Skip to content

Como conseguir Psiquiatra pelo SUS

Sem dinheiro para fazer terapia? Ouviu dizer que existe a possibilidade de agendar uma consulta com psiquiatra pelo SUS e fazer todo o seu tratamento pela rede pública, e agora gostaria de procurar esse especialista, pois, tem achado que anda precisando de terapia? Fique tranquilo, afinal, isso realmente é verdade. Descubra a seguir a maneira correta de conseguir ajuda psicológica gratuita! Veja!

Como faço para conseguir Psiquiatra pelo SUS
Como obter ajuda psicológica gratuita: Psiquiatra pelo SUS

Nos dias atuais tem sido cada vez mais comum  pessoas sentirem a necessidade de iniciar uma terapia com um profissional especializado. No entanto, muitos deixam de ir ao psiquiatra ou ao psicólogo por não terem condições financeiras para pagar uma consulta ou até mesmo um tratamento de longo prazo no sistema particular.

Entretanto, o que algumas pessoas não sabem e que o Sistema Único de Saúde brasileiro oferece desde a consulta inicial, passando pelo tratamento, e até medicamentos, em caso de necessidade. Entenda como funciona esse tratamento psiquiatra de graça oferecido pelo SUS e claro, o que você deve fazer para conseguir ter acesso a esse tratamento grátis.

O que é um Psiquiatra?

O psiquiatra é um médico especializado no setor de psiquiatria. Esse profissional é responsável por diagnosticar, tratar e prevenir transtornos, tanto mentais, quanto de comportamento. Algumas das doenças mentais que são tratadas por essa área da medicina são, depressão, esquizofrenia, ansiedade, transtorno obsessivo compulsivo (TOC), demência, transtorno bipolar , transtorno de personalidade entre outras.

Para definir um diagnóstico, o psiquiatra analisa o paciente de maneira completa, levando em consideração diferentes aspectos de sua personalidade e comportamento, como um todo. Os psiquiatras costumam ainda trabalhar em conjuntos com profissionais de outras áreas, como os neurologistas e os psicólogos.

Para o tratamento  de cada transtorno, o psiquiatra pode optar desde medicamentos até terapias, ou até mesmo, a junção das duas coisas. Isso irá depender da situação específica de cada paciente.

Quando ir ao Psiquiatra?

Quando devo ir ir ao Psiquiatra?

Primeiramente, é importante que você entenda que isso não é motivo de vergonha para ninguém. Se sentir que está precisando de um auxílio profissional, não hesite em pedir ajudar. Afinal, saúde mental não é brincadeira, e para ter uma vida leve e saudável é fundamental que ela esteja estável e sob controle.

Você deve se consultar com um psiquiatra se estiver com sintomas de transtornos mentais, como ansiedade, distúrbios de sono ou depressão. Problemas de vícios em drogas ou bebidas também são um motivo para procurar ajuda profissional.

Casos mais graves, como tentativa de suicídio ou depressão grave, também são razões para marcar uma consulta com um psiquiatra o mais rápido possível. Por fim, se perceber qualquer tipo de transtorno mental, não pense duas vezes e procure por ajuda.

Infelizmente, casos de doenças psiquiátricas vem aumentando nos últimos tempos, por isso, procurar por uma ajuda especializada é um passo fundamental para diminuir os efeitos e evitar que o problema cresça cada vez mais.

🌎 Você sabia que de acordo com a OMS, as principais doenças desse século são a ansiedade e depressão? E ambas são tratadas com o acompanhamento de um psiquiatra

Quem tem direito a um Psiquiatra pelo SUS?

Qualquer pessoa que sofra de algum transtorno ou distúrbio mental tem direito de buscar tratamento com um psiquiatra gratuito através do Sistema Único de Saúde brasileiro.

Sendo assim, se você percebeu qualquer tipo de transtorno mental em seu comportamento, não perca tempo e procure por atendimento quanto antes.

