Skip to content

Como fazer Otoplastia gratuita pelo SUS 2019

Muitas pessoas que procuram saber como fazer cirurgia de orelhas querem saber se é possível fazer a cirurgia da Otoplastia gratuita pelo SUS. A resposta para essa pergunta é: Sim, é possivel mas com algumas resalvas que iremos a explicar ao longo dessa materia.

Cirurgia de orelha de abano pelo SUS
Como fazer Otoplastia gratuita pelo SUS

Principalmente você tem que ter claro dois detalhes: O primeiro é que o processo é bastante demorado e o segundo é que dependendo do seu problema, a solicitação para a cirugia poderia ser negada. Oficialmente, a cirurgia de orelha de abano não esta coberta pela rede pública de saúde.

A Otoplastia é considerada pelo SUS como uma cirurgia estética, o SUS somente realiza cirurgias reparadoras. Mas, não desanime. Você consegue fazer a Otoplastia pelo SUS sempre e quando apresentar problemas psicológicos causados pelo problema de suas orelhas. Os transtornos pode ser tais como: depressão, dificuldade em manter relações sociais, bullying, entre outros distúrbios psicológicos.

Leia o texto com atenção e entenda como conseguir sua cirurgia de orelha pelo SUS! 🙂

Como marcar cirurgia Otoplastia pelo SUS

Para fazer a cirurgia de orelha pelo SUS, você vai ter que fazer uma série de coisas.

  1. Antes de mais nada você tem que ter a sua carteirinha do SUS.
    • Se ainda não tem a sua confira aqui como fazer.
  2. Com o seu cartão do SUS procure o posto de saúde mais próximo da sua residência. O médico do SUS vai avaliar seu caso e te encaminhar para um especialista.
  3. Uma vez no cirurgião plástico, ele vai fazer uma nova avaliação mais criteriosa e decidir se você precisa mesmo realizar a cirurgia.
    • 💡 Lembre-se de explicar ao cirurgião o seu problema e falar sobre os transtornos que o seu defeito de orelhas traz a você! É muito importante explicar isso porque a sua solicitação pode ser negada.
  4. Com a sua solicitação aprovada pelo cirurgião plástico, chega o próximo passo. Agora o assistente social vai analisar seu caso e decidir se você não possui condições financeiras de cobrir os custos da otoplastia e vai dar andamento ou não a sua otoplastia.
  5. Depois disso você entrará na lista de espera para fazer a cirurgia.

Quanto tempo demora uma otoplastia pelo sus?

O tempo de espera varia dependendo do caso, o normal é que todo o processo demore mais de 1 ano. Mas fique calmo, por mais demorado que seja, vale a pena esperar. Pense que o resultado você vai levar para a vida toda.

Onde é feita a otoplastia?

A cirurgia da otoplastia costuma ser realizada principalmente em hospitais privados conveniadas ao SUS e hospitais universitários. A otoplastia normalmente é realizada por médicos residentes que estão se especializando na área.

Ficou ainda com dúvidas de como fazer uma Otoplastia gratuita pelo SUS? Deixe a sua pergunta aqui embaixo na seção de comentários.

O artigo foi de ajuda? Avalie 5⭐️!:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (10 votos, média: 4,90 de 5)
Loading...
Compartilhe nas redes sociais!

Como atualizar o Cartão do sus pela internet? ➡️DESCUBRA AGORA
+