Skip to content

Cadweb – CadSUS WEB: Acceso, Cadastro, Login, Consulta

Quer saber o que é o CadWeb ou CadSUS WEB? São a mesma coisa? Se você tem cuirosidade em saber como funciona a consulta do Sistema de Cadastramento de usuários do SUS. Vamos lá?

CADSUS - Sistema de Cadastramento de usuários do SUS
Cadsus Web – Sistema de Cadastramento de usuários do SUS

O Cartão do Sistema Único de Saúde, foi criado para agilizar  e organizar o atendimento na rede publica de saúde. Para melhorar mais ainda o atendimento, foram criadas duas platadormas, que são o Cadsus Web e o Cadweb Administrador.

O CadSUS WEB é o sistema é responsável pelo cadastramento de cidadãos na base de acesso do próprio sistema único de saúde, provendo assim o acesso ao cartão e consequentemente a utilização de toda rede de atendimento no país.

O que é o CadSUS WEB (Cadweb)?

O CadSUS WEB é uma aplicação online feita para que, através dela, os funcionários das unidades do Sistema Único de Saúde tenham acesso e controle dos procedimentos realizados pelo usuário dentro do sistema do SUS contribuindo assim para um atendimento mais rápido e eficiente ao paciente.

Por isso, o CADSUS – Sistema de Cadastramento de Usuários do Sistema Único de Saúde serve para cadastrar novos usuários, fazer pesquisas de consultas marcadas, dados do paciente, alterar informações e imprimir alguns documentos como segunda via do cartão SUS.

O que é o CADWEB SUS

Ou seja,usando CadWeb se consegue criar um banco de dados com informações relevantes sobre os pacientes para um melhor diagnóstico, avaliação, medicação, planejamento e programação das ações de saúde.

📌ATENÇÃO: O Cadweb é para uso exclusivo de prestadores de serviços do Sistema Único de Saúde.

Como funciona o CadSUS WEB?

Os desenvolvedores do CADSUS Web (Cadweb) criaram 2 versões: o CadSUS Web Administrador e o CadSUS Web Cadastros. A primeira para administração e gerenciamento do sistema, com controle sobre o acesso dos operadores do segundo módulo, criado para fazer cadastros e alterações.

CadWeb – Administrador

Na área de administração do CadSUS WEB, é destinada principalmente ao gerenciamento e manutenção dos operadores de sistema da rede nacional devidamente cadastros e credenciados no sistema. Para visitar a página do CadsusWeb Administrador, clique aqui.

CadSUS Web Login

Esta área de cadastro do Cadsus Web é destinada para efetuar a consulta dos usuários do SUS, cadastro e alterações de dados dos usuários do SUS.

Por meio desta ferramenta, é possível fazer a impressão da etiqueta com os dados do usuário que deve ser colada no CNS – Cartão Nacional de Saúde.

Cadastro no CadWeb

Para ter acesso ao CadSUS WEB é preciso ser cadastrado e credenciado no sistema, portanto é preciso que o operador:

  • Possua o número do Cartão Nacional de Saúde – CNS;
  • Tenha o CPF cadastrado na Base de Dados do CNS;

IMPORTANTE: Cadastros realizados com informações falsas ou fora do padrão serão rastreados e o gestor municipal será notificado sobre esse uso indevido.

Somente administradores do sistema podem realidar novos cadastros de operadores. Uma vez cadastrado o novo operador poderá acessar o CadSUS.

Como ter acesso ao CadSUS Web

O acesso ao Cadweb SUS é feito de forma online, portanto, este serviço é de acesso dos prestadores de serviços do SUS, pois eles podem conseguir informações referentes aos dados e também pelas internações anteriores do paciente, ou seja, ter o seu histórico de problemas de saúde.

Cadweb SUS

O operador deverá abrir o navegador e acessar o sistema pelo endereço do CadSUS preenchendo os campos com os dados CNES (Código do estabelecimento), usuário e senha.

Manual para usar o CadSUS Web

Se você esta tendo dificuldades no acesso Cadweb ou utilizar o sistema existe um manual detalhado feito pelo Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde – DATASUS que explica todas as operações do sistema de gestão de operadores. Para acessá-lo é só clicar aqui.


Com o uso do cartão SUS é possível garantir a verificação dos registros dos pacientes, como informações sobre consultas, internações, receitas por meio do Cadweb SUS, com isto é possível facilitar a vida dos prestadores de serviços.

O cartão é útil não só para os prestadores do serviço de saúde, mas também pode agilizar o atendimento ao paciente, garantindo eficiência, entre outros aspectos como:

  • Agilidade no atendimento, desta forma, permite atender as necessidades do paciente, com isto evita longas filas e até mesmo a espera de um tratamento.
  • Permite trazer benefícios dos medicamentos grátis oferecidos pelo programa da Farmácia Popular.
  • Diminui os erros de diagnóstico graças ao acesso ao histórico do paciente.
  • O Ministério da Saúde possui um controle, pois pode avaliar e verificar todas as informações referentes aos registros dos pacientes nos bancos de dados.

O cartão SUS traz inúmeros benefícios, pois garante um melhor atendimento nas unidades de saúde de qualquer cidade, assim é possível usufruir de todas as vantagens que o cartão pode oferecer quando houver a necessidade de um atendimento médico.

Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário com sua dúvida ou sugestão ou entre em contato com o Suporte do DATASUS – Departamento de Informática do SUS por meio do Disque Saúde: 136 na opção 8.

O artigo foi de ajuda? Deixe sua avaliação: ⤵
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (25 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Ficou com dúvidas? Deixe o seu comentário abaixo e fale conosco, mas  continue navegando por nosso site e fique por dentro de todas as  últimas notícias! 🙂