Skip to content

Como consultar o número do cartão do SUS

Nem todo mundo conhece qual é o número de identificação no Sistema Único de Saúde, e foi pensado nisso que escrevemos este tutorial, para explicar a você como saber número cartão SUS, vamos ensinar onde fica o número do cartão do SUS ou como consultar o número do cartão do SUS pelo CPF. Se ainda não sabe como fazer isso, este artigo vai te ajudar! 🙂

Onde encontrar o número do Cartão SUS
Onde encontrar o número do Cartão do SUS

Muitas pessoas se perguntam se tem como recuperar o número do cartão do SUS pela internet?

Na realidade há várias maneiras de consultar o número do Cartão Nacional de Saúde, saber quais foram os procedimentos marcados em uma unidade pública de saúde ou consultar seu histórico clínico pela internet. Por isso, leia até o fim!

O que é o número do Cartão SUS e para que serve?

O número do cartão do SUS é uma identificação pessoal dado pelo Ministério da saúde, é por meio desse número que você é identificado entre os demais cidadãos que fazem parte do programa gratuito de saúde nacional.

CARTAO NACIONAL DE SAUDEVocê sabia que através dele, sempre que você for a alguma unidade de saúde, por exemplo, irão saber quais foram os seus últimos procedimentos médicos, bem como exames, medicamentos prescritos, cirurgias feitas em hospitais públicos, entre outras informações?

Ou seja, é uma forma de unificar todas as informações sobre como vai sua saúde ao longo de sua vida, criando sempre uma base de dados disponível para todo o sistema nacional.

Com este controle individual no sistema dos pacientes o Governo tem uma melhor organização dos mesmos, e saber por exemplo qual é o número de exames médicos que se realizam em um determinado pronto socorro, quantas cirurgias foram feitas no pais, fazer média de pacientes atendidos pela UTI, até mesmo para pensar em possíveis melhoras para o atendimento.

 Ter o número do Cartão SUS também facilita e muito na hora de agendar consultas e consultar seus procedimentos médicos.

  • 💡Você ainda não tem seu CNS – Cartão Nacional de Saúde?  Confira como é feito o cadastro no SUS!

Quantos números têm o cartão SUS?

O Cartão SUS vem composto com diversas informações do paciente como nome completo, data de nascimento, sexo e claro o que nos interessa, o número do Cartão SUS.

O número de identificação do Cartão SUS é composto por um número de 15 algarismos.

Todos os números do Cartão Cidadão são válidos?

Sim qualquer número do Cartão Nacional de Saúde é válido. Porém, o iniciados em 7 é considerado o definitivo, por possuir melhor qualidade cadastral. Os números de CNS podem começar com 7, 9, 1, 2 ou 8, sendo esse último classificado com a menor qualidade cadastral.

Quando um usuário do SUS possuir um cartão SUS iniciado com os números 1, 2 ou 8 se recomenda a atualização do CNS, procure à Secretaria Municipal de Saúde ou uma UBS para fazer o recadastramento.

  • 1 e 2: Foram criados no início do Projeto Cartão Nacional de Saúde.
  • 7: São criados diretamente pelo Datasus e estão associados ao CPF de cada usuário pelo que é impossível a duplicidade de cadastros.
  • 8 e 9: Foram criados remotamente nos municípios de uma forma manual, e logo depois encaminhados ao Ministério da Saúde por telefone.

Caso o número do seu cartão inicie com os números 1, 2 ou 8 você vai precisar fazer um recadastramento: Saiba como atualizar o Cartão do SUS!

Como saber o número do Cartão do SUS?

A melhor maneira de achar facilmente o número do SUS como já foi mencionado acima é na sua própria carteirinha do SUS, que já vem impresso as informações sobre você e o número. Para isso, basta você olhar onde está escrito CNS.

como saber o número do cartão sus atualizado
Como saber qual é o número do cartão do SUS

Caso você esteja cadastrado no SUS, mas não tem a carteirinha, pode ir até uma unidade de saúde ou ver pela internet, onde você também já pode imprimir a carteirinha do SUS.

Também existe a possibilidade de fazer a sua consulta do número ligando para o número de telefone gratuito do Dique Saúde: 136 opção 8.

No novo modelo de CNS o número do cartão bem justo embaixo do nome do usuário.