Como conseguir tratamento psiquiátrico através do SUS? Psiquiatra pelo SUS

Muitas pessoas não sabem, mas o Sistema Único de Saúde oferece tratamento psiquiátrico totalmente gratuito. Agora você deve estar se perguntando como conseguir acesso a isso, não é mesmo? Saiba que é bem simples. Para conseguir o tratamento grátis você precisará procurar pela Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da sua casa, e compartilhar com eles a sua necessidade em conseguir uma consulta e participar desse programa.

Vale ressaltar que se você ainda não dispõem da sua carteirinha de Saúde, não se preocupe. Só deve estar com seus documentos em mãos. Portanto, não esqueça de seus documentos pessoais, como RG, CPF e um comprovante de residência para obter seu documento de saúde na unidade de saúde mais próxima a sua residência.

Entretanto o importante, como marcar consulta com psiquiatra pelo SUS? Bom, isso não é tão complicado de se fazer.

Para conseguir tratamento psiquiátrico gratuito oferecido pelo SUS, primeiramente você será consultado com um clínico geral do seu posto de saúde, que em seguida finalmente te encaminhará para o psiquiatra ou para o psicólogo. O profissional de destino dependerá da sua avaliação inicial.

Com o encaminhamento do clinico geral, você terá que ir até a Secretaria de Saúde de sua cidade para marcar a consulta com o psiquiatria. Lá eles farão todo o processo e irão te informar o dia da consulta, assim como o local e o horário.

Vale lembrar ainda, que assim que se encaminhar pela primeira vez até o Posto de Saúde mais próximo, você deverá aguardar o contato dos profissionais para te passarem as próximas informações, referente ao seu acompanhamento.

Agendamento para psiquiatra pelo SUS demora?

No ano de 2020, o Projeto de Lei 4431/20 foi apresentado na Câmara com o objetivo de garantir que o Sistema Único de Saúde realize consultas agendadas em um prazo de até 15 dias. Entretanto, esse prazo poderia cair para 3 dias se o paciente fosse idoso, gestante, doente crônico ou pessoa com necessidade especial. O Projeto está em processo de tramitação e foi enviado no ano passado para a Comissão de Finanças e Tributação.

Já em relação, ao tempo de espera na fila para atendimentos psiquiátricos pelo SUS, não foram encontrados dados atualizados no momento. Mas acreditamos que como acontece com outras  especialidades no SUS, pode ser que o agendamento para o psiquiatra pelo SUS demore, porque a realidade é que nem todos os postos de saúde tem disponibilidade desse profissional, portanto, talvez seja necessário que o usuário vá para outra unidade que não seja a mais próxima de sua casa.

👉 É de suma importância que o paciente não falte na consulta agendada, pois caso isso aconteça, pode ser mais difícil conseguir um novo agendamento.

Como funciona os Centros de Atenção Psicossocial do SUS?

Dentro do Sistema Único de Saúde a população pode contar com os CAPS, que são Centro de Atenção Psicossocial, que por sua vez estão incluídos nas RAPS – Rede de Atenção Psicossocial. Essa Rede citada por último, possui o objetivo de criar e comandar ações específicas para pessoas com algum tipo de sofrimento mental.

Assim, essa Rede possui estruturas com atendimentos especializados, como por exemplo, o CAPS, que por sua vez contam com umas espécie de diferentes níveis, que traz consigo trabalhos distintos, além de variar o setor dependendo da quantidade de moradores em casa cidade.

