Skip to content

Como trabalhar no SUS – Concurso SUS 2020: Inscrição, Vagas, Edital, Gabarito!

Você conhece o SUS? Quer saber como trabalhar no SUS? Quais são as vantagens de trabalhar no Sistema Único de Saúde, entre outras informações?

Concurso SUS: Inscrição, Vagas, Edital, Gabarito!
Saiba tudo para trabalhar no SUS e passar no concurso nesse ano!

Se sim, leia este artigo até o fim e saiba agora mesmo como é o trabalho no SUS e conseguir o seu!

Sobre o SUS

O SUS – Sistema Único de Saúde é um dos maiores sistemas de saúde pública mundial.

Ele abrange diversas operações, desde um atendimento simples, através da Atenção Primária, como também operações mais complexas, como cirurgias e transplante de órgãos.

Assim, ele garante acesso à saúde de forma gratuita, integral e universal, para todos os cidadãos brasileiros, focando em prevenção e promoção da saúde bem como qualidade de vida.

Com sua criação, o SUS promoveu o acesso a saúde de forma universal e sem discriminações, e esse acesso e atenção à saúde se tornou um direito de toda população brasileira.

As ações e serviços do SUS deve ser solidária e participativa entre os entes da Federação, que são 3: a União, os Estados e os Municípios.

Assim, a rede do Sistema Único de Saúde abrange ações e serviços de saúde, sendo muito ampla.

Inclui a atenção primária como serviços de urgência e emergência, e serviços de média e alta complexidade. Já a atenção hospitalar contempla serviços e ações das vigilâncias epidemiológica, ambiental, sanitária e assistência farmacêutica.

Estrutura do SUS

O SUS é composto por várias repartições, onde cada uma tem suas corresponsabilidades. Veja um pouco sobre algumas delas agora:

Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde é o Gestor nacional do SUS, e suas principais funções são formular, fiscalizar, normatizar, avaliar e monitorar ações e políticas em articulação com o Conselho de Saúde.

Em sua estrutura estão órgãos como Funasa, Anvisa, Fiocruz, ANS, Hemobrás, Hospitais Federais, Inca, entre outros.

Secretaria Municipal de Saúde – SMS

Entre as principais funções da secretaria municipal de saúde estão planejar, controlar, organizar, avaliar e executar ações e serviços de saúde em articulação com o conselho do munício e a esfera estadual, com fins de aprovação e implantação do plano municipal de saúde.

Secretaria Estadual de Saúde

Já a secretaria estadual de saúde tem a função de participar da formulação das políticas e ações relacionadas a saúde, além de apoiar os municípios em articulação com o conselho estadual.

Além disso, também participa da Comissão Intergestores Bipartite com o fim de aprovar e implementar o plano estadual de saúde.

Conselhos de Saúde

O conselho nacional, como os estaduais e municipais são compostos por representantes do governo, profissionais de saúde, prestadores de serviço e usuários, e atua formulando estratégias e controlando a execução da política de saúde na instancia correspondente e até mesmo em aspectos econômicos e financeiros.

Além destas, também compõe a estrutura do SUS:

  • Comissão Intergestores Bipartite – CIB
  • Comissão Intergestores Tripartite – CIT
  • Conselho Nacional de Secretário da Saúde – CONASS
  • Conselho Naacional de Secretarias Municipais de Saúde – Conasems
  • Conselhos de Secretaria Municipais de Saúde – Cosems

Mas como trabalhar no SUS?

Trabalhar no SUS é uma ótima oportunidade para quem quer um cargo público.

Isso porque o Ministério da Saúde, bem como as prefeituras fazem a contratação de funcionários por meio de Concurso Público do SUS.

concurso SUS
Concurso SUS 2020: Inscrição, Vagas, Edital, Gabarito!

As vagas oferecidas nos concursos para o SUS são para atuar em diversas áreas diferentes, como também diversos locais, como secretarias da saúde, postos de saúde, hospitais, entre outros.

Além disso, os cargos também são distribuídos em setores de fiscalização, ensino, auditoria, gestão, pesquisa, entre outros.

Por isso, caso você busque um emprego no Sistema Único de Saúde, é ideal já pensar em que área quer trabalhar, para quando abrir vagas para um concurso nessa área, você já se preparar.

Fique atento aos diários oficiais da sua cidade, bem como sites de concursos municipais, estaduais e federais, e sempre que buscar concorrer a uma vaga leia o edital completamente para saber tudo sobre as vagas e como concorrer.

Concurso SUS 2020: Inscrição, Vagas, Edital, Gabarito

Chegou a hora de saber com detalhes sobre os concursos do SUS no ano de 2020, como mencionado, essas informações são de extrema importância para você saber como e quando concorrer.

Essa é a forma de começar a trabalhar na rede pública de saúde do país.