Onde encontrar o número do Cartão SUS Novo

Como consultar o número do cartão do SUS pela internet por CPF?

Por diversos motivos, você pode acabar esquecendo o número do seu cartão SUS, ou até mesmo não estar com o cartão em mãos para consultar, mas fique calmo você consegue recuperar o número do cartão do SUS facilmente pela internet.

Você pode fazer isso através do Portal oficial do Ministério da Saúde, Conecte SUS.

Para fazer a consulta à base de dados do CNS – Cartão Nacional de Saúde  saber o número do Cartão SUS pelo CPF, siga os seguintes passos:

Cadastro Gov.br – ConecteSUS

A primeira coisa a ser feita é o cadastro no gov.br caso ainda não possua conta, confira o passo – a – passo.

1º Passo: Clicar aqui para ser redirecionado para o cadastro no Conecte SUS Cidadão; Clique em “Entrar com Gov.br” e preencha seu CPF.

ConecteSUS

2º Passo:  Se o sistema identificar que não tem conta será preciso preencher todos os dados pessoais, como por exemplo, CPF, nome completo, e – mail e telefone celular;

3º Passo: Depois do preenchimento de alguns dados o próprio sistema vai fazer algumas perguntas pessoais, como por exemplo, data de nascimento, nome da mãe ou outras informações. Confirme na resposta certa para o próximo passo;

cadastro meudigisus

4ª Passo: É hora de habilitar o seu cadastro. O sistema vai mandar um e – mail com um link para definir sua senha de acesso e finalizar o seu cadastro no sistema. Geralmente, o e – mail é mandado na hora, confirme no SPAM caso demore.

5ª Passo: Agora é hora de cadastrar a sua senha, que deve ter no mínimo 9 caracteres entre números e letras para ser considerada segura pelo sistema.

6ª Passo: Entre no sistema ConecteSUS clicando aqui com o CPF, colocando também sua senha cadastrada.

7ª Passo: Ao entrar o sistema vai te receber com ‘’Olá’’ e o seu nome completo, clique em Meu Perfil, uma nova tela irá se abrir com seus principais dados de cadastro entre eles o seu número do cartão do SUS.

Outra opção é ir até ‘’Meus Cartões’’ e clicar em ‘’Cartão’’, nesse caso, além do número você tem acesso ao seu cartão.

Vale lembrar que caso o número do seu CNS tiver mudado com as últimas atualizações, o sistema também irá informar e aí você deverá anotar o novo número do CNS para as próximas consultas!

Problemas para consultar o número pelo Portal: Alternativas!

A melhor forma é ir até a Secretaria de Saúde do seu município ou ao posto de saúde com seus documentos pessoais e comprovante de residência e pedir informações sobre como saber o número do seu Cartão do SUS.

Logo em seguida, o atendente poderá fazer a consulta para você no sistema e te informar o número. Caso você não tenha o Cartão SUS, poderá seguir com os procedimentos para imprimi-lo, com o seu número do CNS.

Tenho o número do SUS, como imprimir 2 via?

Agora que já sabe o número do cartão nacional de saúde (CNS) você pode ir até uma unidade de saúde do SUS com seu RG e CPF e solicitar uma segunda via do cartão ou solicitar a impressão da segunda via pela internet, da seguinte forma:

1º Passo: Acesse o site oficial do Portal ConecteSUS clicando aqui. Caso você não tenha ainda cadastro no portal, explicamos logo acima passo a passo.

2º Passo: Clique em “Entrar com gov.br” informe seu CPF e senha já cadastrada no sistema.

Como baixar o cartão SUS pela internet?

3º Passo: Após acessar a página restrita de serviços, você deve procurar a opção “Meus Cartões”. Clique nessa opção.

4ºPasso: Agora clique onde diz ‘’Cartão SUS’’, outra nova tela irá se abrir com seu cartão do SUS.

5º Passo: Para baixar e imprimir o cartão você deve clicar na seta da parte superior direita para que comece o download do arquivo do seu cartão em seu computador ou celular.

Simples, não é? Esperamos que esse artigo tenha ajudado a entender como recuperar o número do Cartão SUS de forma fácil e rápida. É muito importante que você tenha sempre ele em mãos para quando for necessário utilizá-lo.

Compartilhe nas redes sociais!

Voltar ao topo