São eles:

  • CAPS I: Criado para atender pessoas de todas faixas de idades que possuem transtornos mentais, sejam eles, graves ou contínuos. Além disso, também cuidam de pacientes que utilizam se substâncias psicoativas. O CAPS I pode ser encontrado em cidades com população menor que 15 mil habitantes;
  • CAPS II: Bem parecido com o anterior, o CAPS II também disponibiliza tratamento para pessoas de qualquer faixa etária que estejam sofrendo de distúrbios graves. A diferença é que essa unidade se encontra em localidades com população com menos de 70 mil habitantes. Assim como o CAPS I, a Unidade II também trata pacientes que utilizam de sustâncias psicoativas;
  • CAPS III: Essa unidade possui algumas diferenças das que já foram citadas anteriormente. O CAPS III recebe até 5 vagas de acolhimento noturno de pacientes. No entanto, assim como a maioria das demais unidades, ele também recebe pessoas de todas as faixas etárias, com transtornos mentais graves ou contínuos, além de também receber pacientes que utilizam se substâncias psicoativas. Como você já pode imaginar, também existe uma quantidade específica de habitantes para que uma cidade receba essa unidade, nesse caso, é de mínimo de 150 mil habitantes;
  • CAPS i: O CAPS i foi criado para cuidar especialmente de crianças e adolescentes que possuem transtornos graves ou contínuos, ou que relatam utilizam substâncias psicoativas. O CAPS i pode ser encontrado em cidades que possuem pelo menos 70 mil habitantes;
  • CAPS de Álcool e Drogas: Recebendo pacientes de todas as faixas etárias, esse CAPS é especializado em tratamentos de transtornos relacionados a vícios em bebidas ou drogas. Essa unidade pode ser encontrada em cidades com pelo menos 70 mil habitantes;
  • CAPS ad III Álcool e Drogas: Essa unida possui capacidade para atender de 8 a 12 vagas para acolhimentos noturno de pacientes. Também recebendo pessoas de todas as faixas etárias, o CAPS ad III Álcool e Drogas está presente em cidades que possuem pelo menos 150 mil habitantes.

O SUS oferece antidepressivos gratuitamente?

O SUS oferece antidepressivos gratuitamente?

A resposta é sim! Se você não possui condição de arcar com remédios como antidepressivos, fique tranquilo, pois, o Sistema Único de Saúde oferece isso de maneira gratuita.

Medicamentos como antidepressivos fluoxetina e clomipramina, antipsicótico quetiapina, antiepilético clonazepam, entre outros, são entregues em postos de saúde, ou em estabelecimentos designados pelo órgão da saúde responsável em sua cidade.

Quanto custa a consulta de um psiquiatra privado?

Agendamento para psiquiatra no SUS demora muito?

Os custos de uma consulta com um psiquiatra podem variar de acordo com a região, clínica, e até mesmo de profissional para profissional. No entanto, de maneira geral uma consulta costuma girar em torno de R$250,00.

No que diz respeito ao tratamento completo, isso também varia muito, pois, cada caso pode ter um período de tratamento diferente. Casos mais leves costumam ter um acompanhamento de dois meses, enquanto, em algumas situações o médico pode sugerir um acompanhamento mensal de longo prazo.

Psiquiatra Gratuito Online

Muitos leitores nos perguntam se existe a possibilidade de obter ajuda psiquiátrica ou psicológica online. A resposta para isso é sim.

Existem diversas iniciativas de atendimento gratuito/voluntário online alternativos ao atentadimento do psiquiatra pelo SUS tais como universidades públicas, centros de estudo ou formação de psicólogos, Organizações não-governamentais (ONGs), CVV(Centro de Valorização da Vida) e projetos voluntários que costumam oferecer atendimentos gratuitos.

Outras alternativas para receber ajuda psicológica gratuita no Brasil

Existem espalhados pelo Brasil vários serviços de ajuda psicológica além do psiquiatra pelo SUS, e com certeza, tem um bem pertinho de você, veja:

CidadeEstadoProjetoÉ grátis?Pode ser online?Como se cadastrar
Rio BrancoAcreClínica Escola de Psicologia da UninorteSimSimBasta entrar em contato pelos números (68) 3302-7044 ou (68) 3216-2400
MaceióAlagoasRede municipal de Saúde (SUS)SimNãoIr pessoalmente até o PAM Salgadinho na Rua Mizael Domingues, 241, Bloco I, Centro, Maceió; Informações: (82) 3312-5460
MaceióAlagoasAlô Saúde MentalSimSimWhatsApp de domingo a domingo das 7h às 19h: (82) 3315-1532.
MacapáAmapáAcolhimento PsicológicoSimNãoIr à recepção da UBS Rubim Aronovitch: Av. Seis de Setembro, 212, Beirol, Macapá. Solicitar atendimento ao profissional de plantão.
ManausAmazonasCentros de Atenção PsicossocialSimNãoInformações: https://semsa.manaus.am.gov.br/centro-de-atencao-psicossocial-caps/
SalvadorBahiaProjeto de Psicologia OnlineSimSimWhatsApp (71) 99696-0507 ou (71) 996525298
Todas as cidadesBahiaCentros de Atenção PsicossocialSimNãoInformações e localidades: https://bit.ly/2Qsfnph
FortalezaCearáGrupo CREARENãoSimhttps://sites.google.com/view/grupocreare/
SobralCearáEscola de Saúde Pública Visconde de SaboiasimsimEnviar mensagem direta pelo Facebook: https://www.facebook.com/espviscondedesaboia
FortalezaCearáMovimento Saúde MentalsimSimAgendamento pelo telefone ou por WhatsApp: (85) 98106-7178
FortalezaCearáCentro de Apoio Psicossocial (CAPS)SimNãoInformações: https://catalogodeservicos.fortaleza.ce.gov.br/categoria/saude/servico/321
MaceióAlagoasRede municipal de Saúde (SUS)SimNãoIr pessoalmente até o PAM Salgadinho na Rua Mizael Domingues, 241, Bloco I, Centro, Maceió; Informações: (82) 3312-5460
MaceióAlagoasAlô Saúde MentalSimSimWhatsApp de domingo a domingo das 7h às 19h: (82) 3315-1532.
MacapáAmapáAcolhimento PsicológicoSimNãoIr à recepção da UBS Rubim Aronovitch: Av. Seis de Setembro, 212, Beirol, Macapá. Solicitar atendimento ao profissional de plantão.
ManausAmazonasCentros de Atenção PsicossocialSimNãoInformações: https://semsa.manaus.am.gov.br/centro-de-atencao-psicossocial-caps/
ManausAmazonasUEA (Universidade do Estado do Amazonas)SimSim
SalvadorBahiaProjeto de Psicologia OnlineSimSimWhatsApp (71) 99696-0507 ou (71) 996525298
SalvadorBahiaServiço de Psicologia – IPS – UFBANãoSimInformações para agendamento: (71) 98522-8306 https://ips.ufba.br/diretoria/servico-de-psicologia
Todas as cidadesBahiaCentros de Atenção PsicossocialSimNãoInformações e localidades: https://bit.ly/2Qsfnph
FortalezaCearáGrupo CREARENãoSimhttps://sites.google.com/view/grupocreare/
SobralCearáEscola de Saúde Pública Visconde de SaboiaSimsimEnviar mensagam pelo Facebook: https://www.facebook.com/espviscondedesaboia
FortalezaCearáMovimento Saúde MentalSimSimAgendamento pelo telefone ou por WhatsApp: (85) 98106-7178
FortalezaCearáCentro de Apoio Psicossocial (CAPS)SimNãoInformações: https://catalogodeservicos.fortaleza.ce.gov.br/categoria/saude/servico/321
BrasíliaDistrito FederalCentros de Atenção Psicossocial (CAPS)SimNãoEm endereços dos CAPS: http://www.saude.df.gov.br/carta-de-servicos-caps/
BrasíliaDistrito FederalTerapia comunitária (UnB)SimSim
GoiâniaGoiásInstituto Olhos da Alma SãSimSimInscrições pelo WhatsApp: (62) 9.9187-5157 e E-mail: contato@olhosalma.com.br
São LuísMaranhãoCentro de Reabilitação (CER)SimNãoTelefone: (98) 3248-1151
Juiz de ForaMinas GeraisClínica Escola de Psicologia do Centro Universitário UniAcademiaSimSimAgendamentos via e-mail: clinicadepsicologia@uniacademia.edu.br ou pelo WhatsApp da instituição de ensino: (32) 99172-7515
CuritibaParanáAssociação Paranaense de Terapia FamiliarSimSimhttps://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSel6NWj90ryp7gS9DRIqf1sUVsjifHZtzvJD3t2d8BGctkE6A/viewform
CuritibaParanáTelePazSimNãoAtendimento por telefone feito das 8h às 18h, todos os dias: (41) 3350-8500
BelémParáCAPS IcoaraciSimNãoTelefone: (91) 3227-9137
BelémParáCAPS AmazôniaSimNãoTelefone: (91) 3231-2599/ 3238-0511
BelémParáCAPS RenascerSimNãoTelefone: (91) 3276-3448
BelémParáCAPS Grão ParáSimNãoTelefone: (91) 3269-6732
BelémParáCAPS MarajoaraSimNãoTelefone: (91) 32360399, E-mail: capsmarajoara@gmail.com