Mas não só professionais médicos (enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas, farmacêuticos, dentistas, veterinários, etc) são os candidatos para trabalhar no SUS, também administradores, auxiliares administrativos, motoristas, recepcionistas, contadores, analistas de finanças, etc podem ser trabalhadores da rede pública de saúde brasileira.

Inscrições Concurso SUS 2020: Como fazer sua inscrição!

Como o Sistema Único de Saúde – SUS encontra-se no Brasil inteiro, o mesmo precisa de novos profissionais para trabalhar na rede de saúde pública a todas horas em todos o âmbito nacional seja federal (Ministério da Saúde), estadual (Secretarias de Saúde) e Municipal, das Secretarias Municipais.

Por conta de toda essa logística é preciso estar de olho nas inscrições para o cargo, estado e / ou cidade que você deseja trabalhar. Esses detalhes são importantes, principalmente em relação a data da prova.

ATENÇÃO: Varias prefeituras abriram nesta segunda (03), edital de inscrição para processo seletivo para contratação imediata, além de formar cadastro de reserva em cargos de nível superior:

Médico Emergencista SAMU, Médico Emergencista, Médico Infectologista, Médico Otorrinolaringologista, Médico Angiologista, Médico Cardiologista, Médico Endocrinologista, Médico Geriatra, Médico Ginecologista Colposcopista, Médico Psiquiatra Adulto, Médico Psiquiatra Infantil, Médico Reumatologista, Médico Urologista, Médico da Estratégia da Saúde da Família e Médico Clínico Geral. Para maiores informações sobre este processo seletivo, acesse o edital, na íntegra, disponível no Diário Oficial do seu Município.

Se você está interessado em passar concurso no SUS esteja de olho ao site do Ministério da Saúde ou Secretaria da Saúde de seu estado e Secretarias Municipais, lá será divulgado o edital com as principais informações, tais como quando irá acontecer a inscrição, o número de vagas disponibilizadas, local de prova entre outras informações de seu interesse.

Além disso para concorrer a uma vaga no Sistema Único de Saúde os candidatos precisam cumprir algumas regras:

  • Ser brasileiro nato ou naturalizado;

  • Ter idade mínima de 18 anos completos ou a completar até a data da contratação;

  • Estar em dia com as obrigações do Serviço Militar, se do sexo masculino;

  • Estar em situação regular com a Justiça Eleitoral;

  • Ser possuidor de Cadastro de Pessoa Física (CPF) ativo e de Documento de Identidade (RG);

  • Possuir escolaridade/pré-requisitos exigidos para o emprego;

  • Não ter sido demitido por justa causa por ato de improbidade no serviço público ou exonerado a bem do serviço público mediante decisão transitada em julgado;

  • Submeter-se, por ocasião da contratação, ao exame médico pré-admissional, de caráter eliminatório, para constatação de aptidão física e mental;

  • Não receber proventos de aposentadoria ou remuneração de emprego ou função pública, ressalvados os empregos acumuláveis previstos na Constituição Federal;

  • Não ser aposentado por invalidez e nem estar com idade de aposentadoria compulsória;

  • Preencher as exigências do emprego segundo o que determina a Lei.

Valor da inscrição: Preço das taxas!

Assim como todo concurso, é necessário pagar uma taxa para efetuar a inscrição, como o concurso ainda não foi divulgado de forma oficial, não há como saber o valor oficial.

Porém, com base nos outros concursos realizados pelo SUS, acredita – se que a média de valor será de R$ 200.

Lembrando ainda que existe isenção para os candidatos que não possuem condições para pagar a taxa, é preciso ficar de olho no edital para saber sobre prazos e documentos necessários.

Edital do concurso público SUS 2020

O edital é uma das partes mais importantes de todo e qualquer concurso público e isso não é diferente quando o assunto é o concurso SUS 2020. Através do edital que todo o processo de inscrição é explicado com detalhes e com datas.

A data da prova, liberação do local, quantidade de vagas, salário, conteúdo a ser estudo e outras informações relevantes, são encontradas nesse documento.

Como o concurso de 2020 ainda não abriu, não há como saber detalhes sobre o edital. Uma dica interessante para quem vai prestar o concurso, é ir procurando editais anteriores, assim de esse jeito dá para ter uma boa noção.

O edital deve ser lido com atenção e por mais de uma vez.

Os editais do SUS podem ser de âmbito federal (Ministério da Saúde), estatual (Secretaria Estadual de Saúde – SES) e Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Vagas

Quanto às vagas, as mesmas dúvidas surgem, já que no ano de 2020 ainda não temos nada oficial (mas qualquer novidade vamos atualizando por aqui).

Para te ajudar na diminuição da ansiedade preparamos alguns possíveis cargos com as respectivas vagas, tudo isso baseado no último concurso do SUS.

De acordo com especialistas, o SUS mantém o mesmo padrão entre um concurso e outro, por isso esses dados são bem reais. Confira se a sua área de interesse está entre as vagas do concurso SUS 2020.

