Skip to content

SUS Fácil 2019: O que é e como funciona!

Chegou até aqui se perguntando qual é a diferença entre o SUS e o SUS Fácil? Hoje vamos tratar justamente sobre isso! Vamos explicar o que é o SUS Fácil 2019, para que ele serve, como funciona ou qual é o telefone de contato. Vamos lá?

SUS fácil
SUS Fácil 2019

Como quase todos sabem, o SUS – Sistema Único de Saúde é utilizado pela maioria dos brasileiros. Através desse sistema, os cidadãos tem acesso a diversos procedimentos de saúde gratuitamente.

A tecnologia tem ajudado muito com os procedimentos no SUS, seja criando portais ou aplicativos para acesso ou até mesmo ao criar softwares para focar especificamente na melhora do Sistema Único de Saúde. O SUS Fácil é um exemplo disso.

O que é SUS Fácil?

O SUS Fácil é um software de regulação assistencial regional em Minas Gerais, que tem como principal objetivo melhorar o atendimento prestado a população nos serviços de saúde no Estado de Minas Gerais. O sistema é considerado como um grande pronto-socorro virtual.

SUSFACIL MG

O software nasceu de uma co-participação do Governo Federal com o Governo do Estado de Minas Gerais. Ele agiliza a troca de informações entre as unidades administrativas e executoras que prestam serviços de saúde no estado na busca ativa de leitos para pacientes que precisam de internação entre outros serviços médicos.

Você ainda não é usuário do SUS – confira:

Para que serve?

O SUSfácil MG é um software que tem a finalidade de tornar mais ágil o atendimento de serviços hospitalares e também ambulatoriais de média e alta complexidade e serviços de urgência e emergência e eletivos, credenciados ao SUS em MG.

O software, integra os serviços de regulação nos municípios que são considerados como polos regionais no Estado, e assim é dividido em 13 macrorregiões de saúde do Estado.

Essas estruturas focam em uma divisão de locais onde a demanda exige uma resposta mais urgente.

O sistema é de fácil acesso, ágil, dinâmico e trabalha  24 horas por dia, 7 dias por semana,  sem intervalos com o intuito de agilizar os procedimentos hospitalares.

Como funciona o SUS fácil?

O funcionamento do software é muito simples, caso haja necesidade de internação de um paciente, nas unidades hospitalarias os gestores de atendimento enviam através do sistema as principais informações dos pacientes como podem ser informações de diagnósticos, laudos e evoluções clínicas do paciente. A partir disso, os médicos reguladores avaliam o caso em questão e fazem a busca pelo leito hospitalar mais adequado para o paciente, visando sempre o melhor atendimento técnico e profissional além da proximidade com a origem do pedido.

Vale ressaltar que pacientes que estão em quadros mais graves tem prioridade máxima sobre o resto de pacientes. No caso que não haja mais vagas disponíveis no SUS, o Estado de Minas Gerais também contempla a compra de leitos em redes privadas de saúde para poder atender os pacientes.

Portal do SUS Facil

O instituto Brasileiro de Qualidade e Gestão Pública é o responsável pela implementação do software no Estado de Minas Gerais. Consulte o portal do SUSfácil aqui.

como funciona o susfacil

No portal do SUSFácil também pode consultar informações sobre serviços de saúde, como consulta de cadastro das unidades operacionais e arquivo de documentos.

Assim, esse programa funciona da seguinte forma:

  • O sistema promove mais organização e rapidez nos atendimentos para a população.
  • Os hospitais integrados enviam pelo sistema as informações dos pacientes, como laudos, diagnósticos e outras situações necessárias.
  • Conforme é verificada a situação de cada paciente, os médicos que fazem parte do programa busca o local hospitalar adequado para o paciente, levando em conta seu diagnóstico, localização do paciente.
  • É procurado a disponibilidade de vaga no hospital mais próximo  e adequado ao paciente, que tenha também uma estrutura para a situação específica.

Diferenças entre urgência, emergência e atendimento eletivo

Muitas pessoas não sabem a diferença entre urgência, emergência e atendimento eletivo. Agora, explicaremos o que significa cada uma dessas 3 situações:

  • Atendimento Eletivo: São atendimentos e procedimentos médicos programados, onde não há necessidade de urgência ou emergência, não precisando ser priorizado em relação aos outros.
  • Urgência: São situações que precisam de uma assistência rápida para evitar complicações e sofrimentos.
  • Emergência: Situações onde pode haver ameaça iminente à vida, risco de lesão permanente, sofrimento intenso e profundo, e por isso há necessidade de tratamento imediatamente, o quanto antes possível.

O que é o SUS Fácil Eletivo?

O SUS Fácil Eletivo foi criado pelo governo de Minas Gerais, que foca no cadastramento para a fila de espera de cirurgias eletivas.

A Secretaria de Saúde do Estado, através do SUSFácil 2.02, faz o registro de informações para solicitação de certas cirurgias, como por exemplo, a Cirurgia Bariátrica.

Assim, o programa criou uma administração para essas filas, com a funcionalidade de informatização, organização e aumentar a celeridade.

Assim, o sistema informa os gestores sobre necessidades e demandas da população, para que assim seja possível uma melhora no atendimento.

SUSFÁCIL/MG Cirurgias eletivas

Qual é o telefone de contato do SUSFácil?

Quem precisar de mais informações ou tiver dúvidas, pode entrar em contato:

  • Ligando para a Central de Regulação da Secretaria do Estado de Saúde de Minas Gerais, através dos números (31) 3916-0713 ou (31) 3915-9966.
  • Outra opção é através do e-mail, pelo endereço cr@saude.mg.gov.br.

Agora você já sabe o que é o SUS Fácil e como ele funciona! Se você mora do Estado de Minas Gerais, saiba que pode utilizar esses serviços e por isso, fique atento as informações, e se preciso, se dirija até uma unidade de atendimento para mais informações!

👩‍⚕️ Saúde: Direito de todos e dever do Estado!

👇 Avalie:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações ainda)
Loading...