Skip to content

Tabela Unificada de Procedimentos SIGTAP

Você sabe que é o SIGTAP, para que ele serve ou como ele funciona? Neste artigo, vamos passar todas essas informações sobre a Tabela de Procedimentos do SUS para você e muito mais! Começamos?

SIGTAP: o que é?

O Sigtap – Sistema de Gerenciamento da Tabela Unificada de Procedimentos, Medicamentos e Órteses Próteses e Materiais de síntese do SUS é um sistema de unificação de tabelas que tem como principal objetivo a melhor organização e controle financeiro da organização do Sistema Único de Saúde (SUS).

Você ainda não faz parte do SUS?

Para que serve o SIGTAP?

O SIGTAP é uma ferramenta dirigida pelo Ministério da saúde para Secretariais Estaduais de Saúde (SES), Secretarias Municipais de Saúde (SMS), e outros órgãos do governo e faz com que todos os procedimentos cirúrgicos realizados no país sejam marcados e agendados, já com estimativa de valores que serão gastos nessas operações, bem como materiais utilizados.

Assim, governadores e prefeitos já saberão o quanto irão gastar, principalmente nas operações mais complexas do SUS, sabendo e se prevenindo assim sobre quando deverá ser guardado e cobrado do Governo Federal referente ao repasse de verbas.

Mas não só isso, assim como eles, também é uma ferramenta que ajuda na organização dos hospitais para planejamento de pacientes, internação e cirurgias.

Tabela SIGTAP: Como funciona?

A tabela Sigtap  é algo que atualmente se tornou essencial para que SUS tenha uma boa estabilidade financeira, mesmo em estados pequenos com menores arrecadações.

Por isso, é ideal que ele está sempre funcionando corretamente, com sua própria ordenação e acesso aos gestores de estados e cidades, para que as informações sejam unificadas em um só sistema.

Todos os procedimentos em hospitais conveniados ao SUS devem ser notificados pelas atualizações do sistema, e essas atualizações podem ser feitas por gestores e auditores desses hospitais.

Além disso, o sistema também deve ter levantamento de quais são as operações que mais são realizadas nos hospitais, quais os valores de seus custos e quantas pessoas costumam usar esse procedimento.

Mais uma observação relevante da tabela Sigtap SUS é o sistema que permite a preparação dos hospitais para receber os pacientes, além da preparação antecipada para os procedimentos.

Assim, com esse preparo, fica tudo muito mais fácil para os profissionais de saúde, podendo ter os procedimentos feitos de forma organizada, evitando riscos ao mesmo tempo em que reduz custos.

Tabela de Procedimentos SUS : SIGTAP Web

O SIGTAP WEB é o sistema de consulta das informações referentes aos Procedimentos, Medicamentos e OPM’s do Sistema Único de Saúde pela internet.

Para consultar o Sistema de Gerenciamento da Tabela de Procedimentos do SUS online, clique aqui para acessar o portal do sigtap datasus. A continuação clique sobre “Acessar a Tabela Unificada”. Na nova tela surgirá o menu de navegação do SIGTAP online.

Tabela SIGTAP
Tabela SIGTAP

Como fazer o cadastro SIGTAP WEB?

Somente gestores e/ou auditores dos hospitais podem fazer cadastros no SIGTAP. Para cadastrar uma cirurgia a ser realizada, o gestor deverá entrar no Sigtap com os dados cadastrados e fazer o preenchimento dos dados da planilha.

Assim, as informações ficarão postas e não só ele como o estado tem um controle maior, sendo mais fácil de entender as finanças e assim controla-las e equilibra-las.

Dessa forma, com todas essas informações e números em mãos, é evitado um rombo nos cofres públicos brasileiros.

Como baixar e instalar Tabela SIGTAP Desktop

O software é oferecido pelo Ministério da Saúde, para download da tabela Sigtap em computadores com o sistema operacional Windows ou Linux, tendo as opções de baixar a tabela em forma PDF ou Excel, para pode consultar e até mesmo editar no computador do usuário.

Caso você precise baixar a ferramenta em seu computador, você pode fazer o download por este link. Após baixar e instalar o SigTap, você pode começar a navegar por ele.

Caso o auditor independente responsável pela conferência perceba que há erros no número de operações feitas em determinado hospital e dados que estão no Sigtap, ela pode pedir explicações e até mesmo punição interna para o hospital, por não notificar corretamente o sistema do SUS ou por ocultar as informações sobre as operações realizadas.

Em resumem, é graças ao SIGTAP que o o Sistema Único de Saúde consegue organizar e atender de forma estruturada a milhões de pacientes em todo o pais.

Agora você já sabe o que a Sigtap, ferramenta muito utilizada por gestores de hospitais para um melhor controle financeiro dos procedimentos realizados!

O artigo foi de ajuda? Avalie 5⭐️:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (14 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Compartilhe nas redes sociais!

Como atualizar o Cartão do sus pela internet? ➡️DESCUBRA AGORA
+