  • 64 vagas para diversas áreas dentro da ginecologia e obstetrícia;
  • 19 vagas para a parte de radiologia e diagnóstico por imagem;
  • 48 vagas para a parte de anestesiologia;
  • 37 vagas para diversas áreas dentro da ortopedia e traumatologia;
  • 101 vagas para a parte de clínica médica;
  • 77 vagas para diversas áreas dentro da de cirurgia geral;
  • 66 vagas para a parte de pediatria;
  • 7 vagas para a parte de radioterapia;
  • 12 vagas para a parte da dermatologia;
  • 5 vagas para a parte da neurologia;
  • 2 vagas para a parte de medicina da família e da comunidade;
  • 1 vaga para medicina nuclear;
  • 66 vagas em diversas áreas dentro da cardiologia;
  • 3 vagas para endocrinologia;
  • 3 vagas para parte de endoscopia;
  • 1 área para medicina paliativa;
  • 16 vagas para cardiologia pediátrica;
  • 5 vagas para patologia;
  • 18 vagas para parte de oftalmologia;
  • 8 vagas para otorrinolaringologia;
  • 25 vagas para parte da infectologia;
  • 7 vagas de neurocirurgia;
  • 4 vagas para atuação medicina intensiva (UTI);
  • 25 vagas para diversas áreas dentro da psiquiatria;
  • 3 vagas de nefrologia;
  • 2 vagas para a parte de geriatria;
  • 11 vagas para mastologia;
  • 4 vagas para parte de hematologia;
  • 1 vaga para pneumologia.

Gabarito

Todas as pessoas que vão prestar o concurso SUS 2020 tem o direito de ter acesso ao gabarito depois da realização da prova.

Há sempre uma data exata para a divulgação do resultado, geralmente no edital o candidato já vai saber.

O gabarito é importante e alivia a ansiedade daqueles que desejam saber sobre as questões corretas.

Mesmo não tendo informações exatas sobre o concurso SUS 2020 essas dicas servem para você ir agilizando todo o processo de estudo, isso te coloca a frente de diversos candidatos que estão esperando a data oficial de abertura para procurar informações.

Qual costuma ser o conteúdo da Prova?

Normalmente costumam ser provas objetivas de múltipla escolha de conhecimentos gerais (matemática, língua portuguesa, ciências biológicas) e específicos dependendo do cargo

Geralmente as provas acontecem no mesmo município que os candidatos pretendem trabalhar. O resultado concurso SUS 2019 fica disponível no site da empresa que promoveu o exame.

O que estudar sobre o SUS para Concurso?

Confira algumas disciplinas da área da saúde frequentemente cobradas nas provas do SUS:

  • Lei 8.080/1990: Lei Orgânica da Saúde;
  • Lei 8.142/1990;
  • Princípios e Diretrizes do SUS;
  • Legislação do SUS;
  • Decreto 7.508;
  • Língua Portuguesa;
  • Conhecimentos Específicos de sua área;
  • Entre outras disciplinas.

💡 Atenção! Foque nos assuntos referentes aos conhecimentos específicos de sua área!

Vantagens de trabalhar no SUS

Além de saber como trabalhar no SUS, é provável que você queira saber se vale a pena e quais as principais vantagens de trabalhar no SUS.

Entre os principais benefícios de ter um emprego no SUS estão:

  • Estabilidade, independente de intervenção política ou econômica.
  • Aposentadoria integral.
  • Benefícios gerais de funcionários públicos.
  • Possibilidade de jornada de trabalho especial.

Ainda é válido lembrar que, na maioria das vezes, a média dos salários do setor público costuma ser maior que no privado, se tornando mais uma vantagem.

Vantagens para médicos que trabalham no SUS

Para quem é médico, há ainda mais vantagens e benefícios de trabalhar no SUS.

Isso porque eles podem trabalhar em seus horários no serviço público e também atender particularmente em seus próprios consultórios e ter uma renda a mais, além das vantagens que o serviço público já tem. Mas não só isso o Sistema Único de Saúde garante ao médico o direito de recesso anual de 1 mês.

Concurso SUS 2020
Vantagens dos médicos no SUS

Não apenas órgãos e entidades públicas podem ter acesso ao SUS. Instituições privadas podem aderir ao programa por meio de convênios e contratos diretamente com os âmbitos públicos. Assim como médicos podem optar por implantar convênio com o SUS em suas clínicas particulares ou até mesmo trabalhar em postos de saúde públicos que ofereçam exclusivamente esse tipo de serviço.

Já pensou em 2020 conquistar a sua almejada estabilidade profissional e independência financeira?! Corra e prepare-se! É importante começar a estudar desde já e se planejar corretamente.

Pronto! Agora você já sabe como tem que fazer para começar a trabalhar no SUS pelo concurso público!

Boa sorte 🍀!

O artigo foi de ajuda? Avalie 5⭐️!:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Compartilhe nas redes sociais!

🦠 Como se proteger do Coronavírus e SintomasVEJA AGORA!
+
Voltar ao topo