Skip to content

SIA SUS: O que é o Sistema de Informação Ambulatorial, tabela e muito mais!

O Sistema Único de Saúde (SUS) conta com um grande sistema, afinal, são milhares de dados a serem armazenados e para maior efetividade é necessário que tudo isso esteja organizado.

Dessa forma, o SUS conta com diversos sistemas para as mais diversas funções, entre esses sistemas podemos citar o SIA/SUS, que existe há cerca de 20 anos.

Em nosso artigo de hoje você vai entender um pouco mais sobre esse importante sistema e sua funcionalidade dentro desse sistema federal tão complexo. Confira.

O que é o SIA SUS?

O SIA (Sistema de Informações Ambulatoriais)/SUS é o sistema responsável por receber toda informação dos atendimentos realizados no âmbito ambulatorial do SUS por meio do Boletim de Produção Ambulatorial (BPA) e organizá-las.

siasus datasus
O que é o SIA SUS

Tem como propósito facilitar o controle do atendimento ambulatorial além de cuidar de toda segurança, qualidade e fiscalização dos serviços ambulatoriais, tanto a nível técnico, como a nível administrativo.

Ou seja, é importante que o usuário entenda o que é e a importância que um grande sistema tem, já que isso agiliza serviços dentro das instituições que prestam o atendimento em saúde.

Para que serve o SIA/SUS?

O SIA tem funções administrativas dentro do Sistema Único de Saúde, dessa forma, serve como um canal de comunicação com diversos setores dentro dos hospitais, clínicas, ambulatórios, postos de saúde e outros.

SIA é o sistema que permite aos gestores locais o processamento das  informações de atendimento ambulatorial (não hospitalar) registrados nos aplicativos de captação do atendimento ambulatorial pelos prestadores públicos e privados contratados/conveniados pelo SUS.

Vamos listar algumas funções práticas do sistema SIA para que você possa visualizar:

  • Recebimento de documentos de instituições de saúde;
  • Autorização de pagamento pelos serviços prestados;
  • Organização e envio de diversos dados repassados pelas instituições para o DATASUS;
  • Organização em tabelas dos atendimentos recebidos pelo DATASUS;
  • Organização dos orçamentos que devem ser repassados para cada instituição de saúde.

Dessa forma, estamos falando de uma ferramenta que funciona a nível Federal, Estadual e Municipal.

Antes do SIA/SUS existir, muitas funções mencionadas, eram realizadas pela secretária da saúde de cada município, o que resultava em uma burocracia ainda maior para recuperação de diversos dados.

Como funciona o SIA SUS?

Todos esses serviços que citamos, são sincronizados com os aplicativos já utilizados pelas instituições de saúde (hospital, posto de atendimento, etc). Há ainda subdivisões para organizar e agilizar ainda mais esse processo.

Por exemplo, todo o processo vai começar dentro da instituição de saúde. É preciso começar preenchendo um protocolo de acordo com o tipo de atendimento.

O atendimento simples é o BPA e o atendimento complexo é o APAC e todo esse registro é encaminhado para o SIA/SUS.

📚 O BPA é para atendimentos simples e convencionais e o APAC para os de alta complexidade ( câncer, hemodiálise, terapias, etc).

Nos dois protocolos que citamos há sempre detalhes como idade, informações do paciente, grau de urgência, tipo de doença, quais profissionais cuidaram do paciente, custo do atendimento e outros detalhes importantes.

Os dados passam a ser organizados em relatórios considerados provisórios, com códigos, até que o atendimento seja dado como encerrado. Assim, com esses dados organizados os responsáveis pelo atendimento público enviam através do software de gestão hospitalar.

Lembrando que os dados são preenchidos todos os dias, porém, somente no final do mês que são enviados a nível federal.

Muitas pessoas não sabem, mas esse detalhe é importante para que a população acompanhe os gastos de saúde, tudo isso organizado por estado e município.

O usuário de saúde pode acompanhar pelo DATASUS ou diretamente na secretária de saúde do seu estado.

Versões do SIASUS DataSUS

Como se trata de um sistema, versões atualizadas vão surgindo para melhorar o funcionamento, por isso já existiram diversas versões do SIA/SUS desde sua criação.

Para acompanhar as versões atualizadas basta clicar aqui. O site, além das versões, mostra possíveis erros que o sistema pode apresentar, bem como, a resolução de cada um.

É importante que o sistema esteja sempre atualizado para o melhor desempenho.

Caso tenha alguma dúvida consulte o manual do gestor clicando aqui.

Conclusão

O SIA/SUS é um sistema que organiza diversos dados a nível Municipal, Estadual e Federal, proporcionando agilidade no atendimento através de todo o protocolo e até mesmo prestação de contas para o usuário, que consegue ter acesso aos gastos do SUS.

É direito do cidadão saber sobre os gastos do SUS nas diferentes esferas e ferramentas como o SIA/SUS são essenciais para que isso seja possível.

Vimos ainda que o sistema apresenta versões atualizadas com melhorias para quem utiliza no dia – a – dia dentro das instituições de saúde.

Se você quer ter outras informações sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) continue em nosso site, há diversos artigos para você.

Esperamos que este artigo tenha esclarecido todas as suas dúvidas sobre o que é o  SIA/SUS e como funciona.

O artigo foi de ajuda? Avalie 5⭐️:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (6 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Curtiu nosso artigo? Tem dúvidas, críticas ou sugestões? Deixe um comentário no formulário abaixo, entraremos em contato assim que possível!

Compartilhe nas redes sociais!

🦠 Como se proteger do Coronavírus e SintomasVEJA AGORA!
+
Voltar ao topo