Skip to content

Como conseguir Cirurgia períneo pelo SUS 2019?

Cirurgia períneo pelo SUS. Você sabe o que é a perineoplastia ou cirurgia de períneo? Sabe como ela é feita, para quem é indicada e se é possível fazer ela pelo SUS?

perinoplastia pelo sus
Tem como conseguir Cirurgia períneo pelo SUS gratuitamente?

Neste artigo, explicaremos como conseguir a cirurgia períneo pelo SUS e passaremos muitas outras informações! Por isso, leia até o final!

O que é a cirurgia de períneo?

A perineoplastia – ou cirurgia de períneo – é um procedimento cirúrgico que tem como objetivo a reconstrução dos músculos do períneo, que fica na zona íntima feminina, entre a vagina e o ânus.cirurgia perineo pelo sus

Geralmente, também é feita em algumas mulheres após o parto para fortalecimento desses músculos, pois o parto pode causar lesões nessa região, podendo causar certa frouxidão vagina e assim outros problemas, como incontinência urinária.

Ela é indicada quando outras formas de tratamento – como exercício de Kegel, por exemplo – não apresentam resultado ou em casos de incontinência urinária.

exercicios para perineo

A finalidade da perineoplastia é reparar as lesões do tecido, de forma que recupere a sua estrutura inicial antes da gravidez.

Quem deve fazer a cirurgia de períneo?

Essa cirurgia é indicada para mulheres que se submeteram a um parto vaginal e assim sentiram a vagina frouxa, diminuindo a sensibilidade durante contato íntimo e assim ocasionando outros problemas como alterações nos hábitos intestinais ou incontinência urinária.

Mas mulheres que não foram submetidas a um parto vaginal, mas também tem o mesmo problema e precisa dessa cirurgia, pode solicitá-la também.

Como é feita a cirurgia de períneo?

Antes da perineoplastia, é recomendado que a paciente tenha por alguns dias uma dieta leve e pobre em fibras.

Também é indicado que um dia antes, deve esvaziar o intestino através do consumo de laxantes e também faça uma limpeza íntima, com a utilização de um sabonete antisséptico.

O procedimento é uma cirurgia simples, sem muitas complicações e dura cerca de uma hora.

cirurgia perinoplastia pelo sus

É feita com anestesia geral e sedação, porém, após seu término, a mulher não precisa ficar internada no hospital, podendo ter alta assim que acabar os efeitos da anestesia.

Como é a recuperação? Quanto tempo de repouso é preciso?

Após a cirurgia, é indicado que a paciente não use roupas íntimas muito apertadas, não faça sexo por cerca de 45 dias, evite exercícios físicos por 30 dias.

Também não é indicado que se deixe de usar absorvente vaginal externo. Não é preciso que se retire os pontos, pois geralmente eles são reabsorvidos em cerca de 2 semanas.

Banhos quentes muito demorados não são recomendados nas primeiras 2 semanas.

Em geral, a pessoa pode voltar ao trabalho em cerca de 1 semana, se atentando as limitações acima citadas.

Quanto a alimentação, é ideal ingerir muita água e fibras, a fim de evitar a prisão de vente.

Além de tudo isso, é preciso estar atenta a sintomas que possam surgir, como dores fortes, febre, corrimento com mau cheiro ou sangramento intenso, que podem ser sintomas de infecção. Por isso, se algo diferente ocorrer, procure um médico o quanto antes.

Quais os riscos da Perineoplastia?

Geralmente não há complicações nessa cirurgia, porém, como qualquer outro procedimento cirúrgico, há riscos de sangramento ou infecções.

Além disso, nos primeiros dias após a cirurgia a pessoa pode ter prisão de ventre, por isso é indicado a ingestão de água e fibras, mas caso isso não resolva, pode ser preciso tomar um laxante suave para facilitar a evacuação das fezes.

Independente disso, havendo qualquer sinal que possa indicar alguma complicação, como dores fortes, corrimento, febre ou sangramento é indicado que se procure um pronto socorro o quanto antes.

Como solicitar cirurgia de períneo pelo SUS 2019?

O valor dessa cirurgia pode ser bem caro dependendo da clínica e por isso, existe a possibilidade de fazê-la de forma gratuita, pelo SUS.

como conseguir cirurgias pelo SUS gratuitamente

Para solicitar a cirurgia de períneo pelo SUS, a paciente deve ir até uma unidade de saúde da rede pública com seu cartão do SUS e agendar uma consulta.

Na consulta, o médico especialista avaliará a situação e os sintomas, constatando a necessidade do procedimento ou buscando outros métodos.

Decidindo recorrer a esse procedimento, o médico fará os demais encaminhamentos para o mesmo.

É bem provável que seja solicitado alguns exames para avaliação da saúde geral da paciente antes da cirurgia.

Agora você já sabe como conseguir cirurgia períneo pelo SUS, como ela é feita e sobre sua recuperação!

Ficou com dúvidas sobre como conseguir a cirurgia perineo pelo SUS? Deixe o seu comentário abaixo e fale conosco, mas  continue navegando por nosso site e fique por dentro de todos os procedimentos que o Sistema Único de Saúde disponibiliza! 🙂

O artigo foi de ajuda? Avalie 5⭐️:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (37 votos, média: 4,32 de 5)
Loading...

Compartilhe nas redes sociais!