SantarémParáCAPS SantarémSimNãoTelefone: (93) 3523-1939
BelémParáClínica psicológica virtual da UFPASimSimAcesse: https://psicologiavirtual.ufpa.br/
GuararapesPernambucoPROJETO AcolhidaMENTESimSimhttps://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf6FaPF3SvoqL2IJXeot-E0HAw3N5usSREPZZVQLbKs-kK-5g/viewform
Todas as cidadesPernambucoAtende em CasaSimSimPor meio do site www.atendeemcasa.pe.gov.br
RecifePernambucoCentros de Atenção Psicossocial (CAPS)SimNãoEntre no site http://www2.recife.pe.gov.br/servico/servicos-de-saude-mental-caps e veja a lista das unidades disponíveis.
Todas as cidadesPernambucoNutes/UFPESimSim
Rio de JaneiroRio de JaneiroServiço de Psicologia Aplicada – UNIABEUSimNãoLigar para (21)2104-0450 e pedir para transferir 247. Fazer cadastro por telefone e marcar um Agendamento.
Rio de JaneiroRio de JaneiroClínica Social da SBPRJNãoSimInformações e inscrições: https://www.sbprj.org.br/clinica-social e WhatsApp: (21) 98492-9253
Rio de JaneiroRio de JaneiroServiço de Psicologia Aplicada – Universidade Veiga de AlmeidaNãoNãoCampus Tijuca: formulário deve ser solicitado via e-mail spa@uva.br
NatalRio Grande do NorteUNINASSAUsimsimLigar: (84) 3344-7853
Porto AlegreRio Grande do Sulatendimento de urgência e emergência em saúde mentalSimNãoInformações: https://prefeitura.poa.br/carta-de-servicos/urgencia-e-emergencia-saude-mental
Porto VelhoRondôniaClínica de psicologia da UnirSimSimWhatsApp pelo número: (69) 2182-2025
Porto VelhoRondôniaClínica de psicologia da UnislSimSimUnisl: (69) 3211-8027 – escolher opção 9 e pedir encaminhamento
Porto VelhoRondôniaClínica de psicologia da FimcaSimSimFimca: (69) 3217-8938 e (69) 3226-9589 – vagas disponíveis apenas a partir de final de maio
Porto VelhoRondôniaFundação Ana Fonseca de EpilepsiaSimNãoInformações sobre cadastro por WhatsApp: (69) 99930-6860
Boa VistaRoraimaClínica Médica Especializada Coronel MotaSimNãoTelefones: (95) 984044210 e (95) 984072238 ou atendimento de forma presencial, na sede da Unidade na R. Cel. Pinto, nº 664
Boa VistaRoraimaCentros de Atenção PsicossocialSimNãoAssistência psicológica e médica para pessoas a partir de 13 anos: Av. Cap. Ene Garcês – nº 497 – Centro. Telefone (95) 98404-4219
Boa VistaRoraimaCentro de Atenção Psicossocial para álcool e outras drogasSimNãoAssistência psicológica e médica para pessoas com dependência por álcool e outras drogas: Rua Sócrates Peixoto – nº 138 – Bairro Jardim Floresta. Telefone: (95) 98407-2238
Boa VistaRoraimaCentral de Acolhimento Psicológico Emergencial (Cape)SimNãoSomente para servidores da prefeitura, realizados via chamada de vídeos ou pelo número (95) 3621-1081
Boa VistaRoraimaUERR –SimSimAtendimento psicológico para comunidade acadêmica
FlorianópolisSanta CatarinaSAPSI UFSCSimSim
FlorianópolisSanta CatarinaAssociação Instituto MovimentoSim ou com preço socialPara agendar entre em contato pelo WhatsApp (48) 99156 2354 – de segunda à sexta, das 8h às 15h
BlumenauSanta CatarinaSemusSimSimVálido apenas para moradores de Blumenau
ItajaíSanta CatarinaCentral de LutoSimNãoInformações: https://saude.itajai.sc.gov.br/c/rede-de-atencao-psicossocial-saude-mental ou pelo e-mail:saudemental@itajai.sc.gov.br
JoinvilleSanta CatarinaServiço Ambulatorial de PsiquiatriaSimNão
AracajuSergipeServiço de Apoio Psicológico RemotoSimNão(79) 3304-3599 ou 0800 729-3534, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h
São PauloSão PauloApoio Psicológico Online do IPUSPSimSimPara comunidade USP: https://www.ip.usp.br/site/servicos-a-comunidade/
SantosSão PauloClínica Aberta de PsicanáliseSimSimEnviar nome completo, idade e cidade pelo chat da conta no Facebook: https://www.facebook.com/clinicaabertapsicanalisedesantos/
São PauloSão PauloEscuta SedesSimSimhttps://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSda4ujLhaSIsqPJGVhJQ8WPOzKXZ7KbPwtrl0P96S8AMj484A/viewform
CampinasSão PauloEstação PsicanáliseSimSimEscrever uma mensagem pelo chat da conta do Facebook: https://www.facebook.com/coletivo.estacaopsicanalise/ Horário: sábado, das 8h às 11h.
PalmasTocantinsatendimento à Saúde MentalSimSim

