Skip to content

Cirurgia Labioplastia pelo SUS 2019: Veja como fazer!

Você sabe o que é a labioplastia e quem tem direito a cirurgia intima? Sabe como ela feita, seu valor e a possibilidade de fazer a cirurgia plástica gratuitamente pelo SUS?

Se ainda não sabe essas informações, este artigo é para você! Por isso, fique atento e leia até o final. Vamos lá? 🙂

O que é a labioplastia?

A labioplastia, também conhecida como ninfoplastia é uma micro cirurgia realizada na parte íntima feminina, ela serve basicamente como uma correção para quem tem hipertrofia labial, com o foco geralmente estético.

cirurgia labioplastia pelo sus
Labioplastia pelo SUS 2019: O que é, como conseguir fazer a cirurgia e muito mais!

Isso porque a aparência da região vaginal pode não agradar algumas mulheres, causando insegurança e até mesmo afetando o desempenho sexual.

Embora também poder ser uma cirurgia reconstrutiva, quando por exemplo afeta a realização de atividades diárias da mulher.

A ninfoplastia ou labioplastia consiste na retirada da pele dos lábios vaginais (hipertrofia labial), focando na diminuição do seu tamanho normal, melhorando assim a aparência e estética dessa área, bem como sua funcionalidade.

Porém, essa redução não pode ser feita de forma exagerada, pois os lábios vaginais tem a finalidade guardar a entrada da vagina, evitando infecções e contribuindo para a lubrificação.

Por isso, se for realizada uma redução em excesso, pode haver o maior ressecamento e assim uma menor lubrificação.

Como é feita a labioplastia (ninfoplastia)?

Geralmente, essa é uma cirurgia simples, durando cerca de 1 hora, e não necessita de uma anestesia geral, sendo preciso somente a anestesia local e sedação.

Durante o procedimento, o médico cirurgia faz a remoção de parte dos pequenos lábios e fazendo a reconstrução logo em seguida.

cirurgia plastica intima feminina

Vale ressaltar que os pontos são absorvidos pelo próprio organismo, não necessitando na remoção dos mesmos, e as cicatrizes costumam ser bem pouco visíveis, devido o lugar da cicatriz e forma do ponto utilizado.

A paciente recebe alta em cerca de 6 horas após o procedimento.

Quais cuidados devem ser tomados após o procedimento?

O período pós-operatório não costuma ser doloroso, exceto em casos onde há inchaço grande na região. Os médicos costumam prescrever analgésicos.

Somente em situações raras é preciso internação, portanto, é comum que a paciente retorne para casa no mesmo dia.

  • Os hematomas costumam desaparecer em 14 dias, é indicado que se use protetores diários na primeira semana, e se a paciente não trabalha fazendo esforços físicos, pode voltar ao trabalho após 3 dias.
  • Não pode manter relações sexuais durante 1 mês.
  • Já esforços e exercícios físicos podem ser feitos após cerca de 3 semanas, bem como banhos de mar ou piscina.
  • É indicado que não se use roupas mais apertadas nos primeiros 30 dias após o procedimento, bem como evitar relações sexuais por esse mesmo período.
  • Repouso.

Para quem a labioplastia é indicada?

A labioplastia é indicada para mulheres que estejam insatisfeitas com a aparência da sua vagina e que sentem dores,  infecções ou incômodos nas relações sexuais ou ao usar roupas mais apertadas.

Quais são as contraindicações?

Em algumas situações, a labioplastia é contraindicada.

Alguns exemplos são mulheres com problemas de cicatrização, com problemas de pele na região íntima, com doenças infecciosas na área vaginal, mulheres com coagulação e doenças cardiovasculares, grávidas e mamães que estão amamentando.

Não é recomendado que se faça o procedimento no período menstrual.

Quais são os benefícios da labioplastia?

Fazer a labioplastia gera muitos resultados positivos. Entre eles, podemos citar:

  • Facilidade na higienização íntima
  • Aumento da autoestima
  • Relações sexuais sem dor ou desconforto
  • Não prejudica o parto
  • Possiblidade de usar determinas roupas sem constrangimento
  • Entre outros.

Quais são os riscos da cirurgia?

Assim como qualquer procedimento cirúrgico, a labioplastia também tem seus riscos. Entre os principais, podemos citar:

  • Infecção
  • Hematoma
  • Abertura dos pontos
  • Má cicatrização
  • Perda momentânea da sensibilidade da região
  • Entre outros.

Qual o valor da labioplastia?

O valor dessa cirurgia plástica pode custar entre R$ 3000,00 e R$ 6000,00, dependendo da clínica escolhida.

É importante verificar a estrutura do hospital, verificando se há condições físicas e materiais adequados para realização da cirurgia, bem como qualificação médica do profissional, para evitar malefícios e resultados indesejados.

É possível conseguir labioplastia pelo SUS?

Em caso de correção somente estética, é bem difícil conseguir a aprovação da cirurgia plástica pelo SUS.

O SUS possui uma tabela de Reconstrução Vaginal, onde só é liberada em casos mais graves, como acidentes, deformidades, problemas de nascença, inflamações,  infecções como Candidíase*  hipertrofia nos lábios, entre outros que realmente possam comprometer a vagina o SUS sim faz a cirurgia, mas sempre é quando seja por problemas de saúde nunca somente por estética.

*Candidíase: é uma infecção causada pelo fungo Candida e pode afetar a pele, unha e órgãos genitais.

Por isso, você pode até tentar solicitar a labioplastia pelo SUS, porém, não é certeza que você irá conseguir, pois deve se passar pela perícia e aprovação. Mas não tenha muitas esperanças e considere a opções de planos particulares ou convenio médico.

Como solicitar labioplastia pelo SUS?

Procure um posto de saúde com seu cartão SUS e marque uma consulta com a ginecologista. Explique seu problema, seus icomodos o que você sente, por exemplo se você acha que tem  hipertrofia nos labios, comente com o ginecologista e pergunte se no seu caso pode conseguir labioplastia pelo SUS.

Depois disso o ginecologista irá fazer um examem clínico para ver do que se trata, caso avaliar a necessidade da cirurgia plástica irá encaminhar para o cirurgião plástico.

👸 Então erga a cabeça, menina, você ainda vai longe. Você é linda do seu jeito, pois Deus não erra.❤️

A lista de espera para uma ninfoplastia pelo SUS pode variar dependo a região, mas normalmente costuma demorar de 8 meses até um ano e meio em sair a cirurgia.

Pronto! Agora você já sabe tudo sobre a labioplastia: como ela feita, cuidados após o tratamento e para quem ela é indicada!

O artigo foi de ajuda? Avalie 5⭐️:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (19 votos, média: 4,95 de 5)
Loading...
Compartilhe nas redes sociais!