” do Agenda Fácil. No entanto, as demais aplicabilidades, como atualização de dados cadastrais e histórico de consultas seguem ativadas.

É possível usar o aplicativo Agenda Fácil para outros dependentes?

Sim, caso você tenha filhos, idoso ou outra pessoa em sua dependência que não tenha celular, você pode ir até a UBS com o Cartão do SUS dessa pessoa e comprovar que você é responsável por ela.

Assim, você recebe o Código Autorizador dela também para poder cadastra-la no aplicativo, podendo usar o mesmo celular para mais de uma pessoa, cada um com seu número de CNS, CPF e senha.

Como agendar uma consulta pelo Agenda Fácil SUS

Agora que você já baixou e instalou o aplicativo em seu aparelho celular e tem o código autorizador chegou a hora de se cadastrar para realizar seus agendamentos.

  1. Assim que abrir o aplicativo pela primeira vez o aplicativo clique no botão de “Cadastrar”.
  2. A continuação digite sua conta de e-mail, sua data de nascimento e crie uma senha.
  3. Novamente clique no botão azul “Cadastrar”.
  4. Faça o seu login com a senha e seu Cartão do SUS ou CPF e clique no botão azul “Entrar”.
  5. Dentro das opções do aplicativo clicar na opção “novo agendamento”.
  6. Escolha uma das especialidades ou dos tipos de exame para seu agendamento.
  7. Para consultar sua consultas agendadas clique em “Agenda Ativa”.

Outras pessoas que eu não quero pode acessar meus agendamentos?

Ao fazer o cadastro e acesso, você deverá criar uma senha, portanto, se você cuidar bem da sua senha e mantê-la em sigilo, outras pessoas não poderão acessar seus agendamentos.

CNS Virtual

 Agora dentro do aplicativo Agenda Fácil irá ter o seu cartão SUS virtual. Assim, em casos de esquecimento, você sempre irá ter ele consigo.

O que é possível fazer no Aplicativo Agenda Fácil?

Nesse aplicativo, você pode fazer muitas coisas, entre elas:

  • Consultar seus agendamentos e pré-agendamentos para procedimentos, consultas e exames.
  • Fazer a confirmação dos pré-agendamentos automaticamente, podendo alterar caso a data marcada não seja possível, conforme houver outro dia e horário disponível.
  • Fazer o cancelamento de agendamentos quando não puder estar presente na consulta, exame ou outros procedimentos e procurar e tentar um encaixe nos próximos 15 dias.
  • Pode solicitar consulta que estão entre os serviços da UBS.
  • Acompanhamento em filas de espera.

É preciso passar na UBS após agendar procedimento no Agenda Fácil?

Não. O aplicativo mostra se há a autorização para o procedimento, não precisando mais ter o papel. Além disso, ele também mostra o Preparo necessário para o procedimento. Portanto, basta seguir as orientações que tiver no aplicativo e ir diretamente a Unidade de saúde, no local, data e horário agendado. Só não esqueça de levar o papel da REFERENCIA que antes o médico solicitante te preparou.

Pronto! Agora você já sabe sobre o AGENDA FÁCIL SUS e como ele funciona! Caso tenha algúm problema com o aplicativo entre em contato com o suporte agendafacil@prefeitura.sp.gov.br.

Referencia das info: Fonte

O artigo foi de ajuda? Avalie 5⭐️:
[ratings]
Compartilhe nas redes sociais!

Voltar ao topo