🔍 Ey, psiu!! Conhece algum outros  serviço gratuito de ajuda psicológica? Diz pra gente adicionar em nossa lista! 🙂

Alternativas para cuidar da sua saúde mental

  • Estabelecer hábito de leitura;
  • Praticar exercícios regularmente;
  • Utilizar aplicativos de relaxamento, meditação, exercício e que oferecem outros serviços terapêuticos;
  • Alimentação saudável;
  • Ter um hobby para preencher o tempo de ócio;
  • Acrescentar momentos de diversão em sua rotina;
  • Fazer voluntariado;
  • Ouvir música
  • Entre outros.

Alternativas para cuidar da sua saúde mental

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre os tratamentos psiquiátricos disponibilizados pelo SUS, vale a pena ressaltar mais uma vez que não se deve ter vergonha de pedir ajudar, seja para você, para um amigo ou até mesmo um familiar. Não brinque com a saúde mental! A qualquer sinal de transtornos, busque ajuda na Unidade Básica de Saúde mais próxima de você e tenha acesso a todo tratamento gratuito.

Ficou com dúvidas sobre como obter um psiquiatra pelo SUS Deixe o seu comentário abaixo e fale conosco, mas  continue navegando por nosso site e fique por dentro de todos os benefícios que o SUS nos oferece! 😉

Compartilhe nas redes sociais!

Voltar ao topo